Recurso Adicional

Princípios Administrativos em Tempos Difíceis

16 de abril de 2020 

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias concentra-se nas responsabilidades, divinamente designadas, para ajudar os membros à medida que progridem no caminho do convénio, em direção à vida eterna. Para ajudar a cumprir este propósito divino, a Igreja e os seus líderes providenciam a autoridade do sacerdócio e as respetivas chaves, convénios e ordenanças, e orientação profética. A Igreja convida todas as pessoas a virem a Jesus Cristo e a obedecerem fielmente aos Seus mandamentos. 

Tempos Desafiadores

As escrituras são claras ao afirmar que nesta dispensação enfrentaremos tempos difíceis. Perante circunstâncias difíceis, a Igreja proclamará princípios fundamentais e administrará as ordenanças necessárias para abençoar os filhos do Pai Celestial. Independentemente do momento ou das circunstâncias, há certas coisas que são essenciais na Igreja do Senhor. Isto inclui a doutrina e ordenanças sagradas. 

Responsabilidade Global dos Cidadãos

Os membros da Igreja são gratos pelas leis de muitas nações, pelo mundo fora, que protegem a liberdade religiosa e respeitam a sagrada liberdade de consciência. 

A Igreja ensina que os seus membros devem apoiar e cumprir as leis do país em que residem. Os governos promulgam leis que, no seu entender, são as melhores para garantir o interesse público. Reconhecemos que, em circunstâncias excecionais, a totalidade dos direitos individuais pode ser restrita temporariamente, a fim de proteger a segurança do público em geral. 

Em tempos de pandemia ou desastre natural, a Igreja irá ao encontro das ordens governamentais e tomará as ações necessárias, como cancelar ou adiar reuniões ou outras atividades que impliquem a aglomeração de pessoas. A Igreja e os seus membros têm o compromisso de ser bons cidadãos e bons vizinhos. A Igreja tem um longo histórico de estender a mão e prestar assistência aos necessitados.

Em conjunto com o nosso compromisso global de sermos bons cidadãos, respeitosamente defendemos que todas as pessoas de fé devem ter instalações razoáveis, ao esforçarem-se para participar em rituais que são fundamentais para a sua fé.

O Senhor Preparou a Sua Igreja

A orientação inspirada ao longo de muitos anos preparou a Igreja do Senhor e os seus membros, tanto temporal como espiritualmente, para tempos de desafios e mudança. 

Além dos conselhos, de longa data, para que os membros tenham armazenamento de alimentos nas suas casas, os membros da Igreja estão focados em guardar o Dia do Senhor, ministrar a outras pessoas e fortalecer os quóruns do Sacerdócio de Melquisedeque e as Sociedades de Socorro. Por intermédio dos Seus profetas, o Senhor aumentou o foco na aprendizagem e na vivência do evangelho, centrada no lar e com o apoio da Igreja. Os membros foram incentivados a tornar os seus lares em verdadeiros santuários de fé, onde crianças e jovens aprendem o evangelho. O currículo “Vem, e Segue-Me”, exemplifica como os membros, de todos os lugares, aprendem o evangelho nos seus lares e na Igreja. O programa “Crianças e Jovens” também é centrado no lar, permitindo que os pais cuidem dos filhos nas seguintes áreas: espiritual, intelectual, física e social. 

Os membros foram incentivados a usar a tecnologia para partilhar mensagens do evangelho de modo natural e normal. Os missionários receberam dispositivos que lhes permitem encontrar e ensinar, mesmo quando o contacto pessoal não é possível. Os membros podem dedicar-se ao trabalho da história da família, nos seus lares. 

Quando olhamos para os padrões entrelaçados destes esforços e de muitos outros, podemos ver como, cuidadosamente, o Senhor nos dirigiu e orientou para nos prepararmos para tempos difíceis.

Princípios e Ordenanças Fundamentais

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é uma igreja de ordem. As ordenanças e as bênçãos são atos sagrados providos pela autoridade do sacerdócio. Embora alguns procedimentos possam mudar dependendo das circunstâncias, a doutrina, os princípios e as ordenanças fundamentais devem ser protegidos. 

Muitas ordenanças requerem a imposição de mãos, como por exemplo: as confirmações, ordenações, bênçãos, designações para chamados e conferir as chaves do sacerdócio. Tais ordenanças exigem que o portador do sacerdócio que as realiza, esteja no mesmo local daquele que as recebe. As ordenanças do sacerdócio não podem ser realizadas remotamente recorrendo à tecnologia. Quando as circunstâncias o exigirem, outras pessoas podem assistir remotamente à ordenança, usando a tecnologia, mediante a autorização da autoridade presidente.  

Nestes tempos difíceis, as autoridades que presidem devem usar de sabedoria para decidir quais as ordenanças que devem ser adiadas temporariamente.  Quando uma doença transmissível torna-se numa preocupação, quem realiza a ordenança deve tomar as precauções necessárias para se proteger a si e aos outros. 

Em anexo, estão instruções para as ordenanças essenciais, bênçãos e outras funções da Igreja.

Estes documentos são publicados em resposta às interrupções nos procedimentos da Igreja e nas atividades dos membros, causadas pela pandemia mundial do COVID-19. Estes devem ser usados como orientação enquanto durar esta pandemia e as subsequentes limitações oficiais das reuniões da Igreja e exposição pública persistirem, em determinados países ou em determinada parte geográfica destes. Outras instruções poderão vir a ser emitidas posteriormente. 

Conclusão

Como o profeta Néfi disse: “o Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual [as] suas ordens possam ser cumpridas” (1 Néfi 3:7). O Senhor irá ajudar-nos. O poder do sacerdócio e a integridade dos membros, ajudar-nos-ão a seguir em frente nos dias que estão por vir.
 

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.