coronavirus_relief-master.png

Igreja ajuda várias instituições em Portugal no combate à COVID-19

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias criou uma linha especifica de ajuda humanitária no combate à COVID19.

Em Portugal a Igreja tem apoiado várias instituições. E o apoio nem sempre é financeiro. Há também o apoio com voluntários bem como o apoio nos contactos com possíveis fornecedores. Para estas instituições que “lutam no terreno” e nas situações de emergência prolongada, fica-lhes mais difícil procurar e conseguir os fornecedores necessários. É nesta área que a Igreja também apoia, procurando e selecionando os fornecedores e os materiais pedidos pelas instituições.

Muita da ajuda da igreja vem de voluntários e empregados da Igreja. Pequenas equipas criadas localmente e nos escritórios da Igreja em Frankfurt, permitem realizar este trabalho de uma forma coordenada e muito rápida.

Eis alguns dos projetos locais, alguns concluídos e outros em andamento:

Cruz Vermelha Portuguesa:

• doação de ventilador
  • doação de equipamento para uso respiratório
  • doação de 1.000 cobertores
  • doação de mais de 1.000l de desinfetantes
  • recrutamento de voluntários
  • pesquisa e contacto com fornecedores de ventiladores e desinfetantes

Direcção-Geral da Saúde:

• doação de 20.000 máscaras cirúrgicas
  • pesquisa e contacto com fornecedores de equipamento

Hospital do Santo Espírito (Angra do Heroísmo):

• doação de 10 módulos de equipamento para apoio a doentes COVID19 (cada módulo inclui uma cama elétrica + material médico elétrico e eletrónico específico)
  • apoio no contacto e seleção de fornecedores

Hospital de Santarém:

• doação de Equipamentos de Proteção Individual
  • procura de fornecedores credíveis

Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano:

• doação de material médico, carrinhos de transporte e respetivos acessórios

Lar das Irmãzinhas dos Pobres (Lisboa):

• doação de alimentos

Discípulos de Emaús (Braga):

• doação de alimentos

Câmara Municipal de Lisboa – Gabinete de apoio aos sem abrigo:

• doação de roupas

ADRA (ADVENTIST DEVELOPMENT AND RELIEF AGENCY):

• Ainda em projeto a doação de alimentos e medicamentos para apoio a necessitados

Para além deste projetos específicos, a Igreja já disponibilizou oficialmente junto da Direcção-Geral da Saúde a maioria das capelas, para serem utilizadas em caso de necessidade. O mesmo fez com a Cruz Vermelha Portuguesa bem como com o Hospital de Santarém, dado este ficar mesmo ao lado da capela de Santarém. Estas entidades têm uma lista de quase todas as capelas da Igreja, respetiva localização e condições.

A nível europeu, e só para o combate à covid19, a Igreja tem oferecido ajuda financeira significativa a instituições, hospitais e organizações humanitárias. Maioritariamente a ajuda é para equipamentos médicos (especialmente ventiladores), de proteção (máscaras, viseiras, fatos, luvas, gorros, etc.), e alimentos. Saiba mais detalhes sobre a ajuda mundial aqui.