Comunicados de Imprensa

Últimas notícias sobre a reabertura dos templos

Atualização de 26 de abril 2021. Os líderes da Igreja expressam gratidão e enfatizam cautela, segurança e sabedoria no processo de reabertura faseado

Atualização de 26 de abril 2021: A 3 de maio de 2021, dois templos (incluindo o Templo de Lisboa Portugal) avançarão para a Fase 2 e dois templos irão suspender as operações. A 10 de maio, 27 templos iniciarão a Fase 2-B e três templos iniciarão a Fase 3.

Veja uma lista completa dos templos e seu status.


Os templos continuam a reabrir de maneira cautelosa e cuidadosa, em quatro fases. Os templos na Fase 1 e Fase 2 estão a operar de forma limitada, e com precauções importantes para os oficiantes e frequentadores, incluindo: uso de máscaras em todos os momentos, número muito limitado de frequentadores no templo de cada vez, equipa mínima de apoio ao templo, higienização após cada cerimônia do templo, distanciamento social cuidadoso, nova disposição das cadeiras e verificações de temperatura à entrada do templo (para a Fase 2).

A reabertura de cada templo é baseada nas circunstâncias locais e restrições governamentais relacionadas à pandemia COVID-19. 

Numa carta dirigida a todos os membros da Igreja, a Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias expressou a sua gratidão pelos esforços de todos aqueles que trabalham para enfrentar a pandemia global da COVID-19.

“Com profunda gratidão ao nosso Pai Celestial por ter ouvido as nossas orações, alegramo-nos em anunciar uma reabertura cuidadosa e gradual dos templos”, disse a Primeira Presidência. “A partir de segunda-feira, 11 de maio de 2020, as ordenanças vivas de selamento de marido e mulher serão realizadas em determinados templos para membros que já foram investidos anteriormente.”

Selamentos em templos selecionados

Na primeira fase da reabertura do templo, as ordenanças do templo serão limitadas aos selamentos vivos de marido e mulher para os membros que já são investidos. Isso começará em templos selecionados em Idaho e Utah (EUA) e Alemanha e Suécia (consulte a lista de templos que vão abrir no final deste artigo). A situação individual dos templos pode ser visualizada na página de cada templo em Temples.ChurchofJesusChrist.org.

Esses selamentos ocorrerão de segunda-feira a sábado apenas com hora marcada e inicialmente serão limitados a uma cerimônia de selamento ou família de cada vez no templo. Quando o agendamento é feito, a equipa administrativa do templo verifica se o casal mora na área geográfica aprovada para receber as ordenanças naquele templo. Todas as diretivas governamentais e de saúde pública serão observadas, incluindo as restrições relacionadas com viagens e travessias de fronteiras estaduais ou regionais, e o uso de equipamentos de segurança, como máscaras.

Para essas ordenanças vivas de selamento, os templos terão um número muito limitado de funcionários no templo - apenas duas ou três pessoas. Cada noiva, noivo e seu número limitado de convidados serão recebidos na porta do templo e acompanhados para a sala de selamento. Os noivos são convidados a ir ao templo vestidos com as calças brancas habituais, camisa e gravata (para homens) e vestidos (para mulheres). No templo eles vestem-se com roupas cerimoniais do templo.

O número de participantes em cada selamento será restrito à noiva, noivo e um número limitado de convidados, de acordo com as instruções fornecidas no momento do agendamento. Somente aqueles que estão de boa saúde e não apresentam sintomas da COVID-19 devem ir ao templo. A sala de selamento e as outras salas do templo serão completamente limpas e higienizadas após cada cerimônia.

Reabertura faseada

A reabertura dos templos ocorrerá de maneira cautelosa, cuidadosamente planeada e coordenada, com base nas restrições do governo local e conforme autorizado pelo Departamento do Templo. As quatro fases da abertura foram planeadas para reduzir os riscos, acomodar a procura e a capacidade do templo e observar quaisquer restrições de saúde relevantes no distrito do templo.

Fase 1: Selamentos vivos de marido e mulher mediante agendamento

  • Realização de selamentos vivos apenas para membros previamente investidos sob diretrizes estritas e precauções de segurança

Fase 2: Abertura apenas para todas as ordenanças vivas

  • Realização de todas as ordenanças do templo para indivíduos vivos
  • Manutenção do encerramento das operações de alojamento, rouparia e cafeteria do templo (onde existirem)

Fase 3: Abertura a todas as ordenanças com restrições

  • Continuação das ordenanças para os indivíduos vivos
  • Realização de ordenanças por procuração para antepassados de maneira restrita
  • Operações de alojamento, rouparia e cafetaria abertas, conforme necessário

Fase 4: Abertura para todas as ordenanças do templo

  • Retoma de todas as operações regulares do templo

Conforme orientado pelo Departamento do Templo, outros templos irão reabrir com base nas diretrizes do governo local e de saúde pública. Eles seguirão esta mesma abordagem faseada na reabertura, começando com selamentos de marido e mulher com hora marcada.

Prioridade das Ordenanças

Para as ordenanças vivas atualmente programadas, os membros serão contatados pela equipa administrativa do templo para confirmar o agendamento ou reagendar. Será dada prioridade ao agendamento das ordenanças dos membros que tiveram os seus compromissos cancelados por causa do encerramento do templo. Os membros nessas circunstâncias podem ligar para o templo para agendar uma ordenança. A prioridade final será dada aos novos compromissos.

Informações sobre templos específicos

Os membros podem ver o ponto de situação de abertura do seu templo específico e quais as restrições, acedendo ao PDF com a lista de templos ou Temples.ChurchofJesusChrist.org. Os presidentes de templo também trabalharão com os Setenta de Área para compartilhar as informações sobre o ponto de situação da reabertura de seu templo designado.

Segurança

Além dos processos descritos acima, cada presidência do templo tomará precauções extras para ajudar a proteger os oficiantes e frequentadores do templo. Isso incluirá permitir que os frequentadores usem as suas próprias máscaras e luvas, fornecer gel desinfetante para as mãos em vários locais do templo e incentivar a lavagem frequente das mãos e o distanciamento social apropriado. Todos os que servem no templo fazem-no voluntariamente. Também serão feitos acertos nos horários de funcionamento do templo, ajustes nos assentos nas salas e instalações do templo para aumentar ainda mais a segurança.

A Primeira Presidência concluiu a carta com uma expressão de esperança e um pedido: “Pedimos a  vossa fé e orações contínuas para que esta pandemia e seus efeitos persistentes possam passar. Esperamos ansiosamente o dia em que possamos retomar a operação completa dos nossos templos, congregações e serviço missionário.”

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.