IMG_5672_SP.JPG
Comunicados de Imprensa

Celebração em Lisboa reúne Santos dos Últimos Dias para expressar gratidão

O evento cultural honra os valores partilhados e os laços duradouros entre a Igreja e o povo português.

No dia 5 de julho de 2025, membros e amigos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reuniram-se no Centro de Congressos de Lisboa para comemorar o 50.º aniversário da presença da Igreja em Portugal. O evento, marcado por uma vibrante celebração cultural, foi uma expressão profunda de gratidão ao povo português por cinco décadas de amizade, apoio e valores partilhados.

O evento cultural contou com um programa inspirador composto por música, dança e teatro, que refletiram as ricas tradições de Portugal e os princípios partilhados de fé, família e comunidade. Graças a uma coreografia original, espetáculos ao vivo e apresentações, a celebração honrou o percurso da Igreja em Portugal e prestou homenagem aos muitos indivíduos, tanto Santos dos Últimos Dias como amigos da Igreja, que contribuíram para o seu crescimento e integração na sociedade portuguesa.

“Isto foi mais do que uma celebração da Igreja, foi uma celebração de Portugal”, disse Paulo Adriano, Diretor Nacional de Comunicação d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Portugal. “Através de música, dança e histórias, expressámos o nosso profundo apreço pelo povo desta nação, que acolheu a Igreja, os seus membros e os nossos missionários, com tanto afeto e generosidade”.

O Elder Ulisses Soares, do Quórum dos Doze Apóstolos, presidiu a celebração e a sua presença realçou o significado histórico da ocasião. O Elder Soares foi acompanhado pelo Elder Marcos A. Aidukaitis, Primeiro Conselheiro na Presidência da Área Europa Norte.

O tema central da noite foi a gratidão. Os líderes da Igreja aproveitaram a ocasião para expressar gratidão aos representantes do governo, parceiros inter-religiosos, comunidades locais e inúmeras famílias portuguesas que ajudaram a Igreja a estabelecer raízes profundas e duradouras no país desde 1975. Vários parceiros governamentais e inter-religiosos locais assistiram à celebração, nomeadamente o Dr. Vera Jardim, Presidentes da Comissão da Liberdade Religiosa e ex-Ministro da Justiça.

No seu discurso, o Elder Soares disse: “Meus amigos que não são membros da Igreja, nós vamos continuar a esforçar-nos por desenvolver o nosso diálogo comunitário; nós vamos continuar a esforçar-nos por construir pontes, dialogar com empatia, cultivar uma sociedade onde todos possam crescer livremente e viver em paz e contribuir para o bem-estar de todos. Mas o mais importante que vamos continuar a fazer é convidar as pessoas a virem a Cristo porque esse é o propósito principal de tudo o que fazemos na Igreja”.

A noite também incluiu uma exposição comemorativa que retrata a história da Igreja em Portugal, desde os seus primeiros esforços missionários e o estabelecimento das primeiras congregações, até ao seu trabalho humanitário e envolvimento comunitário contínuo. Quem assistiu pode refletir sobre os esforços duradouros da Igreja para apoiar a educação, dar resposta a catástrofes, auxiliar refugiados e outras iniciativas que promovem o bem-estar dos indivíduos e das famílias.

A celebração contou com a presença de mais de 1 500 pessoas e alcançou muitas mais através de uma transmissão online em direto. Os convidados incluíram líderes civis, representantes religiosos e membros do público que responderam ao convite aberto da Igreja para comparecer.

Com quase 50 000 membros e dezenas de congregações por todo o país, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias continua a desenvolver o seu legado de fé, serviço e camaradagem em Portugal.

O Elder Soares concluiu: “Portugal é o farol da Europa. Esta profecia já está a ser cumprida nos dias de hoje. Temos de continuar a ajudar a estender esta luz tão maravilhosa ao coração de todos aqueles que ainda não conhecem esta verdade. Ainda há muitos que precisam de encontrar a felicidade que nós temos. Que Deus vos abençoe, vos proteja, vos ajude em cada uma das vossas necessidades pessoais e familiares e que os Céus se possam abrir para vocês, para as vossas dificuldades, para os vossos desafios, mas especialmente para que possam continuar a ser uma luz para o nosso povo tão querido aqui, desta nação tão maravilhosa”.

IMG_5702_SP.JPGDownload Photo

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.