No domingo, dia 13 de julho de 2025, o icónico programa “Música e Palavra Proferida” do coro The Tabernacle Choir at Temple Square assinala um marco histórico com a transmissão do seu 5.000.º episódio a partir do Centro de Conferências em Salt Lake City, Utah. Tal conquista, sem precedentes, ressalta o legado duradouro deste programa semanal e o seu profundo impacto global.
Este é o programa mais antigo do mundo em emissão contínua. Todas as semanas, mais de 6 milhões de pessoas em mais de 50 países sintonizam o programa através da rádio, da televisão e da transmissão online.
“O programa ‘Música e Palavra Proferida’ não conhece fronteiras neste vasto mundo de diversas etnias e nacionalidades”, disse o Presidente Russell M. Nelson d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. “O ‘Música e Palavra Proferida’ é um recurso global. A música é a linguagem universal do Espírito. A música fala ao coração e à alma das pessoas de uma forma que as palavras escritas não conseguem replicar”.
- MSW-5000th
- MSW-5000th
- MSW-5000th
- MSW-5000th
- MSW-5000th
- MSW-5000th
- MSW-5000th
- MSW-5000th
- MSW-5000th
- MSW-5000th
- MSW-5000th
- MSW-5000th
Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
O apelo universal do programa estende-se a todas as crenças e culturas. O rabino Jarrod R. Grover, sabino Sénior da Sinagoga Beth Tikvah em Toronto, é apenas uma das testemunhas do poder da mensagem não confessional de esperança e paz do programa.
“Quando a esfera dos meios de comunicação está repleta de programas negativos e críticos ou de notícias deprimentes e desgastantes, o ‘Música e Palavra Proferida’ é uma rara exceção que proporciona meia hora de música e uma mensagem totalmente positiva, afirmativa e esperançosa”, disse o rabino Grover, que assistiu ao vivo ao 5.000.º episódio graças a um convite de Derrick Porter, o apresentador do programa.

MSW-5000th
O rabino Jarrod R. Grover, rabino sénior da Sinagoga Beth Tikvah em Toronto, é convidado a cantar com o coro The Tabernacle Choir at Temple Square durante o ensaio do dia 10 de julho de 2025, no Centro de Conferências em Salt Lake City, Utah.2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.O rabino Grover escreveu a Porter em março, depois deste ter convidado os espetadores a partilhar as experiências que tiveram com o programa. O rabino, que assiste ao programa há três anos, depois deste lhe ter sido dado a conhecer pelos missionários, pensava que nunca iria ver o “Música e Palavra Proferida” ao vivo, devido à sua agenda preenchida e à proximidade das conferências gerais da Igreja com a Páscoa Judaica e os Dias Santos de outono.
Em resposta, Porter convidou o rabino a vir a Salt Lake City no domingo de Páscoa.
“[Este é] o dia dos milagres”, declarou o rabino Grover. “Eu literalmente caí da cadeira. Sinto que Deus me direcionou para estar aqui convosco neste fim de semana, pois nunca imaginei que isto pudesse acontecer”.
A visita do rabino Grover teve ainda outros milagres. Ele foi convidado a cantar com o coro durante um ensaio na quinta-feira, dia 10 de julho. E depois da emissão de domingo, esteve presente no discurso de boas-vindas de um dos missionários de quem se tornou mais chegado em Toronto.
“É milagre atrás de milagre, tudo isto que me aconteceu para tornar este fim de semana extraordinário; e estou profundamente grato à Igreja pela sua hospitalidade”, afirmou o rabino Grover.
O presidente do coro The Tabernacle Choir, Michael O. Leavitt, reiterou o comentário do Presidente Nelson sobre a universalidade da música, sublinhando que o trabalho do coro é para “biliões de pessoas que falam centenas de línguas, que procuram a verdade e a paz e que têm a mesma necessidade humana de cura que o ‘Música e Palavra Proferida’ tão eficazmente e tão excecionalmente proporciona”.

