Elder Massimo De Feo Participa de Reunião de Alto Nível com Líderes Religiosos

Na sexta-feira, dia 14 de janeiro de 2022, o Elder Massimo De Feo, Presidente da Área da Europa d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, juntou-se a vários altos representantes europeus de diversas religiões, entre os quais Cristãos, Muçulmanos, Budistas e Judeus, bem como representantes de organizações humanitárias sem nenhuma confissão religiosa.

High level meeting EU 01Download Photo

O convite partiu do Comissário Margaritis Schinas, Vice-Presidente da Comissão Europeia, para debater o progresso da Conferência sobre o Futuro da Europa. Este fez-se acompanhar pela vice-presidente Dubravka Šuica. A reunião realizou-se online devido às restrições da COVID.

A Conferência sobre o Futuro da Europa é uma iniciativa para os cidadãos europeus debaterem os desafios e as prioridades da Europa. A reunião de alto nível abordou muitas das ideias e propostas até agora partilhadas sobre os temas da Conferência, tais como as mudanças climáticas, a saúde, a economia e o emprego, a transformação digital, o Estado de direito, a segurança e a política externa da UE, assim como a migração. Espera-se que a Conferência chegue a conclusões até à primavera de 2022.

Neste contexto, o Elder De Feo abordou as mudanças climáticas, explicando que “para as pessoas de fé, proteger e preservar o nosso planeta não é apenas uma questão de sobrevivência. É a nossa casa e nós consideramo-la uma criação e uma dádiva de Deus”. Ele, em seguida, focou-se na migração. Nos seus comentários, alertou para o facto de que, segundo o último relatório de avaliação intercalar, “este é o mais polarizador de todos os tópicos”, convidando os representantes das instituições da UE a não descartar precipitadamente nenhuma dessas vozes. “Como igreja”, disse ele, “iremos continuar a ajudar e a apoiar os refugiados e os migrantes em parceria com organizações governamentais e não governamentais, tal como temos vindo a fazer há quase 40 anos, desde que lançámos os nossos esforços humanitários a nível mundial”.

Ele também relembrou à Comissão Europeia “a necessidade de uma verdadeira solidariedade entre os Estados-Membros para evitar a discriminação e respeitar a dignidade humana de cada migrante”. O Elder De Feo concluiu renovando o compromisso da Igreja para com o bem-estar de todos os filhos de Deus na Europa e a nível internacional. Após os comentários de abertura dos líderes, o debate permitiu que os participantes discutissem os demais temas.

Esta reunião fez parte do diálogo aberto, transparente e regular com as instituições europeias no âmbito do Diálogo do artigo 17º do TFUE.. A Comissão Europeia irá publicar um relatório.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, uma religião cristã com meio milhão de membros na Europa, procura a cooperação com órgãos políticos e institucionais, assim como com ONGs internacionais, organizações religiosas e a sociedade civil.

Pode saber mais sobre o Escritório de Assuntos Internacionais e da UE da Igreja na sua página do Facebook: www.facebook.com/CHURCHinEU