Comentário

De que modo a história da Igreja é um “movimento de jovens”

A Igreja sempre confiou na energia, na força e no testemunho dos jovens e dos jovens adultos.

FSY2018_3
Grupo de jovens participam na atividade nacional de jovens.Cortesia FSY 2018 Portugal Norte
                                            

Na sessão da noite de sábado da histórica 190ª conferência geral anual de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias — comemorando o aniversário de 200 anos da visita de Deus, o Pai, e Seu Filho amado, Jesus Cristo, a Joseph Smith — dois adolescentes discursaram para os santos dos últimos dias do mundo inteiro.

Laudy R. Kaouk, 17, e Enzo S. Petelo, 15, falaram sobre “Como o sacerdócio abençoa os jovens”.

Tendo apenas alguns anos a mais que o jovem Joseph Smith que, aos 14 anos de idade, teve a Primeira Visão há dois séculos, esses jovens tornaram-se parte de um pequeno grupo de oradores que discursaram para o público da conferência geral sem serem uma autoridade geral ou um líder geral da Igreja.

Enzo explicou que Joseph Smith foi um rapaz chamado por Deus para restaurar o evangelho de Jesus Cristo “e, com esse propósito, a ele foi dado o sacerdócio, que ele usou para abençoar toda a humanidade”.

Enzo Serge Petelo speaks at general conference, April 2020
Enzo S. Petelo fala na sessão da noite de sábado da 190ª conferência geral anual, no dia 4 de abril de 2020.2020 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
                                                 

Laudy disse: “Assim como Deus abençoou Joseph Smith com o sacerdócio para que as bênçãos do evangelho pudessem ser restauradas, nós podemos receber as bênçãos do evangelho na nossa vida por meio do sacerdócio”.

Laudy Ruth Kaouk speaks at general conference, April 2020
Laudy R. Kaouk fala na sessão da noite de sábado da 190ª conferência geral anual, no dia 4 de abril de 2020.2020 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
                                               

Não foi algo sem precedentes

Embora seja incomum que jovens discursem numa sessão da conferência geral, isso não foi algo sem precedentes.

Matthew Holland, apoiado para o cargo de setenta autoridade geral na tarde de sábado, discursou na Conferência Geral de Abril de 1983.

Nessa ocasião, o filho adolescente do élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, falou sobre a influência dos pais e da família nos jovens da Igreja.

“Quero prestar o meu testemunho da responsabilidade que nós, os irmãos do sacerdócio desta Igreja, temos de ensinar e edificar espiritualmente nossa família”, disse Matthew Holland.

Devin Durrant, que mais tarde viria a servir na presidência geral da Escola Dominical, discursou na sessão do sacerdócio da Conferência Geral de Abril de 1984. Ex-missionário e jogador de basquetebol pela BYU, ele falou sobre “Missões”.

“Oro para que o Senhor nos abençoe em todas as nossas decisões — nas decisões sobre a missão, o casamento, o caráter, a dedicação e a moralidade”, disse ele.

Um ano depois, em 1985, Peter Vidmar, um jovem adulto e participante dos Jogos Olímpicos de 1984 em Los Angeles, discursou na conferência geral de abril.

Falando sobre o tema “A busca da excelência”, Vidmar disse: “Procuremos sempre fazer o nosso melhor. Decidamos agora o tipo de pessoa que queremos ser, e quando surgir uma situação difícil, estaremos preparados para passar no teste”.

12.LisbonTempleDedic.jpg
Um coro de jovens participa na reunião que antecedeu a dedicação do templo de Lisboa.2019 por Intellectual Reserve, Inc. Todos os direitos reservados.
                                             

Dedicação de templos e os jovens

Os jovens também participaram de outros acontecimentos importantes e sagrados da Igreja.

Na rededicação do Templo de Oakland Califórnia, alguns jovens foram convidados a discursar nas sessões, relatou o presidente Dallin H. Oaks, primeiro conselheiro na Primeira Presidência, que presidiu a rededicação.

As dedicações de templos ocorridas após a rededicação de junho de 2019 também incluíram jovens oradores.

“Os jovens estão a ir ao templo num número cada vez maior”, disse o presidente Oaks, “por isso sentimos que seria uma coisa boa que eles estivessem representados na dedicação”.

A Igreja sempre confiou na energia, na força e no testemunho dos jovens e dos jovens adultos.

FSY2018_1
Jovens participam numa aula da atividade FSY ("Para Vigor da Juventude").2018 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
                                           

Durante um devocional realizado na Universidade Estadual de Utah, em Logan, Utah, em 27 de janeiro de 2019, o élder Gary E. Stevenson, do Quórum dos Doze Apóstolos, falou sobre os jovens que trabalharam para o Senhor nos primeiros dias da restauração.

Joseph Smith tinha apenas 23 anos quando terminou de traduzir o Livro de Mórmon, com Oliver Cowdery atuando como seu escrevente, em Harmony, Pensilvânia. Na época, Oliver tinha apenas 22 anos. Os que os auxiliaram também eram jovens: Emma Smith, 24, David Whitmer, 24 e E. B. Grandin, 23.

“Não é extraordinário que o Senhor tenha escolhido essa faixa etária para dar início à dispensação da plenitude dos tempos?”, perguntou o élder Stevenson.

O início do movimento dos santos dos últimos dias era um movimento de jovens”, disse o historiador Matt Grow numa entrevista realizada em Nauvoo, Illinois, diante de um público mundial, num evento Cara a Cara em setembro de 2018.

Notando uma semelhança entre a geração dos primeiros santos e os jovens adultos de hoje, Grow explicou que foram jovens adultos que “se converteram à Igreja nas décadas de 1830 e 1840. Foram pessoas da sua faixa etária que edificaram a Igreja. (…) Ao longo de toda a nossa história, foram os jovens que realizaram coisas extraordinárias para levar o evangelho ao mundo”.

O élder Quentin L. Cook, que também participou do evento Cara a Cara, também falou sobre a história dos jovens da Igreja e sobre os jovens de hoje.

Tal como os antigos membros da Igreja que deram início ao trabalho missionário nos Estados Unidos, no Canadá, nas ilhas britânicas, na Escandinávia e no Pacífico, hoje em dia há um número recorde de jovens adultos que realizam o trabalho missionário, disse ele. Quase 600 mil deles serviram missão de tempo integral. Isso é mais de 40 por cento de todos os missionários que já serviram nesta dispensação.

“Vamos ver esta geração realizar coisas grandiosas”, disse o élder Cook.

Contribuição de Sarah Jane Weaver, editora do Church News

                        

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.