MSW-5000th
Perry Sook, presidente da direção conjunta da National Association of Broadcasters, entrega um prémio comemorativo ao presidente do coro The Tabernacle Choir, Michael O. Leavitt, em reconhecimento pelos feitos notáveis do programa semanal do coro The Tabernacle Choir at Temple Square, “Música e Palavra Proferida”.2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Perry Sook, presidente da direção conjunta da National Association of Broadcasters, disse que o 5.000.º episódio do “Música e Palavra Proferida” representa muito mais do que longevidade e alcance internacional.
“Representa uma excelência inabalável, um compromisso com o serviço público e o poder duradouro da fé e da música para nos unir a todos”, disse Sook.
Uma história contada
Heidi Swinton, que participou durante 20 anos como voluntária do coro, disse que o programa ajudou os Estados Unidos e o mundo a enfrentar várias crises ao longo dos anos, desde a Grande Depressão até à pandemia da COVID-19.
- MSW-5000th
- MSW-5000th
- MSW-5000th
- MSW-5000th
- MSW-5000th
- MSW-5000th
- MSW-5000th
- MSW-5000th
- MSW-5000th
- MSW-5000th
- MSW-5000th
Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
“[O coro] dá voz ao sentimento de que ‘conseguimos lidar com tudo isso. Conseguimos ultrapassar tudo’”, disse Swinton. “Ronald Reagan chamou-lhe ‘O Coro da América’, e penso que é por causa da sua longevidade, visto que, desde o início da rádio, o coro tem estado na linha da frente a anunciar as coisas boas e difíceis que acontecem e a dizer ‘Vamos dar as mãos e ultrapassar isto’”.
O programa semanal estreou a 15 de julho de 1929.
“Lembro-me da primeira emissão do ‘Música e Palavra Proferida’”, disse Warna Huff, de 101 anos. “Foi algo inesquecível.”
Huff tinha cinco anos na altura e até hoje vê o programa todas as semanas.
“Faz-nos sentir bem”, disse ela. “Faz-nos sentir o que precisamos. A música é linda.”

MSW-5000th
Warna Huff, a partir da sua casa na Califórnia, a 30 de abril de 2025, recorda ter ouvido o primeiro episódio do “Música e Palavra Proferida” a 15 de julho de 1929.2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.O Presidente Nelson, de 100 anos de idade, também tem recordações dos primeiros tempos do programa.
“Nem me consigo lembrar de como era a vida sem o ‘Música e Palavra Proferida’”, disse o profeta. “Nasci em 1924, e a primeira transmissão do ‘Música e Palavra Proferida’ foi a 15 de julho de 1929. Lembro-me, quando era criança, de ouvir as emissões de domingo”.
O 5.000.º episódio coincide com outro marco notável: O diretor do coro, Mack Wilberg, está agora no seu 26.º ano com o coro e no seu 17.º ano como diretor.
“Sinto que nos temos apoiado nos milhares que vieram antes de nós e que tornaram possível que continuemos a fazer esta maravilhosa emissão todas as semanas”, comentou Wilberg. “A nossa esperança é que possamos continuar a levar alegria, esperança e paz ao mundo.”
J. Spencer Kinard e Lloyd Newell, duas das quatro vozes na história do “Música e Palavra Proferida”, estão entre os que os precederam.
Kinard esteve quase 32 anos associado ao coro The Tabernacle Choir. Tinha apenas 31 anos, em 1972, quando Gordon B. Hinckley, na altura Elder, lhe pediu que fizesse uma audição para substituir o recentemente falecido Elder Richard L. Evans como a nova voz do “Música e Palavra Proferida”. Kinard serviu quase 19 anos nesta função e outros 11 como anfitrião num cargo fora da transmissão, onde falava com o público antes e depois dos ensaios e das transmissões de domingo.
.png)
MSW-5000th
J. Spencer Kinard foi o apresentador do programa “Música e Palavra Proferida” de 1972 a 1990.2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Kinard recordou momentos importantes, nomeadamente as transmissões em direto das tomadas de posse de Ronald Reagan e George Bush e um programa com Johnny Cash na base do Monumento a Washington na celebração do Bicentenário dos Estados Unidos. Kinard também fez digressões pelo Japão, Escandinávia, Alemanha e Inglaterra.
No entanto, afirmou que o que realmente o marcou foram as reações dos ouvintes, muitas vezes em lágrimas, quando expressavam o impacto positivo da música ou da mensagem nas suas vidas.
“[Quando, após a apresentação] alguém nos aborda, com lágrimas nos olhos, a dizer que a música ou a mensagem, ou alguma coisa, afetou a sua vida para sempre naquele dia — esses são os momentos mais lembrados”, disse Kinard. “Fazer parte de algo que tem 90 anos e ainda continua a existir é extraordinário. E estar associado a algo tão icónico como o coro The Tabernacle Choir at Temple Square é uma oportunidade notável na vida de uma pessoa”.
Tal como Kinard, Newell disse que tem sido muitas vezes o recipiente da gratidão dos telespetadores do programa.
“Eu passei anos como locutor e quando fazia o telejornal, nunca ninguém me abordou depois das notícias a dizer: ‘O seu telejornal realmente tocou o meu coração’. Nunca ouvi tal coisa”, disse Newell, que foi narrador do programa durante quase 35 anos. “Mas com o ‘Música e Palavra Proferida’, todos os que estão associados a ele — os cantores, os maestros, todos — diriam que estão sempre a ouvir isto”.
Newell tornou-se a voz do “Música e Palavra Proferida” em 1990, aos 34 anos. É uma figura-chave no legado duradouro do programa. Nunca perdeu uma emissão e participou em 1.800 programas ao vivo (cerca de 36% dos 5.000 episódios).

