SALA DE IMPRENSA Blog

Março é a época para celebrar as mulheres a nível mundial

O mês de março proporciona-nos dois dias significativos para celebrar e reconhecer as mulheres: O Dia Internacional da Mulher, no dia 8, seguido do aniversário da fundação da Sociedade de Socorro, no dia 17.

Pessoas de todas as partes do mundo aproveitam esta oportunidade para refletir sobre o valor e as contribuições das mulheres, tanto no presente como no passado. As mulheres d´A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias aproveitam igualmente esta oportunidade para celebrar a sua condição de membros numa organização com mais de 175 anos.

A Sociedade de Socorro foi organizada a 17 de março de 1842 para fortalecer as mulheres e as famílias e ajudar os necessitados. Emma Smith, a primeira Presidente da Sociedade de Socorro, disse às 20 mulheres presentes na sua primeira reunião: “Vamos fazer algo extraordinário.” A Sociedade de Socorro possui atualmente mais de sete milhões de membros em todas as partes do mundo.

Todos os anos, membros da Sociedade de Socorro da Europa reúnem-se para celebrar a fundação da sua extraordinária organização.

O Propósito da Sociedade de Socorro

O lema da Sociedade de Socorro encontra-se em 1 Coríntios 13: 8, “A caridade nunca falha”. O lema tem relembrado e incentivado todos os membros a prosseguir cheios de caridade, para servir ao seu próximo.

Desde a sua fundação, a Sociedade de Socorro tem participado em trabalhos sociais, humanitários e comunitários. A Presidente Eliza R. Snow, que serviu de 1866-1887, concentrou-se em educar as mulheres e ajudou a enviá-las para a escola de medicina para se tornarem médicas e enfermeiras.

A Presidente Emmeline B. Wells, que serviu de1910-1921, foi uma forte defensora do sufrágio feminino e amiga de Susan B. Anthony. Graças ao seu trabalho árduo, as mulheres de Utah foram as primeiras mulheres a votar nas eleições nacionais.

Ao longo de cem anos, desde 1876, os membros da Sociedade de Socorro cultivaram trigo, armazenaram-no e fizeram-no chegar aos necessitados. Elas conseguiram doar trigo aos sobreviventes do sismo de São Francisco, em 1906, da I e II Guerra Mundial e às pessoas das suas comunidades. Em 1976, o programa do trigo tornou-se parte do Programa de Bem-Estar da Igreja.

Jean B. Bingham, atual Presidente da Sociedade de Socorro, é uma defensora da ajuda humanitária, do diálogo inter-religioso e dos direitos internacionais das mulheres. A sua primeira conselheira, Sharon Eubank, trabalha como diretora da LDS Charities, a organização humanitária mundial da Igreja. A sua segunda conselheira, Reyna I. Aburto, nasceu na Nicarágua, onde sobreviveu a uma guerra e a um enorme sismo. Desde que se filiou à Igreja, aos 26 anos, tem trabalhado para servir a sua comunidade, a juventude e a Igreja.

Pesquisar o Blog

Acerca do Blog: Este blog é gerido e escrito pela equipa de Relações Públicas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As informações aqui apresentadas são fiáveis e precisas mas não devem necessariamente ser vistas como declarações oficiais da Igreja. O objetivo deste blogue é de fornecer aos jornalistas, bloggers e ao público contexto e informações adicionais referentes a temas públicos que envolvam a Igreja no país e no mundo. Para aceder a comunicados de imprensa ou a declarações da Igreja, visite www.saladeimprensamormon.pt.