Sondagem revela que os portugueses que lutam contra a pandemia colocam a família em primeiro lugar

Numa época dominada pela COVID-19, os portugueses estão muito gratos pelas suas famílias.

Um novo inquérito com o tema da gratidão como pano de fundo revela que 45% dos inquiridos classificaram os seus familiares e seres queridos acima de todas as outras opções listadas como sendo aquilo pelo qual estão mais gratos no ano de 2020.

A sondagem feita pela empresa do Reino Unido Savanta ComRes foi encomendada pel’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e os resultados da mesma foram apresentados após um vídeo sobre gratidão ter sigo divulgado por Russell M.Nelson, o cirurgião cardíaco reformado de 96 anos de idade, que é venerado como profeta pelos mais de 16,5 milhões de membros da Igreja. 45.500 deles vivem em Portugal.

Um terço (33%) dos inquiridos respondeu que a sua saúde estava no topo das coisas pelas quais são gratos, durante esta pandemia global. Para os portugueses amantes dos animais de estimação, estes fiéis companheiros ficaram classificados logo a seguir - um em cada sete portugueses (15% do total) escolheu-os como a principal coisa pela qual estão gratos!

Sondagem 2020
Porque coisas é grato/a? Sondagem de novembro de 2020.2020 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
 Fazer o download em formato PDF

Apesar deste ano ser um dos mais difíceis da história recente, nove em cada dez (94%) pessoas inquiridas disseram que era importante sentirem-se gratas pela vida em geral. 74% consideraram sentir-se gratas como algo que é “muito importante", com um número significativamente maior de mulheres do que de homens (até 80% vs. 68% respectivamente).  Apenas um punhado de pessoas (1%) não achou importante sentir-se agradecido.

Mais de um terço (36%) disseram estar muito gratos por Deus.

Mesmo com distanciamento social, os inquiridos tentaram encontrar formas de agradecer pessoalmente às pessoas, uma vez que 69% dizem a alguém quando lhe querem agradecer a ajuda que lhes foi prestada. Dois em cada cinco (41%) disseram que expressaram a sua gratidão por poder ter a oportunidade de ajudar outros.

Este ano, 39% dos inquiridos disseram que agora agradecem às pessoas, comprando-lhes um presente. 33% disseram que seriam eles próprios a fazer a prenda! Um quarto também diria uma oração por alguém por quem estavam gratos - algo que as mulheres fariam mais do que os homens (32% vs. 17% respectivamente).

Na sua mensagem mundial, o Presidente Russell M Nelson junta-se a outros líderes religiosos que usaram palavras de encorajamento durante a pandemia de Covid-19. O famoso pioneiro médico prescreveu o que ele descreve como "o poder curativo da gratidão".

"Como médico, conheço o valor da boa terapia", disse ele ao apelar a uma efusão de mensagens de agradecimento nos canais das redes sociais.

"Convido-o - durante os próximos sete dias - a transformar os meios de comunicação social no seu próprio diário pessoal de agradecimento. Publique todos os dias aquilo pelo qual é está grato(a), por quem está grato(a) e porque razão está grato ou grata.

"Ao fim de sete dias, veja se se sente mais feliz e mais em paz.  Use a hashtag #SerGrato. Trabalhando em conjunto, podemos inundar as redes sociais com uma onda de gratidão que atingirá os quatro cantos da terra".