Notícia

Suicídio: O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio e A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias procura ajudar.

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, observado anualmente a 10 de setembro desde 2003, promove a consciencialização das causas e da prevenção do comportamento suicida. O suicídio e as tentativas de suicídio são um enorme problema de saúde a nível mundial. Pelo menos 800.000 pessoas cometem suicídio todos os anos, sendo notificadas as tentativas de suicídio pelo menos 20 vezes acima deste valor.

A maioria das principais religiões do mundo considera o suicídio um erro grave uma vez que acreditam que a vida é dada por Deus e que o suicídio reduz o tempo dessa mesma vida. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reconhece o problema, mas, ensina que o suicídio é um assunto demasiado complexo para que os mortais julguem a pessoa que morreu. Sobre este assunto, o Manual de Instruções da Igreja é bastante claro: “. . . a pessoa que comete suicídio pode não ser responsável pelos seus atos. Somente Deus pode julgar tal questão”.

“A maioria das pessoas que cometem suicídio não querem morrer; simplesmente querem obter alívio de alguma dor física, mental, emocional ou espiritual pela qual estão a passar.” (https://www.lds.org/study/manual/how-to-help/warning-signs-of-suicide?lang=eng). Os problemas de um indivíduo podem parecer demasiado terríveis e sem solução, a ponto de ele(a) considerar que a morte é a única saída.

A tragédia do suicídio é que este não destrói apenas uma vida, mas, traz também uma terrível dor e culpa aos amigos e familiares que ficam. Cristo está pronto a consolar e curar as almas daqueles que, erroneamente, acreditam que são responsáveis ou que poderiam ter evitado determinado suicídio. A Igreja incentiva os entes queridos a lembrar-se deste versículo em João 14: 27— “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá.  Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias dá esperança e discernimento aos que pensam cometer suicídio, conselhos e recursos aos que procuram ajudá-los, e consolo aos que estão a sofrer após a morte de alguém vítima de suicídio. Ensina que Deus entende as complexidades e provações que nos afetam como parte da mortalidade; sendo que o suicídio não define toda a existência de um indivíduo. 

A Igreja criou diversos recursos para explicar e prevenir o suicídio e consolar aqueles que perderam um ente querido em virtude do mesmo. Para aceder a todos os vídeos e recursos, visite o site www.suicide.churchofjesuschrist.org (em inglês).

  

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.