Seis meses depois — Missionários refletem sobre os esforços de auxílio que decorreram após o Terremoto na Croácia

A 29 de dezembro de 2020, às 12h20, hora local, um sismo de magnitude 6.4, atingiu o centro da Croácia perto da cidade de Petrinja. Segundo o presidente da câmara de Petrinja, Darinko Dumbovic, o terremoto destruiu cerca de metade da cidade, causando 7 mortos e 36 feridos. Graças à experiência anterior de auxilio em catástrofes semelhantes, missionários e voluntários d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, residentes na região, mobilizaram-se para ajudar.

Earthquake02.jpg
Às 12h20 hora local do dia 29 de dezembro de 2020, um terremoto de magnitude 6.4, atingiu o centro da Croácia perto da cidade de Petrinja. O terremoto causou 7 mortes e 36 feridos.2021 by Intellectual Reserve, Inc. Alle Rechte vorbehalten.
Download Photo

Nos dias que se seguiram ao terremoto, os habitantes sofreram muito com a destruição de quase 4.000 casas, com o encerramento de escolas e com um inverno muito nevoso. Houve uma necessidade crítica de mantimentos assim como de alimentos, água e combustível para aquecimento. O pedido foi feito para esses itens bem como para contentores de transporte e tendas de campismo para alojamento temporário. Felizmente, estes pedidos foram atendidos rapidamente.

À medida que a notícia do terremoto se espalhava, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias doou grandes quantidades de alimentos, água, roupas e equipamentos para a Croácia e para outros países vizinhos e ajudou o exército local no esforço logístico de distribuição desses bens.

No local onde o sismo se fez sentir com mais intensidade, a Igreja tem 12 missionários de proselitismo, bem como um Escritório da Missão em Zagreb. Graças à proximidade territorial, a Igreja pôde contactar de imediato o diretor da Cruz Vermelha da Croácia (HCK - Hrvatski Crveni Križ) para oferecer apoio.

Os voluntários da Igreja foram rapidamente designados para uma instalação da Cruz Vermelha da Croácia em Sisak, uma cidade localizada na orla da zona danificada pelo terramoto. Os voluntários e os missionários trabalharam sob a direção do diretor local da Cruz Vermelha da Croácia, Sanja Tomašinec.

“Foram tempos muito difíceis para nós”, disse Tomašinec. “Vieram centenas de voluntários de todas as partes da Croácia, e certo dia apareceram missionários e demonstraram o desejo de ajudar. Naquela época, sentiamo-nos bastante perdidos com tudo o que estava a acontecer, e eu dei-lhes [a designação] de ajudar na recolha da ajuda recebida e na distribuição desses artigos por aqueles que tinham sofrido danos ou perdas. Tratei de apresentá-los a jovens voluntários da nossa cidade de Sisak e incentivei-os a trabalhar em conjunto”.

A 2 de janeiro, apenas quatro dias após o terremoto inicial, os missionários estavam a embalar e a transportar caixas, cheias de suprimentos de máxima urgência para as áreas afetadas, na carrinha da missão.

Earthquake01.jpgDownload Photo

Na semana seguinte, os missionários foram enviados ao centro da Cruz Vermelha da Croácia, em Petrinja, a cidade mais próxima do epicentro, sob a direção contínua de Sanja Tomašinec.

Quando os missionários representantes da  Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias em Sarajevo, Bósnia, ouviram falar do terremoto, desejaram fazer o levantamento das necessidades e ajudar. Contactaram um dos seus parceiros de confiança - Croatia Baptist Aid (CBAid - Ajuda dos Batistas Croatas) - que queriam fornecer alimentos, mas não tinham financiamento.

A CBAid solicitou a ajuda da Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias na aquisição e distribuição de alimentos para 400 famílias que foram deslocadas ou afetadas de alguma forma. O conteúdo das caixas de alimentos consistia em nozes, frutos secas, feijão, biscoitos, tostas, creme de barrar de chocolate, carne enlatada, atum em lata, sopa, massas, leite, sal, açúcar, arroz e azeite.  A Instituição de Caridade Santos dos Últimos de Dias forneceram fundos e a CBAid tratou da aquisição, empacotamento e distribuição dos produtos.

Outros 42 missionários de tempo integral foram colocados temporariamente em quarentena em Zagreb a caminho das suas missões na Alemanha e na Eslováquia. Depois de cumprirem a quarentena obrigatória de sete dias, restava-lhes cerca de uma semana antes do embarque, o que lhes deu a oportunidade de ajudar a CBAid no empacotamento e distribuição de alimentos.

Os missionários a servir em várias cidades da Croácia passaram, aproximadamente, seis horas por dia, quatro dias por semana a ajudar no centro de distribuição da Cruz Vermelha da Croácia.  Estes missionários revezavam-se em turnos, de quatro a seis de cada vez, para contribuir no esforço de auxílio. No total, mais de 60 missionários participaram neste esforço nos meses que se seguiram ao o terremoto.

Quando lhe foi solicitado que descrevesse o trabalho com os jovens missionários, Tomašinec disse: “Os jovens missionários deixaram-me uma boa impressão, bem como a outros jovens que se tornaram voluntários. [...] Eles demonstraram ter boas maneiras e boa educação.  Eles comunicaram em excelente croata, o que, como sabemos, não é nada fácil. Os jovens missionários provaram ser muito trabalhadores, confiáveis, comunicativos e infundiram-nos força, cooperação e alegria nos momentos mais difíceis que passámos. Ficámos muito felizes por eles terem vindo ter connosco, do outro lado do mundo, até uma pequena cidade em ruínas que nem sequer se encontra no mapa”.