Factos e Estatísticas

11 Ramos

Missões | 1 Distritos

History

Em 1892, diversos missionários pregam na Polónia e na área da Prússia. Das diversas congregações estabelecidas na área, a de Wroclaw experimenta um rápido crescimento. A congregação, estabelecida em 1909, cresce de tal forma que se divide em três congregações por volta de 1921. Em 1928, Selbongen (renomeada Zelwagi depois da 2ª guerra mundial) torna-se sede de uma capela e respectiva congregação de Santos dos Últimos Dias. Selbongen viria a ser cedida à Polónia pela Alemanha, após a 2ª guerra mundial.

O Elder Ezra Taft Benson, na altura um Apóstolo da Igreja e depois, mais tarde, o Secretário de Estado da Agricultura do governo dos Estados Unidos, visita Zelwagi após o fim do conflito. Mais de 100 membros e amigos reúnem-se para cantar, partilhar testemunhos, orar e escutar o seu conselho. Em 1947, as autoridades polacas ordenam que as reuniões em Zelwagi sejam interrompidas devido ao facto do governo apenas permitir que se fale em polaco nas reuniões públicas (como antigos cidadãos da Alemanha, os membros dirigiam as reuniões em alemão). Depois de um período de dois anos, as reuniões são retomadas, desta vez em polaco.

A Igreja foi registada oficialmente em 1961. Por causa da emigração por parte dos membros da Igreja, o único ramo (uma pequena congregação) da Igreja foi descontinuado em 1971 e a antiga capela passa a ser uma capela da Igreja Católica. Em meados da década de 1970, os membros que viviam na Polónia Ocidental, mas que tinham sido baptizados na vizinha Alemanha, reestabelecem a Igreja na Polónia. O registo oficial dá-se em Maio de 1977 e o Presidente da Igreja, Spencer W. Kimball visita o país em Agosto desse ano.

A primeira missionária polaca, a Irmã Urszula Adamska, foi chamada em 1989. Em Junho de 1989, dá-se a cerimónia da primeira pedra para uma capela em Varsóvia, com mais de duzentas pessoas a assistirem. Um apóstolo da Igreja, o Elder Russell M. Nelson, fala no evento e encontra-se com o Ministro da Administração Interna da Polónia, o qual partilha uma cópia da redacção de uma nova lei garantindo a liberdade de consciência e credo. Em Junho de 1991, a capela de Varsóvia é dedicada, com mais de quatrocentas pessoas presentes. Subsequentemente, ramos noutras cidades são abertos e o número de membros cresce para mil e cem, por volta do final do ano 2003.

Actualmente existem ramos (pequenas congregações) a funcionar em Varsóvia, Lodz, Bialystok, Lublin, Gdansk, Bydgoszcz, Poznan, Wroclaw, Katowice e Cracóvia.

Contacto para Jornalistas:

Marcin Kulinicz