Num discurso na Universidade Brigham Young (BYU) — o seu primeiro discurso público como Presidente d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias — Dallin H. Oaks partilhou quatro formas de nos aproximarmos de Jesus Cristo.
Na mensagem devocional semanal do campus, na terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, o Presidente Oaks enfatizou em primeiro lugar uma conhecida advertência que o seu antecessor, o Presidente Russell M. Nelson, partilhou em abril de 2018.
“Nos dias que estão por vir” declarou o Presidente Nelson, “não será possível sobreviver espiritualmente sem a orientação, a direção, o consolo e a influência constante do Espírito Santo”.
“Sinto necessidade de enfatizar este aviso”, disse o Presidente Oaks. “Vocês vivem numa época em que o adversário se tornou tão eficaz a disfarçar a verdade que, se não tiverem o Espírito Santo, serão enganados. Muitos obstáculos estão para vir. As distrações serão muitas. Mesmo os membros ativos podem, por vezes, ter preocupações sobre algumas questões históricas, doutrinais ou sociais relacionadas com a Igreja”.
| Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
Para ajudar todos os Santos dos Últimos Dias a “superar dúvidas presentes ou futuras”, o Presidente Oaks, profeta e antigo presidente da BYU (1971–1980), apontou quatro ações simples que os podem ajudar a aproximar-se do Salvador.
- Fortalecer a nossa fé n’Ele.
- Aumentar a nossa humildade.
- Procurar ajuda junto de outras pessoas.
- Ser paciente.
“Quaisquer que sejam essas dúvidas, a forma de as ultrapassar é aproximarem-se do nosso Salvador Jesus Cristo. Ele ensinou-nos vezes sem conta que Ele é o caminho”, disse o Presidente Oaks.
Fortalecer a nossa fé
O Presidente Oaks incentivou os Santos dos Últimos Dias a desenvolverem fé em Deus e na missão do Seu Filho Jesus Cristo.
“Uma fé forte exige mais do que um forte desejo”, disse. “Significa tentar diariamente, um passo de cada vez, com oração e estudo das escrituras. Podemos aumentar o nosso compromisso com os princípios do Primeiro Artigo de Fé”.
O profeta acrescentou que “estes princípios ancoram a nossa fé em Deus e manter-nos-ão ancorados na verdade do evangelho e no exemplo de serviço ao próximo do nosso Salvador”.
Aumentar a nossa humildade
A humildade é fundamental, ensinou o Presidente Oaks, porque “quando somos humildes, podemos ouvir a voz do Senhor com mais clareza”. Ele disse ainda: “Olhem para as necessidades dos outros e a humildade virá como consequência”.
Recordando ensinamentos anteriores dos Presidentes Ezra Taft Benson e Spencer W. Kimball, o Presidente Oaks falou sobre a importância de sermos ensináveis e de nos submetermos à vontade de Deus.

_36A2843.jpg
Os alunos ouvem um discurso no devocional do Presidente Dallin H. Oaks, d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Marriott Center em Provo, Utah, na terça-feira, 10 de fevereiro de 2026.“A humildade é um dos poderosos mandamentos que nos foram dados para nos guiar na nossa jornada mortal, que nos prepara para o encontro marcado com o nosso Salvador e Redentor, Jesus Cristo”, disse o Presidente Oaks.
“Cuidado para não se distraírem”, acrescentou.
Àqueles que vacilam na fé ou que se afastaram da Igreja por causa de algo que aprenderam, o Presidente Oaks incentivou-os a ter “humildade, fé e confiança no Senhor”.
“Aqueles cuja fé e atividade na Igreja restaurada estão a diminuir são uma fonte de grande preocupação para os vossos líderes proféticos”, disse. “Nós amamos-vos, jovens e idosos, homens e mulheres. E o Senhor também! Deus é incansável na Sua busca amorosa por cada um de vocês. Guardem os mandamentos e sejam fiéis aos convénios que muitos fizeram para vos guiar no caminho do convénio. Nunca deixem que o vosso conhecimento secular limite os vossos horizontes”.

_E2_5850_1.jpg
Uma mãe senta-se com os seus filhos no átrio do Marriott Center em Provo, Utah, na terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, durante o devocional do Presidente Dallin H. Oaks, d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.Procurar ajuda junto de outros fiéis bem informados
Para ajudar a filtrar a “abundância de especulações e informações falsas em podcasts e nas redes sociais”, o Presidente Oaks exortou os Santos a “debaterem as suas preocupações com amigos fiéis e bem informados e a levarem sempre essas preocupações ao Senhor”.
De seguida, partilhou uma experiência de um presidente de estaca no campus da BYU. Um jovem disse a este líder local que iria deixar a Igreja.
“O presidente de estaca, surpreendido, começou imediatamente a partilhar o seu profundo testemunho do evangelho que lhe trouxera tanta alegria, paz e inspiração”, disse o Presidente Oaks. “O jovem ficou sentado, atónito, a olhar para ele com lágrimas nos olhos e disse: ‘Há meses que não ouço ninguém falar assim. Tenho estado a conviver com amigos que não acreditam.’”

_NE26899.jpg
O Presidente Dallin H. Oaks, d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, fala aos alunos e professores da Universidade Brigham Young, no Marriott Center, em Provo, Utah, na terça-feira, 10 de fevereiro de 2026.A conclusão, disse o profeta, é “rodearem-se de pessoas que acreditam”. Ele incentivou ainda os Santos dos Últimos Dias a frequentarem as reuniões semanais de adoração e a fazerem da frequência regular à casa do Senhor uma prioridade.
Ser paciente
Por fim, o Presidente Oaks incentivou as pessoas a terem paciência com o seu desenvolvimento espiritual.
“Ultrapassar a dúvida — resolver conflitos entre o avanço do conhecimento científico e os ensinamentos, por vezes incompletos, da religião — pode ser um processo demorado, como desenvolver a fé ou adquirir humildade”, disse.
Entretanto, ensinou o profeta, devemos concentrar-nos nos outros.
“Deveríamos ocupar-nos com o serviço”, disse. “Jesus ensinou e demonstrou vezes sem conta o poder de servir aos outros”.
