Polinésia Francesa

Em Maio de 1843, 13 anos após a Igreja ter sido organizada nos Estados Unidos, quatros homens são enviados como missionários para as ilhas do Pacífico. Addison Pratt, Noah Rogers e Benjamim Grouard passam por muitas dificuldades durante os seis de viagem no baleeiro Timoleon, que se dirigia para as Ilhas Sociedade, que agora fazem para da Polinésia Francesa. Knowlton F. Hanks morreu no mar.  Pratt começa sozinho a trabalhar na pequena ilha de Tubuai, onde baptiza 60 pessoas, no primeiro ano. Ele é considerado como o primeiro missionário num idioma estrangeiro na história moderna da Igreja. Baptiza muitas pessoas e estabelece um ramo (pequena congregação).

Rogers e Grouard foram para o Taiti, tendo chegado numa época em que a liberdade religiosa tinha sido declarada. Apesar de se terem deparado com muitas dificuldades e muita oposição por parte das outras religiões, conseguem ensinar o evangelho em mais de nove ilhas. Com Addison Pratt, que se lhes juntou mais tarde, baptizam mais de mil pessoas antes do retorno do Elder Pratt a Salt Lake City, em 1848. O Elder Pratt voltou ao arquipélago em 1850, junto com a sua família. Este início prometedor para a Igreja foi parado quando restrições impostas pelo governo francês fizeram com que a missão fosse fechada em 1852. A expulsão dos missionários deixa a Igreja nas ilhas do Pacífico entregue a si mesma durante muitas décadas.

Os missionários voltaram em 1892, estabelecendo de novo ramos entre aqueles que tinham permanecido corajosamente e construíram novos edifícios da Igreja, facto que faz com que o trabalho acelerasse.   O término da construção do templo da Nova Zelândia em 1958 foi uma bênção para os santos do Taiti, que provaram ser fiéis na sua frequência.

A 23 de Maio de 1963, no pior desastre marítimo registado na história da Igreja no Pacífico Sul, quinze membros do ramo Maupiti, a cerca de 240 quilómetros a norte do Taiti, perdem as suas vidas quando o barco que os trazia de volta de uma dedicação de um edifício da Igreja se esmagou contra os recifes de Maupiti. O Elder Gordon B. Hinckley, na altura membro do Quórum dos Doze Apóstolos visita os membros devastados para oferecer consolo e conforto.

Em 1964, a Igreja constrói uma escola primária no Taiti e em 1972 a estaca (diocese) do Taiti é organizada. O templo do Taiti Papeete é dedicado a 27 de Outubro de 1983. A segunda estaca do Taiti é organizada em 1982 e a terceira em 1990.