O novo logotipo do Coro do Tabernáculo e o que ele representa

Num momento sem precedentes, em que os anúncios e ajustes da Igreja parecem estar a acontecer quase diariamente, o Coro do Tabernáculo na Praça do Templo anunciou uma mudança importante no dia 23 de abril.

Os líderes do coro revelaram um novo logotipo, desenhado para refletir a direção de uma perspetiva inovadora desta icônica organização, enquanto permanece ligado ao seu rico passado.

O novo logotipo — ou “identidade visual” — já está a ser usado no Twitter do coro e noutros sites de redes sociais, apresentando os tubos do órgão do Tabernáculo, instantaneamente reconhecidos, com uma estética moderna.

Num aceno ao seu público contemporâneo e sua missão, o novo logotipo do coro tem um fluxo visual que dá vida aos tubos com um movimento em ascensão e queda, fazendo alusão ao ritmo da música.

O novo logotipo foi desenhado para comunicar a alegria e a missão do coro e a sua música. Os fãs de longa data do coro reconhecerão imediatamente os tubos do Tabernáculo no logotipo atualizado, “mas de uma maneira nova e revigorada”, disse o presidente do coro, Ron Jarrett.

O novo logotipo é também simbolicamente rico com mensagens do evangelho.

Um dos principais tubos verticais aponta para Deus. A curva perto da parte inferior dos tubos é um lembrete da forma da cúpula do Tabernáculo. Há sete tubos incluídos no logotipo, cujo número simboliza “inteiro ou completo” nas escrituras. Enquanto isso, os tubos repousam sobre um “claro e firme” alicerce.

“Creio que é importante notar que o logotipo simplificado foi desenhado para permitir que as pessoas adicionem o seu próprio significado a ele”, disse o diretor musical Mack Wilberg.

“Queremos que, aqueles que ouvem nossa música, sintam esperança, consolo, alegria e paz.”

O anúncio do novo logotipo surge cerca de 18 meses depois do coro mundialmente renomado ter mudado o seu nome de Coro do Tabernáculo Mórmon para O Coro do Tabernáculo na Praça do Templo.

O novo logotipo é outro elemento do atual plano estratégico do coro que começou após sua mudança de nome no dia 5 de outubro de 2018, para “melhor alinhamento” com a sua organização patrocinadora — A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

No início daquele ano, o Presidente Russell M. Nelson emitiu um comunicado enfatizando a importância de se estar “em harmonia” com a vontade do Senhor ao usar o nome correto da Sua Igreja.

O novo logotipo será incluído no próximo CD do coro, que será lançado em maio.

Localizado proeminentemente na Praça do Templo, o Tabernáculo de Salt Lake é o lar do coro desde 1867. O nome de O Coro do Tabernáculo na Praça do Templo oferece um consentimento histórico entre a organização musical e a estrutura icônica.

“É um ajuste natural”, disse Jarrett. “’Tabernáculo,’ porque esta é a nossa casa. ‘Praça do Templo’ porque é onde nos apresentamos. É onde estamos localizados e onde servimos a Igreja.”

A mudança de nome também oferece consistência entre o coro e suas organizações irmãs, A Orquestra na Praça do Templo e Os sinos na Praça do Templo.

Fonte: The Church News