Comunicados de Imprensa

O profeta diz que os santos dos últimos dias podem ‘mudar o futuro da Europa’ com o evangelho de Jesus Cristo

O presidente e a irmã Nelson se juntam ao élder e à irmã Bednar em uma transmissão virtual para 48 países

No domingo, durante a transmissão do devocional para os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Europa, o presidente Russell M. Nelson convidou os santos europeus a liderar a coligação de Israel.

“Orem e procurem oportunidades de compartilhar a alegria que vocês sentem por causa do evangelho”, disse o profeta. “Vocês podem se surpreender com a maneira como o Senhor responderá às suas orações. (…) Vocês estão perfeitamente posicionados para encontrar os filhos de Israel que estão vivendo na Europa ou vindo para cá.”

Esse tipo de ação “literalmente mudará o futuro da Europa”, disse o presidente Nelson. “Tenho completa fé em vocês, meus queridos irmãos e irmãs. Vocês nasceram para fazer isso. A Europa tem um futuro inigualável — por causa de vocês!”

Para essa transmissão voltada a 48 países, o profeta foi acompanhado de sua esposa, a irmã Wendy Nelson, do élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, e de sua esposa, a irmã Susan Bednar, e do élder Massimo De Feo, da Presidência da Área Europa.

Embora o secularismo na Europa seja crescente, o presidente Nelson expressou um otimismo inabalável para os dias que virão.

“Não sou ingênuo em relação [às realidades atuais]”, disse ele. “Mas, irmãos e irmãs, nunca se esqueçam de que a Restauração do evangelho começou para que todos os homens e mulheres saibam que ela é verdadeira! A Restauração ocorreu para que todos pudessem ter o privilégio de entender a magnífica amplitude e profundidade do evangelho do Senhor em sua plenitude. A coligação de Israel — predita ao longo das escrituras — está acontecendo agora em todas as nações. Isso inclui as nações da Europa!”

O presidente Nelson, que supervisionou o trabalho da Igreja na Europa entre 1985 e 1990, deu atenção especial aos jovens e aos jovens adultos no domingo.

“Muitos de seus amigos estão procurando entender por que estão aqui na Terra. Eles querem saber se a vida tem algum significado e propósito. Querem fazer a diferença no mundo. Eles se perguntam em quem podem confiar”, disse o presidente Nelson. “Vocês percebem que vocês têm as respostas que esses amigos estão buscando?”

Para aqueles que não têm uma forte convicção da veracidade dos ensinamentos da Igreja, o presidente Nelson os incentivou a “pedir e buscar! (…) Ter perguntas não significa que vocês não têm um testemunho. Se vocês sabem que Jesus é o Cristo e que Seu evangelho foi restaurado, que o Livro de Mórmon é a palavra de Deus e que os profetas andam pela Terra hoje, vocês têm um testemunho. Seu estudo contínuo e sua busca vão abençoá-los com mais compreensão ao longo do tempo”.

O profeta também advertiu os jovens e os jovens adultos a “manterem o foco no que sabem. (…) Ouçam as fontes em que podem confiar. Busquem respostas para suas perguntas por meio da oração, do estudo das escrituras e do estudo das palavras dos profetas, videntes e reveladores”.

Élder David A. Bednar

O élder Bednar pediu aos santos dos últimos dias que se lembrassem dos convênios que fizeram com Deus. Ao fazê-lo, ele disse que isso “é a fonte de orientação e força espiritual em todas as épocas”.

Citando discursos anteriores do presidente Nelson, o élder Bednar disse que os convênios com Deus devem ser o “enfoque de nossa vida”.

“Em um mundo de crescente confusão, desordem e comoção, os convênios e as ordenanças são essenciais para nos ajudar a manter um foco adequado no Salvador e em Sua doutrina — independentemente de nossos desafios e de nossas circunstâncias”, disse o élder Bednar. “Os convênios e as ordenanças que são honrados com constância, que são sempre lembrados e escritos ‘com o Espírito do Deus vivo (…) nas tábuas de carne do coração’ proporcionam propósito, alegria e a garantia das bênçãos na mortalidade e na eternidade.”

