SALA DE IMPRENSA Blog

A Confiar em Deus – Há Seis Gerações

“Eu era humilde e não sabia nada exceto que devia confiar, unicamente, em Deus … e os Seus anjos, verdadeiramente, me acompanharam.”

A 20 de julho de 1837, Heber Chase Kimball contemplou a Inglaterra pela primeira vez. Ele tinha deixado para trás a sua família e tudo o que lhe era familiar para servir como missionário da recém-restaurada Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As semanas que antecederam este momento foram repletas de dúvidas sobre si mesmo e de sentimentos de inadequação. “A ideia de ser nomeado para uma missão de tal importância era praticamente impossível de suportar. Senti, literalmente, a minha fraqueza e indignidade”, escreveu, mais tarde, Heber.

Após a sua chegada a Liverpool, Inglaterra, Heber e os seus companheiros sentiram-se compelidos a prosseguir mais para norte até à cidade de Preston. Ali, começaram a trabalhar para estabelecer a Igreja de Jesus Cristo em Inglaterra. Apesar dos seus sentimentos de dúvida e inadequação, Heber confiou no Senhor e, humildemente, prestou testemunho do Evangelho de Jesus Cristo. Ele, e os seus companheiros, puderam ensinar a muitos o evangelho restaurado.

Centenas aceitaram a sua mensagem e a Igreja cresceu progressivamente. No fim da missão de Heber C. Kimball, os sentimentos de dúvida e de medo tinham desaparecido e sido substituídos por amor e fé no Senhor Jesus Cristo. Mais tarde, ele recordou: “O amor afasta o temor. Sinto-me seguro com o Senhor.”

180 anos depois, o tetraneto de Heber, Chase Kimball, também decidiu deixar para trás a sua família e tudo o que lhe era familiar para servir, durante dois anos, como missionário da mesma Igreja restaurada de Jesus Cristo. Foi chamado para servir como missionário na Alemanha. Em 2017, antes de chegar à Alemanha, o Elder Chase Kimball foi ao Centro de Treinamento Missionário, localizado em Preston, Inglaterra, o mesmo lugar onde o seu tetravô tinha estabelecido a Igreja pela primeira vez. O interesse do Elder Kimball pelo seu antepassado foi despertado à medida que ele frequentava o centro.

A decisão de servir uma missão não tinha sido fácil para o Elder Kimball. Tal como o seu tetravô antes dele, o Elder Kimball também se debateu com sentimentos de inadequação. “Senti que não era capaz … Esse é um dos meus maiores desafios [na minha missão] — sentir-me inadequado”, partilhou o Elder Kimball. Poder estar no mesmo lugar onde Heber C. Kimball trabalhou como missionário foi de grande consolo para o Elder Kimball.

Apesar das fraquezas e dos sentimentos de dúvida nunca chegarem a desaparecer por completo, o Elder Kimball já se apercebeu que esta é a obra do Senhor, e não a sua. Se ele continuar a confiar no Senhor, nunca irá fracassar. Ao refletir sobre o que a sua missão tem sido até à data, o Elder Kimball sente que tem sido bem-sucedido. “A maior bênção do serviço é poder ver evidências de crescimento em mim mesmo e nos outros. [O sucesso] não tem nada a ver comigo, mas tem tudo a ver com Deus e com o nosso relacionamento pessoal com Ele.” Ele descreve uma época em que conseguiu testemunhar o crescimento daqueles a quem tinha ensinado. O evangelho mudou as suas vidas à medida que aprenderam mais acerca de Jesus Cristo e se comprometeram a segui-Lo. “Vimos muitos milagres à medida que aqueles a quem ensinámos aceitavam o evangelho. Deus, realmente, prepara as pessoas, e tudo o que tenho de fazer é partilhar o que eu passei a conhecer sobre Jesus Cristo e sobre o Seu evangelho restaurado.”

O Elder Kimball tem, continuamente, refletido sobre o exemplo de Heber C. Kimball ao longo da sua missão. Ele, frequentemente, partilha uma citação inspiradora do seu tetravô com aqueles que ensina. Esta citação, que adotou como sua, revela a devoção pessoal que Heber C. Kimball tinha pelo Senhor e pelo Seu Evangelho. “Eu devo servir a Deus e guardar os seus mandamentos independentemente … dos atos de qualquer outra pessoa no mundo de Deus. Seja como for, não tem nada a ver comigo. Quando entrei nas águas do batismo, fiz o convénio de abandonar o mundo, e tudo o que lhe pertence, e de me apegar ao Senhor Deus de todo o meu coração, todos os meus dias. Este foi o convénio que eu fiz…”

Embora seis gerações e quase duzentos anos os separem, Heber Chase Kimball e Chase Kimball decidiram servir a Deus e aos Seus filhos na Europa, apesar das suas fraquezas, medos e dúvidas.

Em virtude das suas provações, eles apoiaram-se em Deus, confiando na Sua infinita sabedoria e amor. Através dessa confiança, o poder de Deus ajudou-os a superar as suas fraquezas. Eles puderam partilhar a mensagem do evangelho restaurado, ajudar outros a sentir o amor de Jesus Cristo e a receber as bênçãos do evangelho.

Pesquisar o Blog

Acerca do Blog: Este blog é gerido e escrito pela equipa de Relações Públicas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As informações aqui apresentadas são fiáveis e precisas mas não devem necessariamente ser vistas como declarações oficiais da Igreja. O objetivo deste blogue é de fornecer aos jornalistas, bloggers e ao público contexto e informações adicionais referentes a temas públicos que envolvam a Igreja no país e no mundo. Para aceder a comunicados de imprensa ou a declarações da Igreja, visite www.saladeimprensamormon.pt.