A LDS Charities Apresenta o Relatório Anual de 2018

Milhões serviram em 141 países e territórios

“Sentimos uma enorme gratidão e afinidade com cada pessoa que contribuiu para o sucesso do trabalho humanitário, em 2018”, disse a Irmã Sharon Eubank, diretora da LDS Charities e primeira conselheira da Presidência Geral da Sociedade de Socorro d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A LDS Charities, o braço humanitário da Igreja, apresentou o seu relatório anual de 2018, que demonstra que a Igreja e os seus mais de 1.900 parceiros deram apoio a 2.885 projetos, em 141 países, no decurso do ano passado.

“Este relatório anual representa a bondade fraternal de dezenas de milhares de pessoas”, explicou a Irmã Eubank, que disse que as horas e doações voluntárias “aumentam, grandemente, o impacto das pequenas ofertas”.

Em 2018, o Japão foi atingido por desastres naturais, tais como terramotos, tufões e cheias. Em abril e junho, dois terramotos de magnitude 6.1 afetaram a vida de milhares de pessoas nas regiões de Shimane e Osaka. No final de junho, início de julho, chuvas torrenciais e cheias atingiram o sudoeste do Japão — as piores que o país teve de enfrentar nas últimas décadas. Mais de 200 pessoas morreram e mais de um milhão foram obrigadas a abandonar as suas casas. A LDS Charities colaborou com várias organizações nacionais e locais na resposta à catástrofe e nos trabalhos de limpeza.

“A maioria dos [que contribuíram] doou um pequeno montante em dinheiro para o fundo de ajuda humanitária, à custa de algum sacrifício pessoal, pois não conseguiram ler as notícias e não fazer nada”, acrescentou a Irmã Eubank. “Representa também inúmeras horas de trabalho dadas por voluntários, mais uma vez à custa de algum sacrifício pessoal, que apareceram e ajudaram alguém a enfrentar um dos seus piores momentos”.

Em 2018, a LDS Charities também respondeu aos desastres internacionais em Saipan e Guatemala. Nos Estados Unidos, foram fornecidos suprimentos de socorro aos sobreviventes de dois grandes furacões e o mais devastador incêndio florestal na história da Califórnia.

A Igreja também trabalhou com agências de refugiados, como o Comité Internacional de Resgate, para ajudar os refugiados a obter camas, roupas e alimentos, bem como oportunidades de emprego e de aprender novas línguas. No ano passado, realizaram-se 371 projetos com agências de recolocação, em 56 países.

Destaques adicionais de 2018:
•    Resposta a emergências: 155 projetos, em 50 países
•    Segurança alimentar: 311.700 pessoas ajudadas, em 16 países; 51 bolsas atribuídas a estudantes, em 11 países
•    Visão: 309.800 pessoas ajudadas, em 35 países
•    Cuidados maternos e neonatais: 53.800 cuidadores formados, em 39 países
•    Água limpa e saneamento: 657.500 pessoas ajudadas, em 28 países
•    Imunizações: sete campanhas para beneficiar sete países
•    Cadeiras de rodas: 53.800 pessoas ajudadas, em 40 países

Desde 1985, a LDS Charities forneceu mais de 1,9 mil milhões de euros em assistência, o que inclui dinheiro, mercadorias e doações em espécie, em 197 países e territórios.

“Ainda há muito para fazer”, disse a Irmã Eubank. “Outras emergências e necessidades surgirão e somos gratos pelos recursos que nos permitem continuar a ajudar”. Leia o relatório completo em ldscharities.org.

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.