38e575b884d011ee9ed1eeeeac1e0642442d0cb7.jpeg
Comunicados de Imprensa

O Elder Clark G. Gilbert é chamado para o Quórum dos Doze Apóstolos

O Elder Clark G. Gilbert é o mais recente membro do Quórum dos Doze Apóstolos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Foi chamado na quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026, e ordenado na quinta-feira, 12 de fevereiro, pelo Presidente Dallin H. Oaks e pelos restantes membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos.

O Elder Gilbert, de 55 anos, nasceu em Oakland, Califórnia, e passou a maior parte da sua infância em Phoenix, Arizona. Tem desempenhado funções como Setenta Autoridade Geral desde abril de 2021 e como Comissário do Sistema Educativo da Igreja desde agosto do mesmo ano.

“Este é um momento incrível para direcionar as pessoas para o Salvador Jesus Cristo”, disse o Elder Gilbert, na quinta-feira. “Quando o fazemos, podemos encontrar alegria, conforto e paz n’Ele. Como disse certa vez o President [Russell M.] Nelson, é muito mais difícil encontrar a felicidade onde ela não existe. E estamos muito gratos por eu ter agora este chamado para testemunhar que Jesus é o Cristo. Se as pessoas, pelo mundo fora, olharem para Ele, Ele fará com que as suas vidas sejam melhores, mais significativas e mais felizes. Isto acontece com e através do nosso Salvador Jesus Cristo”.

Desde a sua infância, o Elder Gilbert disse que os seus pais incutiram a ideia de que o evangelho de Jesus Cristo e a educação estão naturalmente interligados.

“Nunca me fizeram pensar que a educação e o evangelho estivessem de alguma forma dissociados — quanto mais fé se tem, mais se quer aprender e crescer, e quanto mais se aprende e cresce, mais profunda se torna a fé”, afirmou em 2021.

A sua fé e estudos receberam um forte impulso durante o tempo que passou na Universidade Brigham Young, onde se licenciou em Relações Internacionais em 1994.

O seu tempo na BYU foi especial porque, acrescentou ele, “pela primeira vez, senti a expansão da força da Igreja e isso estava diretamente ligado ao meu crescimento académico”.

O Elder Gilbert continuou os seus estudos em Stanford (mestrado em Estudos do Leste Asiático em 1995) e Harvard (doutoramento em Administração de Empresas em 2001). Embora tenha ingressado no corpo docente de Harvard, o seu sonho sempre foi lecionar na BYU.

Essa oportunidade surgiu, porém numa BYU diferente.

Kim B. