Austrália

O primeiro missionário da Igreja na Austrália foi William Barrat, um converso inglês de 17 anos de idade, que chegou ao país em 1840. Foi seguido um ano mais tarde por Andrew Anderson da Escócia, que organizou o primeiro ramo (pequena congregação) em 1844. Os missionários americanos John Murdock e Charles Wandell chegam a Sydney a 31 de Outubro  de 1851. Encontram o país em plena febre do ouro. Escrevem no diário «quanto maior a quantidade de ouro, mais pequenos os corações dos homens».

Um pequeno ramo foi organizado em Sydney no início de 1852 com um punhado de membros. Em Setembro desse ano, um ramos foi organizado em Melbourne. Muitos dos primeiros conversos emigram para os Estados Unidos, incluindo Joseph Ridges, que era um construtor de órgãos. Mais tarde viria a construir o orgão que é usado no histórico Tabernáculo da Praça do Templo da Cidade do Lago Salgado. Este padrão - baptismo seguido de emigração - foi um dos factores que fez com que o crescimento da Igreja na Austrália fosse um desafio por muitos anos.

É então que no meio da década de 1950, que a Igreja na Austrália vê o inicio de um crescimento maior no número de membros, o qual perdura até hoje.  Este aumento resulta de um número de factores, incluindo um declinio da emigração dos membros australianos para Utah, uma maior aceitação social da Igreja, o início de um programa de construção massivo de capelas e de uma enfâse na obra missionária.

O primeiro edifício da Igreja foi construído em Brisbane, no ano de 1904. O primeiro templo da Igreja no país, localizado em Sydney, foi completado em 1984. Os membros juntaram-se para as cerimónias de dedicação em Setembro desse ano.

Os membros da Igreja contribuiram para as comunidades na Austrália de várias maneiras. No início da década de 1990, os membros ajudaram as digitalizar os registos genealógicos de Nova Gales do Sul, Victória, Tasmânia e Austrália Ocidental. Os membros também ajudaram quando mais 600 mil hectares foram destruídos pelos fogos florestais de 1993. Doaram comida aos bombeiros e às pessoas que ficaram bloqueadas. Os membros também doaram comida aos agricultures afligidos pelas secas. Estes fundos foram conseguidos nas quintas detidas pela Igreja em Nova Gales do Sul. As quintas, a maior aglomeração rural de Riverine, haviam sido compradas no início de 1998.

Mais recentemente, a Igreja doou 200 mil dólares australianos às vítimas do devastador ciclone Larry, que atingiu a costa nordeste do estado de Queensland. Esta doação fez com que o total de ajuda humanitária conseguida pela Igreka na Austrália nos últimos 10 anos ultrapasse os 4,2 milhões de dólares australianos.

Contacto para Jornalistas

Richard Hunter