CU040901_jlm33PT.jpg

Renovem o vosso compromisso com Cristo durante um período de ‘comoção’ mundial, exorta o Presidente Nelson na Conferência Geral

Seis novos templos anunciados; líderes condenam o racismo e apelam ao civismo na vida pública

Abracem o futuro com fé e procurem prosperar espiritualmente apesar da turbulência dos tempos

Estas formam algumas das mensagens chave partilhadas pelo Presidente Russell M. Nelson, o líder mundial d´A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, durante a 190ª conferência religiosa semestral (3-4 outubro de 2020).

Enquanto o Presidente Nelson expressou alegria pela oportunidade e possibilidade de poder reunir-se virtualmente para a conferência mundial, ele também expressou pesar por todos os que são afetados pela pandemia da COVID-19, desastres naturais e outras adversidades.

Mas, apesar da “comoção” do mundo, disse ele, o Senhor deseja que “olhemos em frente para o futuro com uma expectativa alegre”.

“O nosso desafio é garantir que cada um de nós atinja o seu próprio potencial divino. Hoje em dia, ouvimos muitas vezes a expressão ‘um novo normal’. Se realmente desejam adotar ‘um  novo normal’, convido-vos a voltar o vosso coração, mente e alma progressivamente para o nosso Pai Celestial e para o Seu Filho Jesus Cristo. Que este seja o vosso ‘novo normal’.”

Apelo ao civismo na vida pública e ao completo abandono de atitudes racistas

No evento mundial dos Santos dos Últimos Dias, vários oradores apelaram ao civismo na vida pública e ao completo abandono de atitudes racistas. Ao proferir a oração de abertura da sessão de sábado de manhã, o Elder Patrick Kearon, presidente sénior dos Setenta, pediu o derramamento de bênçãos divinas sobre todos os que se sentem marginalizados. Ele disse: “Nós imploramos que seja derramado sobre eles cura, paz e consolo” e pediu: “Ansiamos por um regresso à graça, dignidade e civismo na vida pública”.

Os líderes da Igreja salientaram as novas abordagens tecnológicas utilizadas para partilhar o evangelho que se têm provado eficazes

O Presidente Russell M. Nelson declarou nos seus comentários de abertura da Conferência Geral: “[A] obra do Senhor continua a avançar. Em meio ao distanciamento social, máscaras faciais e reuniões do Zoom, aprendemos a fazer algumas coisas de maneira diferente e outras de maneira ainda mais eficaz. Tempos incomuns podem trazer recompensas incomuns. Os nossos missionários e líderes de missão têm sido engenhosos, resilientes e verdadeiramente notáveis. Embora a maioria dos missionários tivesse que encontrar maneiras novas e criativas para fazer o seu trabalho, muitas missões relataram que, durante este período, ensinaram mais pessoas do que nunca”.

Anunciados seis novos templos

Foram anunciados os planos de construção de mais seis templos: Tarawa, Kiribati; Port Vila, Vanuatu; Lindon, Utah, USA; Grande Cidade da Guatemala, Guatemala; São Paulo Este, Brasil e Santa Cruz, Bolívia. Desde que se tornou o líder da Igreja em 2018, o Presidente Nelson já anunciou a construção de 49 novos templos. A Igreja de Jesus Cristo tem agora 230 templos anunciados, em fase de construção ou em funcionamento.

Novos chamados de liderança

O Presidente Henry B. Eyring, da Primeira Presidência, anunciou o chamado de um novo Setenta Autoridade Geral, o Elder Dean M. Davies; um novo membro do Bispado Presidente, o Bispo L. Todd Budge; e quatro novos Setentas de Área. Ele também referiu as desobrigações do Bispo Dean M. Davies como membro do Bispado Presidente, e de três Setentas Autoridades Gerais e 47 Setentas de Área. O Elder Brent H. Nielson substituiu o Elder L. Whitney Clayton como um membro da Presidência dos Setenta (a quem foi atribuído o estatuto de membro emérito).

Líderes incentivam as mulheres a serem uma força fiel e unificadora que mudará o mundo

Durante a Sessão das Mulheres, a Irmã Sharon Eubank, primeira conselheira da presidência geral da Sociedade de Socorro, falou do poder das mulheres para “remover o preconceito e construir a união” e convidou as mulheres a fazer “parte de uma força coletiva que muda o mundo para melhor”.

“As mulheres desta Igreja têm um potencial ilimitado para mudar a sociedade”, disse ela. Segundo a Irmã Eubank, “a mudança que buscamos em nós mesmos e nos grupos a que pertencemos virá, não por intermédio do ativismo, mas por tentarmos ativamente todos os dias, compreendermo-nos uns aos outros”. As mulheres podem trabalhar para garantir que os seus esforços estão em sincronia com outros, onde os indivíduos agem para o bem comum e se ajustam “às necessidades e às capacidades uns dos outros”. Elas podem recorrer ao poder do Senhor ao estender a outros a mesma misericórdia que buscam para si mesmas.
Um total de cinco sessões de conferência foram realizadas durante o fim de semana, a partir do Auditório do Centro de Conferências na Cidade do Lago Salgado, em Utah, nos EUA. Através de transmissões via satélite, rádio, televisão e Internet, bem como através de publicações impressas, os oradores alcançaram uma audiência global que se estima ter sido de milhões.

Os missionários Santos dos Últimos dias foram designados, pela primeira vez, para a Europa em 1837. Existem hoje mais de meio milhão de membros d’ A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no continente europeu.