Nigéria

Para aceder ao Sala de Imprensa Mórmon da Nigéria, clique aqui.

Na Nigéria o evangelho restaurado enraíza-se de forma espontânea duas décadas antes de ser formalmente pregado no país. A partir dos anos 1950, alguns nigerianos conhecem a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias através de artigos de revistas e adquirindo literatura da Igreja. Grupos de pessoas começaram a reunir-se regularmente em nome da Igreja.

Através dos anos, alguns escrevem para a sede da Igreja solicitando a presença de missionários. Glen G. Fisher, no final do seu serviço como Presidente da Missão África do Sul, visita a Nigéria em 1960 e relata que os grupos eram sinceros na sua adoração. As tentativas para enviar missionários não resultam, devido ao facto de não serem atribuídos vistos de entrada no país.

A revelação em 1978 de que o sacerdócio deveria ser conferido a todos os homens dignos independentemente da sua raça, foi o catalisador para o início da obra missionária na Nigéria. Em 1978, dois casais foram enviados para a Nigéria como representantes especiais da Missão Internacional da Igreja. O primeiro membro a ser baptizado era uma das pessoas que tinha esperado muitos anos pela vinda dos missionários.

Em 1987, menos de dez depois da Igreja se ter estabelecido na Nigéria, o número de membros aproximava-se dos dez mil. Em Janeiro de 1997, quando a Área de África da Igreja baptiza o converso cem mil, o número de membros na Nigéria tinha chegado aos 30 mil, o valor mais alto de qualquer outra nação africana.

Em Fevereiro de 1998, doze mil membros encontram-se em Port Harcourt para uma conferência regional presidida por Gordon B. Hinckley, Presidente da Igreja.

O crescimento da Igreja no país tem-se vindo a acentuar nos últimos anos. Em Abril de 2000, a Igreja anunciou a construção de um templo na cidade de Aba. O templo foi dedicado em Agosto de 2005, pelo então presidente da Igreja, Gordon B. Hinckley.

A Nigéria é o país do continente africano com o maior número de membros atualmente.