Assim como um repetidor de Wi-Fi amplia o sinal de internet existente e depois transmite um sinal mais forte, receber, lembrar e honrar nossos convênios aumenta o poder de Deus em nossa vida, disse o élder Bednar. Os convênios nos fortalecem “para prosseguirmos com firmeza e vencermos as várias obstruções que encontramos no caminho do convênio” e a ampliar “nossa capacidade de estender a mão, servir e abençoar outras pessoas”.

Irmã Wendy Nelson

A irmã Nelson citou uma chave para discernir a verdade em nossa cultura saturada de informações.

“Como podemos nos proteger em meio à guerra de palavras que se manifesta ao nosso redor?”, perguntou ela. Sugiro que comparemos tudo o que lemos, vemos ou ouvimos com os ensinamentos dos profetas. Se essas coisas não estiverem em harmonia, devemos abandoná-las (…). Os profetas testificam de Cristo. O único desejo deles é o de nos ajudar a encontrar e a permanecer no caminho do convênio que nos leva de volta a Ele e a nosso Pai Celestial.

Em espírito de resolução de Ano Novo, ela convidou os santos da Europa a, por 30 dias, fazer um ponto de exclamação após cada declaração de um profeta e um ponto de interrogação depois de qualquer outra coisa que lessem.

“Vocês podem notar uma diminuição na quantidade de estresse que sentirão ao serem capazes de ver além das falsas filosofias dos homens que produzem um tipo de tensão e ansiedade que podem praticamente nos paralisar”, disse ela. “O que aconteceria com seu nível de paz, clareza de pensamento, alegria, experiência de amor e prosperidade espiritual se, por 30 dias, vocês começassem a questionar tudo o que a mídia do mundo e todas as outras fontes oferecessem — e — em vez disso, estudassem fervorosamente, abraçassem e vivessem plenamente todos os ensinamentos proféticos que encontrarem? O que aconteceria em apenas 30 dias se vocês escolhessem seguir os profetas com exatidão?”

Ela ofereceu várias características do presidente Nelson que valem a pena imitar. Isso inclui estar atento e alerta às necessidades de outras pessoas; adotar uma admiração pelas leis de Deus; encontrar alegria no serviço; pagar o preço para realizar coisas difíceis e não adiar ações importantes.

“Ao seguir os profetas, seu amor pelo Pai Celestial e por Jesus Cristo aumentará, assim como seu desejo de guardar os convênios que fizeram com Eles”, disse a irmã Nelson. “Sua capacidade de discernir entre o que é verdadeiro e o que não é aumentará. Vocês vão ansiar por estar no templo, mais do que nunca, porque amam a quem pertence esta casa e a quem nos ensina verdades sublimes neste local.”

Irmã Susan Bednar

A irmã Bednar compartilhou três experiências de sua época na Europa que abençoaram a ela e à sua família.

A primeira ocorreu durante uma viagem à Alemanha. Depois que seu filho de 13 anos ficou doente, uma bênção do sacerdócio do élder Bednar, combinada com fé e oração, ajudou o filho a se recuperar. A segunda ocorreu durante o serviço missionário de um filho na Inglaterra. Ele conheceu um colega missionário, filho de um homem que seu pai, o élder Bednar, batizou quando era um jovem missionário décadas antes. A terceira aconteceu em 2006, quando a irmã e o élder Bednar estavam na Eslováquia. A Igreja de Jesus Cristo recebeu reconhecimento oficial durante sua visita — um marco que exigiu a assinatura de 20 mil cidadãos. A região do país onde as pessoas mais prontamente assinaram a petição de reconhecimento, disse a irmã Bednar, era uma área de onde vieram alguns dos antepassados do élder Bednar.

A irmã Bednar disse que os ternos sentimentos que ela e o élder Bednar têm pelos santos da Europa vão além dos laços dos antepassados.

“Todos fazemos parte de um trabalho maior”, disse ela. “Esta é a obra do Senhor. Estamos unidos como santos por meio das ordenanças e dos convênios disponíveis dentro do evangelho restaurado de Jesus Cristo.”

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.