PTcovid-relief-banner.jpeg

Santos dos Últimos Dias participam no esforço global para alívio do COVID-19

Igreja mantem projetos em 57 países

A Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou um esforço global contínuo para lidar com a pandemia do COVID-19. Entre os muitos projetos em andamento, os recursos e voluntários da Igreja estão a ser usados ​​para ajudar a fazer máscaras faciais e outros equipamentos de proteção necessários para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente.

“Sabemos que Deus ouvirá e responderá às nossas orações. Fomos ensinados a estar 'zelosamente empenhados' em aliviar o sofrimento e cuidar dos necessitados (ver Doutrina e Convênios 58:27) ”, disse a Primeira Presidência numa carta divulgada nesta terça-feira, 14 de abril de 2020 .

“Até o momento, aprovamos mais de 110 projetos de assistência para mitigar os efeitos da pandemia do COVID-19 em 57 países. A maioria deles é feita com parceiros confiáveis ​​de agências humanitárias, ministérios da saúde e hospitais, o que permite-nos usar nossos recursos - incluindo alimentos, produtos de higiene, equipamentos de proteção individual, equipamentos médicos, dinheiro e outras mercadorias - em locais onde eles podem realizar as melhores ações ”, acrescentou.

Por exemplo, as Indústrias Beehive da Igreja no Brasil, México, Paraguai, Filipinas e Utah mudarão temporariamente suas operações de confeção de roupas religiosas para confeccionar máscaras (em todos os locais) e aventais hospitalares (somente Utah) necessários para os profissionais de saúde.

“Procuramos trabalhar com governos [e] líderes comunitários para descobrir o que eles precisam e então atender”, disse a irmã Sharon Eubank, presidente da Latter-day Saint Charities (braço de ajuda humanitário da Igreja) e membro da presidência geral da Sociedade de Socorro. "Mobilizamos a Sociedade de Socorro e suas famílias para ajudar em alguns desses projetos."

“A Latter-day Saint Charities é muito afortunada porque temos parceiros, seja durante a pandemia ou não”, acrescentou a irmã Eubank. “Mantivemos relacionamentos fortes ​​ao longo do tempo. Portanto, quando há uma pandemia, não precisamos começar do zero. Nós sabemos exatamente como ajudar um ao outro.”

Projetos Globais

"Realmente tem sido um amplo esforço para fornecer alívio e apoio em todo o mundo desde o início da pandemia do COVID-19", disse Shawn Johnson, diretor da Latter-day Saint Charities, que descreveu a natureza global da resposta da Igreja desde o início da pandemia.

"Reconhecemos o desafio sem precedentes que esta situação representa para as pessoas em todos os lugares e estamos honrados em poder trabalhar com tantos parceiros incríveis para fazer parte do alívio a outras pessoas", disse Johnson.

Aqui estão alguns exemplos de projetos:

A Igreja fez uma parceria com o Projeto HOPE na África, Ásia, Europa e América Latina. A primeira doação ocorreu no início do ano, quando máscaras e outros equipamentos de proteção foram enviados para a China.

O braço humanitário da Igreja também forneceu equipamentos médicos e equipamentos de proteção individual em toda a Europa. Além disso, máscaras foram doadas no Vietnan, em parceria com a Fatherland Front, na cidade de Hanói. Também estão em andamento trabalhos em países subdesenvolvidos, onde atualmente não há testes disponíveis para o COVID-19.

As instituições de caridade dos últimos dias também estão a responder à pandemia, fornecendo alimentos e outros suprimentos ao redor do mundo. Em parceria com a Save the Children, está a ser enviado alívio para o Ruanda, Sudão e Tanzânia. Outro projeto para fornecer equipamentos de proteção individual está em andamento na Ucrânia, em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA). Além disso, a Igreja está a participar de outro projeto com a ADRA para fornecer alimentos urgentes na Sérvia.

Em Utah, as mulheres da Sociedade de Socorro estão a mobilizar os rmembros da Igreja para participar numa parceria entre a Latter-day Saint Charities, a Intermountain Healthcare e a Universidade de Saúde de Utah para ajudar a costurar 5 milhões de máscaras clínicas para serem doadas aos profissionais de saúde.

“Convidamos nossos membros a participar desses e de outros projetos de assistência nas suas áreas e comunidades à medida que surgem oportunidades e conforme as diretrizes do governo local e as circunstâncias pessoais”, cita a carta da Primeira Presidência.