Nova presidência da Estaca Porto Norte

A conferência de estaca que decorreu entre 6 e 7 de novembro de 2021, foi presidida pelo Elder Massimo De Feo, presidente de Área da Europa.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realizou a Conferência Semianual da Estaca Porto Norte. As sessões da conferência que decorreram no sábado e domingo, 6 e 7 de novembro de 2021, foram presididas pelo Elder Massimo De Feo, presidente de Área da Europa que esteve acompanhado pelo Elder Saulo Franco, setenta de área responsável por Portugal.

Durante a conferência, a presidência da estaca foi reorganizada, tendo sido chamados Ricardo Costa Lima como novo presidente da estaca de Porto Norte, Marcos Lopes, como primeiro conselheiro e João Martins, como segundo conselheiro na presidência da estaca.

presidencia-estaca-porto-norteDownload Photo

Nas palavras do presidente Ricardo Lima, “A estaca Porto Norte foi fielmente servida por maravilhosos homens ao longo destes últimos nove anos. Sob a liderança abnegada do irmão Armando Neiva manteve-se acesa a luz brilhante do evangelho nesta parte norte de Portugal e o seu legado foi fielmente passado para a nova presidência”.

A nova presidência foi apoiada na sessão de domingo pelos membros da estaca e a presidência anterior teve oportunidade de prestar os seus testemunhos.

A sessão de domingo terminou com a intervenção do Elder De Feo que falou sobre a importância de confiar em Cristo seguindo o exemplo de Néfi, “E aconteceu que eu, Néfi, disse a meu pai: Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas” (Livro de Mórmon,1 Néfi 3:7), e de como podemos sentir alegria plena quando nos entregamos ao serviço da obra do Senhor.

A estaca Porto Norte conta com cerca de 3,400 membros divididos por cinco alas e dois ramos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As congregações de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são organizadas geograficamente e os membros frequentam as reuniões de adoração perto de sua casa. Cada membro pertence a uma estaca, que é semelhante a uma diocese. O líder da estaca é chamado de presidente de estaca.

A palavra estaca foi tirada do Velho Testamento onde a palavra representa uma “tenda”, ou igreja, que é sustentada por estacas (ver Isaías 54:2).

Cada estaca é composta por várias pequenas congregações chamadas de alas ou ramos. Geralmente, de cinco a doze alas e ramos formam uma estaca. Em áreas onde a Igreja se estabeleceu recentemente, os membros são organizados em distritos em vez de estacas.

O tempo e esforço consideráveis requeridos para administrar uma estaca ou ala e atender às necessidades dos membros são administrados pelos próprios líderes. A maioria dos membros são chamados pelos líderes locais para contribuir em tarefas específicas. As obrigações incluem cargos locais administrativos, dar aulas ou prestar serviço orientado. Essas responsabilidades mudam regularmente, de acordo com as necessidades da congregação.