MSW-5000th
Lloyd Newell foi o apresentador do programa “Música e Palavra Proferida” de 1990 a 2024.2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Newell chama ao programa de “amigo de confiança” e algo “constante e credível” num mundo cheio de mudanças.
“O mundo está tão baralhado, e há tanto tumulto e dificuldade”, disse Newell. “Desde guerras, inclusive uma guerra mundial, crises económicas, altos e baixos, a Grande Depressão, situações difíceis de vários tipos ao longo dos anos, há esta âncora já conhecida, este amigo de confiança, onde, semana após semana, as pessoas podem encontrar o ‘Música e Palavra Proferida’.”
Newell referiu que o valor do programa se tornou particularmente evidente durante a pandemia da COVID-19. No início da crise global, não houve novas emissões do “Música e Palavra Proferida” durante quatro meses. Durante os 18 meses seguintes, Newell e uma pequena equipa gravaram novos segmentos de palavra proferida que foram inseridos em emissões existentes com música de programas anteriores.
“Deu-nos a oportunidade de falar com pessoas de todo o mundo sobre a pandemia e sobre aquilo que estamos a passar coletivamente”, disse Newell. “Foi uma oportunidade importante para nós, como programa, e até mesmo, de certa forma, para a Igreja, podermos falar sobre princípios universais, sobre como superar coisas difíceis, sobre comunidade, o valor da família, o valor das ligações, sobre cuidarmos uns dos outros e aguentarmos os tempos difíceis.”
As raízes profundas do “Música e Palavra Proferida” abrangem também as gerações dos seus artistas. Por exemplo, a violinista Jane Clark, da orquestra Orchestra at Temple Square, vem de uma família em que cinco gerações consecutivas estiveram ligadas ao coro.

MSW-5000th
Jane Hillier Clark e a sua família são reconhecidas pelo seu legado ligado à organização do coro The Tabernacle Choir, como parte do espetáculo de pré-comemoração do 5.000.º episódio do “Música e Palavra Proferida” no Centro de Conferências em Salt Lake City, Utah, no domingo, dia 13 de julho de 2025.2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.“É praticamente a única coisa que sabemos”, disse Clark, ao explicar que foi praticamente criada no Tabernáculo de Salt Lake porque a sua mãe foi membro do coro durante mais de 26 anos. Esta experiência da infância fomentou “um amor pelo Coro, por estar naquele [lugar] histórico, um amor pela música e por servir, e isso significa muito”.
Clark partilhou um momento especial do 75.º aniversário do programa, em que ela e a sua mãe partilharam o palco.
“Pensei: ‘Estou a atuar no palco com a minha mãe pela primeira vez’. Pelo que aquilo teve um grande significado”, contou Clark.
O 5.000.º episódio
Derrick Porter tornou-se a 4.ª pessoa a dar voz ao “Música e Palavra Proferida” no ano passado. No 5.000.º episódio de domingo, intitulado “5.000 Weeks of Inspiration” (5.000 Semanas de Inspiração), Porter centrou-se na missão duradoura que o programa tem de inspirar sentimentos de paz, esperança e uma ligação mais profunda com o divino ao longo de quase um século. Ele destacou a forma como a emissão desperta constantemente algo profundo nos ouvintes através da música e de mensagens simples, dando-lhes força para prosseguir.
A sua mensagem foi principalmente baseada em mais de 1.000 histórias inspiradoras enviadas pelos telespetadores e ouvintes espalhados pelo mundo, ilustrando como “Deus está realmente nos detalhes das nossas vidas”. Uma das principais histórias partilhadas foi a do pai de Caden Simpson, que encontrou uma paz profunda e um sentimento da presença de Deus através da música do coro durante o sofrimento do seu filho vítima de cancro.
As seleções musicais de domingo foram “A Alva Rompe” (interpretada durante a primeira emissão em 1929), “When in Our Music God is Glorified”, uma adaptação improvisada do “Hymn to Joy” pelo organista Richard Elliott, “Pilgrim Song”, “Consider the Lillies” e “No Monte a Bandeira”.
“Ao assinalarmos esta 5.000.ª emissão”, disse Porter, “damos graças a Deus pela Sua graça duradoura. Com esperança e fé, olhamos para o futuro, confiantes de que a Sua mão irá continuar a guiar-nos”.
Numa outra entrevista, Porter referiu que o sucesso do programa ao longo das décadas se deve à sua relevância para o momento atual.
“Todas as semanas, a música e as mensagens são preparadas de acordo com o que está a acontecer no mundo”, disse Porter. “Há uma parte musical, há uma parte com a palavra proferida [e] há o elemento do Espírito que juntos transmitem sentimentos de esperança, paz e alegria a todos os que ouvem.”
Embora o alcance do programa seja amplo e esteja em expansão, Porter disse que o objetivo não é a popularidade, as visualizações ou os cliques.
“Trata-se de alcançar intimamente os corações das pessoas que procuram paz e consolo num mundo agitado”, disse Porter. “O programa ‘Música e Palavra Proferida’ procura preencher um vazio que existe no mundo. E esse vazio é uma voz comum e recorrente que diz: ‘Vai correr tudo bem’.”
Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |