O Elder Bednar Encontra-se com os Pioneiros Europeus

O Apóstolo termina a sua visita a cinco países da Europa Central

“Estamos a socializar com os Santos que estão a estabelecer um alicerce da Igreja que irá perdurar por muitas gerações”, disse o Elder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, enquanto viajava pela Europa Central, numa visita de ministração em outubro. O Elder Bednar fez-se acompanhar pela sua esposa, Susan, e por outros líderes seniores numa visita a cinco países: Suíça, Albânia, Áustria, Hungria e Roménia.

A viagem teve início em Genebra, na Suíça, no sábado, dia 8 de outubro de 2022, numa reunião com diplomatas de alto nível das Nações Unidas e representantes de organizações internacionais que colaboram com a Igreja em projetos humanitários. Terminou no domingo, dia 16 de outubro, em Bucareste, com devocionais especiais para todos os Santos dos Últimos Dias na Roménia.

“Sentimos que estava na altura de voltar e erguer as nossas vozes em louvor à fidelidade e à devoção destas pessoas e de prestar o nosso testemunho perante elas”, disse o Elder Bednar.

Pioneiros Albaneses

Os pioneiros Santos dos Últimos Dias da Albânia, aguardavam há muitos anos a visita de um Apóstolo ao seu país. “Acho que, normalmente, medimos o crescimento pelos números. Os números aqui não são grandes, mas conseguimos sentir a força dos robustos Santos [da Albânia]. Foi um verdadeiro desafio terem estado separados durante a COVID, mas, agora já podem voltar a estar juntos”, explicou o Elder Bednar durante a sua visita a Tirana, a capital e maior cidade da Albânia.

“Não têm de empurrar um carrinho de mão para serem pioneiros”, disse a irmã Bednar. “Só têm de ter muita fé, especialmente numa região como esta, onde há muito poucos membros da Igreja.”

Na terça-feira, dia 11 de outubro de 2022, foi realizada uma reunião especial, em Tirana, para os missionários que estão a servir na Albânia, Chipre, Grécia, Kosovo e Macedónia do Norte, e os membros encheram uma sala de conferências, para assistir a um devocional ao fim da tarde.

Jetmir Hysi, presidente da Estaca de Tirana Albânia, disse que, este ano, a Igreja assinala um marco histórico. Os primeiros missionários chegaram ao país em junho de 1992.

“A Igreja está aqui há cerca de 30 anos. Temos rapazes e moças que estão agora a casar-se e a criar as suas próprias famílias. E assim, estamos a iniciar esta segunda geração de membros da Igreja”, disse o Presidente Hysi.

Dorjana e Erald Veliu foram o primeiro casal jovem albanês a casar-se no templo. Eles viajaram para Frankfurt, na Alemanha, para a cerimónia de casamento a 3 de agosto de 2005. Hoje, estão a criar os seus dois filhos na Igreja.

“Não pensamos muito no facto de sermos pioneiros, porque há muitas outras pessoas que fizeram muito mais do que nós e que estiveram muito mais envolvidas na Igreja do que nós”, disse Erald Veliu, que serve como conselheiro da presidência da estaca. “Quando as pessoas perguntam o que significa ser membro da Igreja, dizemos que tentamos ser um farol, uma pequena luz que pode guiar outros em direção à linha de chegada.”

Está a ser planeada uma comemoração, para 2023, do aniversário da organização da Igreja na Albânia.

“Acho que o futuro aqui será brilhante. Sobre este alicerce de fé no Salvador, será, continuamente, construída uma estrutura muito forte”, observou o Elder Bednar.

Foquem-se na ‘Nova Geração’

Os líderes seniores focam grande parte dos seus esforços de ministração nos jovens e nos jovens adultos, muitas vezes intitulados de “a nova geração”, à medida que a Igreja continua a amadurecer na Europa Central.

Em Viena, na Áustria, o Elder Bednar falou acerca do novo guia “Força dos Jovens”, numa reunião especial para os jovens e respetivos líderes.

“O que eu ouvi hoje foi que Jesus e o Pai estão ao nosso lado sempre que precisamos Deles”, disse Jakob Husz, um jovem na Áustria.

A irmã Bednar disse que foi emocionante ter visitado Viena com o anúncio de um novo templo a ser construído nesta cidade.

Alunos da Academia de Cumorah, uma escola sediada na República Checa, participaram num outro encontro onde os jovens fizeram perguntas ao Apóstolo.

“Os jovens da Igreja são o futuro da Igreja. E num mundo progressivamente mais caótico e confuso, sentimos a urgência de ajudar os jovens a ter um alicerce sólido sobre a rocha que é Cristo”, afirmou o Elder Bednar.

Templos na Europa Central

Enquanto os Santos dos Últimos Dias na Europa Central edificam a sua fé, decorrem os planos de construção dos templos na Áustria e na Hungria.

“O nosso conselho, relativamente ao templo, é que não considerem o templo como um edifício, por mais bonito que este seja, por mais magnífico que este seja. Não se trata do edifício. Trata-se do Senhor Jesus Cristo e de como, através dos convénios e ordenanças administrados no templo, podemos vincular-nos a Ele e com Ele”, ensinou o Elder Bednar.

“A Igreja ainda só está a começar aqui. Quase todos nós somos membros de primeira geração. (…) Por sermos poucos, acredito que isto nos fortalece e nos faz apreciar todas as bênçãos do evangelho, inclusive o templo, pois ainda não temos nenhum templo aqui”, disse Radu Stoica, pioneiro Santo dos Últimos Dias da Roménia, que serve como presidente de distrito em Brasov.

Vivem cerca de 3.000 Santos dos Últimos Dias na Roménia, um país cheio de tradição ortodoxa.

“As pessoas têm fé em Deus. Foram criadas na fé em Deus, mas, por vezes é difícil mudar certas coisas”, disse o Presidente Stoica, que se filiou à Igreja de Jesus Cristo quando tinha 9 anos.

O Elder Bednar encerrou a sua viagem com visitas a Budapeste, Hungria, e Bucareste, Roménia, onde se encontrou com missionários e congregações locais antes de regressar a Utah.

“A alegria do evangelho, o amor e o companheirismo são evidentes nos vossos rostos de muitas maneiras poderosas”, concluiu o Elder Bednar.