O terceiro volume da obra "Saints" (Santos) chegará em breve e faz uma retrospetiva da história da Igreja na Europa

As contribuições dos primeiros Santos dos Últimos Dias fortalecem a fé através de gerações

O historiador britânico James Perry vê a história como uma forma de “descobrir o motivo das coisas serem como são”. A sua curiosidade transformou-se em paixão e depois numa carreira. Como escritor e historiador do terceiro volume de “Santos”, uma narrativa da história d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a pesquisa de Perry concentra-se na vida dos primeiros membros da Igreja no Reino Unido e na Europa. A publicação do terceiro volume está programada para o primeiro semestre de 2022.

Perry disse que o terceiro volume é, provavelmente, o “período menos conhecido da história da Igreja” e que “os leitores podem esperar aprender mais sobre a história da Igreja na Europa, o modo como ela resistiu a duas guerras mundiais e a crises económicas. Para além disto, descreve o modo como a Igreja abordou as práticas passadas de poligamia e superou algumas das pressões financeiras e políticas que a América enfrentou”. Este volume também aborda o surgimento do Templo da Suíça e como este influenciou o desenvolvimento dos templos pelo mundo fora.

Perry disse que este volume da obra “Santos” cobrirá histórias sobre os Santos dos Últimos Dias na Checoslováquia, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, e noutros países Europeus.

James Perry Image 01
James Perry, PhD, FHEA é escritor e historiador d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

No seu trabalho Perry lê cartas, registos e diários e também analisa álbuns de recortes e outros documentos históricos para encontrar e verificar as histórias que encontra. Ele, e outros historiadores, procuram encontrar histórias que sejam “interessantes o suficiente para fazer o leitor virar a página, que mostrem mudanças dentro da Igreja e sejam espiritualmente edificantes. Abordamos eventos controversos, mas também procuramos informar, educar e inspirar os membros da Igreja”.

“Surpreende-me sempre os sacrifícios que os membros da Igreja estão dispostos a fazer. Especialmente quando nos colocamos na situação da outra pessoa, quando esta perdeu entes queridos em tempo de guerra, quando maridos morreram e as suas esposas têm todos os motivos para se afastar da religião e de Deus, mas, pelo contrário aproximam-se e continuam dispostas a fazer sacrifícios, apesar de nada terem. É deveras inspirador.”

Produzir a obra “Santos” é um processo colaborativo entre historiadores e escritores criativos”, disse Perry. “Como historiador, tento encontrar personagens e fornecer aos escritores criativos várias opções diferentes. Depois de examinar as fontes que reunimos, eles começam a esboçar a história, entrelaçando os inúmeros desenvolvimentos diferentes que ocorreram na Igreja”.

Ele referiu que este trabalho não seria possível sem os diários e registos pessoais que têm sido guardados desde os primeiros dias da Igreja. Perry incentiva os Santos dos Últimos Dias da atualidade a fazerem o mesmo.

“Somos apenas um elo na cadeia da história da restauração e temos o direito de extrair forças daqueles que nos precederam. Do mesmo modo, partilhamos a responsabilidade de deixar um legado para aqueles que nos seguirão”, disse Perry.

É o seu desejo que os membros e amigos da Igreja na Europa leiam “Santos” e “ganhem o desejo de se esforçar um pouco mais, de ser um pouco melhor e de se fortalecer com as contribuições que outros fizeram no passado”, referiu. “Atualmente, a condição da Igreja na Europa é, em grande parte, o resultado daqueles que nos precederam. Eles superaram estereótipos, construíram edifícios, partilharam o evangelho, escreveram artigos de jornal e cada uma dessas ações continuou a moldar a Igreja e o seu lugar na sociedade de hoje”.

James Perry Image 02
James Perry com a sua família2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Para aqueles que desejam ler o primeiro e o segundo volumes de “Santos”, poderão adquirir cópias impressas nos centros de distribuição, junto aos templos dos Santos dos Últimos Dias ou na loja online da Igreja (em 14 idiomas diferentes). A obra também está disponível gratuitamente na Biblioteca do Evangelho e noutros formatos aqui. Dica para o leitor: a dedicação de templos encerra cada livro da série; no primeiro volume o Templo de Nauvoo; no segundo volume o Templo de Salt Lake e no terceiro volume o Templo da Suíça.

Para além disto, uma série de seis histórias pesquisadas e escritas por Perry serão publicadas mensalmente nas salas de imprensa da Igreja por toda a Europa. Esses artigos apresentarão as contribuições dos Santos dos Últimos Dias para o alicerce da Igreja na Europa. A série é intitulada, “Marcos e Milagres: A herança dos Santos dos Últimos Dias na Europa”, começando com Arthur Winter: “Um dos grandes presentes da Grã-Bretanha para o trabalho da Igreja”.

Acerca de James Perry, PhD, FHEA

James Perry tornou-se membro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias enquanto jovem, em Inglaterra. Dois anos após o seu batismo, serviu missão de tempo integral na Missão Inglaterra Manchester. Sentiu-se honrado por servir em áreas onde os missionários e membros Santos dos Últimos Dias viveram durante os primeiros dias da Igreja.

Depois da sua missão, Perry estudou história na Universidade de Lancaster, onde se licenciou, fez um Mestrado e um Doutoramento. Ele é membro da Higher Education Academy e anteriormente foi Investigador e professor assistente na Universidade de Lancaster, gestor de carreira universitária e de equipas de apoio académico no Newcastle College.

Perry trabalha a tempo integral para a Igreja como escritor e historiador e, atualmente, serve como presidente de ramo da sua congregação, no norte de Inglaterra, onde reside com a sua esposa e dois filhos.