A Unir pela Fé

À medida que a Covid 19 apertava o seu controlo sobre o mundo, a sociedade começou a fechar-se. Eventos foram cancelados, negócios encerrados e até celebrações tradicionais foram deixadas de lado. Os serviços religiosos foram suspensos. No entanto, em Sabadell, Espanha, um grupo inter-religioso prosseguiu virtualmente nos seus esforços.

O Grupo de Diálogo Inter-religioso de Sabadell (GDIS) reúne-se mensalmente para debater uma ampla variedade de tópicos. De acordo com Cristina Villar Rey, d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, “O grupo é endossado pelo conselho municipal e visa promover o conhecimento e o respeito mútuo entre as diferentes denominações religiosas presentes no município”.

Representantes dos Santos dos Últimos Dias, Católicos, Batistas, Anglicanos, Brahma Kumaris, Bahá'ís, Judeus e Evangélicos determinam um tópico anual. Todos os meses, um dos representantes partilha os ensinamentos da sua respetiva religião no âmbito do tema designado. Os palestrantes podem também ser convidados, de tempos em tempos, a partilhar conhecimentos no âmbito da legislação, da saúde e noutras questões.

Depois de muitos meses de videoconferências, a primeira reunião presencial do GDIS decorreu recentemente. O grupo reuniu-se num pequeno bosque situado no terreno de um edifício d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ficou decidido que será realizada uma vigília em setembro, como homenagem a todos os que morreram durante a pandemia. A Câmara Municipal de Sabadell participará no evento.

Interfaith01
Alguns Membros do Grupo após a Reunião de Maio2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Da mesma forma, o grupo de trabalho do diálogo inter-religioso português reuniu-se recentemente num formato híbrido, um ano e meio após o início da pandemia. Representantes de 15 igrejas sediadas em Portugal reuniram-se na terça-feira, dia 22 de junho. Devido a restrições governamentais que só permitem 30 por cento da capacidade de ocupação das salas de conferências, alguns compareceram presencialmente e os demais virtualmente.

Interfaith02
A Sessão Presencial do Grupo de Trabalho do Diálogo Inter-religioso Português2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Os palestrantes foram selecionados de entre os representantes religiosos do grupo. O Dr. Joaquim Moreira d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias discursou sobre “A dimensão social das igrejas em Portugal no apoio humanitário”. Além de líderes eclesiásticos, compareceram muitos líderes governamentais e não governamentais.

Interfaith03
O Dr. Moreira a discursar2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

De acordo com o Dr. Moreira, o grupo tem “encontros mensais regulares onde debatemos questões de relevância religiosa e o modo como as religiões podem fazer uma diferença positiva na sociedade portuguesa”. O seu objetivo é promover a harmonia entre as religiões, com respeito pelas diferenças doutrinárias de cada uma, mas unidas em propósitos comuns.

Os temas recentes que debateram incluem o cumprimento das leis de saúde do país relacionadas com a pandemia. Isso inclui a divulgação sobre a vacina e a assistência aos imigrantes para que sejam vacinados sem receio de serem expulsos do país. Além disso, ajudam os refugiados a integrar-se na sociedade portuguesa.

O grupo almeja direitos iguais para todas as religiões. Uma das suas conquistas foi legalizar o proselitismo em Portugal. Procuram alcançar um equilíbrio entre o ensino secular e a religião para os jovens do sistema de ensino português. Nesta perspetiva, estão a trabalhar para transformar o tema da “Educação Moral e Religiosa Católica” em “História das Religiões”. Fazem um esforço suplementar para quebrar os mitos referentes a diferentes religiões entre os jovens adultos e “semear as sementes para o estabelecimento da paz religiosa em Portugal”.

Compreensão, respeito, amizade e amor. Estas são coisas pelas quais as pessoas de todas as religiões se esforçam para alcançar. Trabalhar juntos neste espírito, permite que estes grupos procurem a esperança de paz e união, eliminem estereótipos, eliminem conceitos erróneos e evitem a alienação. Ao compreender as semelhanças em vez das diferenças, eles podem permanecer juntos na defesa da liberdade religiosa.

O Elder David A Bednar, um apóstolo d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, afirma que “O devido respeito e compreensão pelos grupos religiosos pode trazer benefícios importantes para toda a comunidade”.