Recurso Adicional

Instruções para Ordenanças Essenciais, Bençãos e outras Funções da Igreja

16 de abril de 2020

Em momentos excecionais, de um modo geral, as ordenanças podem ser realizadas quando tomadas as devidas precauções. Por exemplo, quando uma doença transmissível se torna um problema, quem realiza a ordenança deve lavar bem as mãos e também pode usar luvas e máscaras faciais.

Batismos e Confirmações

Os batismos e as confirmações requerem a aprovação de um líder do sacerdócio portador das chaves apropriadas. Quando necessário, os serviços batismais podem ser realizados com o mínimo de quatro pessoas: a pessoa que vai ser batizada, o sacerdote ou o portador do Sacerdócio de Melquisedeque que realiza o batismo e duas testemunhas. O batismo é realizado sob a autorização de um bispo ou presidente de missão, que possui as chaves do sacerdócio necessárias. O bispo, o presidente da missão ou alguém que estes designarem (que pode ser uma das testemunhas) deve ver e registar o batismo e a confirmação. Se necessário, a pessoa que concede a autorização pode fazê-lo remotamente, recorrendo à tecnologia. Líderes, familiares e amigos podem assistir à cerimónia remotamente, recorrendo ao uso das tecnologias. Quando as reuniões sacramentais são temporariamente suspensas, os conversos podem ser confirmados logo após o batismo.

Ordenações ao Sacerdócio e Outras Designações

As ordenações ao sacerdócio e outras designações exigem a aprovação prévia da pessoa que possui as chaves do sacerdócio apropriadas. Estas também exigem a imposição física das mãos por parte de um portador do sacerdócio autorizado. A ordenança deve ser vista e registada pela pessoa que possui as chaves do sacerdócio ou por alguém que ele designar. Se necessário, este pode assistir à ordenança remotamente, com recurso à tecnologia. Líderes, familiares e amigos podem assistir remotamente, com recurso à tecnologia.

Ordenações, chamados e designações podem ser realizados sem o apoio prévio nas reuniões da ala e da estaca, se aprovado previamente pela pessoa que possui as chaves do sacerdócio apropriadas. Isto permite que a obra do Senhor avance e o ato é ratificado posteriormente, quando as reuniões forem retomadas.

Administrar aos Doentes

Uma bênção do sacerdócio exige a imposição física das mãos. Normalmente, dois ou mais portadores do Sacerdócio de Melquisedeque dão a bênção, no entanto esta poderá ser realizada apenas por um. Depois de tomar todas as precauções necessárias, quando as condições proíbem colocar as mãos na cabeça de uma pessoa, pode ser oferecida uma oração, inclusive com recurso à tecnologia. Esta é uma oração de fé e não uma bênção do sacerdócio. Qualquer pessoa, a qualquer momento pode orar, jejuar ou ministrar às outras pessoas.

Administrar o Sacramento

Os membros devem aproveitar as bênçãos de assistir à reunião sacramental e de participar do sacramento semanalmente, sempre que for possível. Em circunstâncias excecionais, quando as reuniões sacramentais da ala não são realizadas durante um longo período de tempo, o bispo pode autorizar os portadores do sacerdócio dignos da sua ala, a preparar e administrar o sacramento nos seus próprios lares ou nos lares de outros membros da ala que não possuam, em casa, um sacerdote ou portador do Sacerdócio de Melquisedeque digno. (Ver General Handbook, 18.9.1., o novo Manual Geral da Igreja ainda não disponível em português). Quando necessário, o sacramento pode ser administrado por um único sacerdote ou portador do Sacerdócio de Melquisedeque.

Os membros podem fornecer o seu próprio pão e água. No entanto, a preparação do sacramento deve ser feita pelo(s) portador(es) do sacerdócio autorizado(s). Um ou mais portadores do sacerdócio que administram o sacramento devem estar no mesmo local que aqueles que o recebem enquanto partem o pão, fazem as orações e passam os emblemas. Em circunstâncias incomuns, quando o sacramento não está disponível, os membros podem ser consolados ao estudar as orações sacramentais e renovar o compromisso de viver os convénios que fizeram, e ao orar pelo dia em que o receberão pessoal e adequadamente, administrado pelo sacerdócio.

Indivíduos e famílias são abençoados quando podem realizar um serviço dominical privado centrado no lar, seja presencial ou remotamente. Este serviço dominical pode incluir orações, hinos e o estudo do evangelho. Quando autorizado, com a presença do(s) portador(es) do sacerdócio, o sacramento pode ser abençoado e distribuído.

Outras Funções da Igreja

Reuniões. Em circunstâncias extremas, os líderes podem suspender temporariamente reuniões e atividades. Quando as condições o exigirem, as reuniões do bispado, as entrevistas e as reuniões do conselho da ala, podem ocorrer remotamente com recurso à tecnologia, tal como telefonemas ou videochamadas. Os bispos e os líderes da ala podem usar a tecnologia para enviar mensagens para complementar os serviços de adoração centrados no lar.

Ministrar. Os irmãos e irmãs ministradores descobrirão que existem várias maneiras de prover o apoio necessário aos indivíduos e famílias que lhes foram designados. Quer o ministério seja feito pessoal ou remotamente, usando a tecnologia, tudo depende das circunstâncias locais e das necessidades, desejos e saúde das pessoas envolvidas. As entrevistas de ministração podem ser feitas remotamente usando a tecnologia, quando necessário. Em casos extremos, a ministração presencial pode limitar-se a atender a uma necessidade física, mental ou emocional séria e urgente. Os irmãos e irmãs ministradores devem demonstrar amor e apoio de modo apropriado.