Primeira Presidência anuncia a criação de 4 novos quóruns de setentas de área

As mudanças anunciadas entrarão em vigor no dia 1º de junho.

A Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou um aumento no número de quóruns dos Setenta, acrescentando quatro quóruns para os setentas de área, aos oito quóruns existentes e mudando a estrutura geográfica das designações dos quóruns.

Numa carta dirigida às autoridades e líderes gerais e setentas de área da Igreja na terça-feira, dia 19 de maio, a Primeira Presidência anunciou a aprovação para as adições e redesignações o que ocorreu numa reunião recente do Conselho da Primeira Presidência e Quórum dos Doze Apóstolos.

As mudanças anunciadas entrarão em vigor no dia 1º de junho.

“Sentimos que as mudanças nos quóruns dos setentas de área ampliarão o funcionamento dos mesmos, melhorarão o seu alinhamento geográfico e realçarão as semelhanças culturais e de idioma entre os membros do quórum”, disse a Primeira Presidência na carta.

“Os ajustes também ajudarão a prover mais momentos de interação entre os membros do Quórum dos Doze Apóstolos e a Presidência dos Setenta e os setentas de área.”

O número proposto de quóruns e designações para os quóruns de setentas de área, começando no mês que vem, são:

• Terceiro Quórum — Áreas África Central, África Sul e África Oeste. (As primeiras duas áreas estão a ser criadas da divisão da atual Área África Sudeste.)
  • Quarto Quórum — Áreas Ásia e Ásia Norte.
  • Quinto Quórum — Área Brasil.
  • Sexto Quórum — Áreas Caribe, América Central e México.
  • Sétimo Quórum — Áreas Europa, Europa Leste e Oriente Médio/África Norte.
  • Oitavo Quórum — Áreas Pacífico e Filipinas.
  • Nono Quórum — Áreas América do Sul Noroeste e América do Sul Sul.
  • Décimo Quórum — Áreas América do Norte Central, América do Norte Nordeste e América do Norte Sudeste.
  • Décimo primeiro Quórum — Áreas América do Norte Sudoeste e América do Norte Oeste.
  • Décimo segundo Quórum — Área Utah.

O primeiro e segundo quóruns dos Setenta é composto de Setentas Autoridades Gerais.

As revelações dos últimos dias contêm provisões para quóruns adicionais dos Setenta: “Até sete vezes setenta, se o trabalho da vinha necessariamente o exigir” (Doutrina e Convênios 107:96).

O Profeta Joseph Smith chamou os primeiros setentas desta dispensação em 1834, com o Presidente Spencer W. Kimball reconstituindo o Primeiro Quórum dos Setenta em 1975, e preenchendo aquele quórum no ano seguinte com os 21 homens que tinham sido Assistentes dos Doze e foram subsequentemente ordenados setentas.

Os quóruns dos setentas em estacas pelo mundo todo foram descontinuados em 1986, e o Segundo Quórum dos Setenta foi organizado em 1989.

Na Conferência Geral de Abril de 1995, o Presidente Gordon B. Hinckley anunciou a criação de uma nova posição de liderança — a autoridade de área. Em 1997, autoridades de área foram renomeadas como autoridades setentas de área — mais tarde foi diminuído para setentas de área — e ordenados ao ofício de setenta no sacerdócio.

Os Setentas de área não são considerados Autoridades Gerais da Igreja. Eles vivem nos seus países de residência ao redor do mundo, mantêm os seus empregos não-eclesiásticos e servem na Igreja por um número designado de anos, semelhante a um bispo ou presidente de estaca.

Em 1997, o Terceiro, Quarto e Quinto Quóruns foram criados — o terceiro para aqueles que moravam nas áreas da Europa, África, Ásia, Austrália e Pacífico da Igreja; o quarto para aqueles que residiam nas áreas do México, América Central e América do Sul; e o quinto para aqueles nos Estados Unidos e Canadá.

Em julho de 2004, o Sexto e o Sétimo Quóruns foram organizados com a divisão do Quinto Quórum, já que os números deste quórum excediam os 70. As áreas dentro dos Estados Unidos e Canadá foram separadas no Quinto e Sexto Quóruns. Um ano depois, a Igreja anunciou a criação do Sétimo e Oitavo Quóruns — o primeiro para áreas no Brasil e Sudeste da América do Sul e o segundo para áreas no Sudeste da Ásia, Austrália e Ilhas do Pacífico.

Com as áreas geográficas da Igreja consolidadas e realinhadas ao longo dos anos, o anúncio da composição mais recente do quórum, até o dia 19 de maio incluiu:

• Terceiro Quórum — Áreas África Sudeste, África Oeste, Europa e Europa Leste
  • Quarto Quórum — Áreas Caribe, América Central, México e América do Sul Noroeste.
  • Quinto Quórum — Áreas América do Norte Oeste e Utah.
  • Sexto Quórum — Áreas América do Norte Central, América do Norte Nordeste, América do Norte Sudeste e América do Norte Sudoeste.
  • Sétimo Quórum — Áreas Brasil e América do Sul Sul.
  • Oitavo Quórum — Áreas Ásia, Ásia Norte, Pacífico e Filipinas.

Fonte: www.thechurchnews.com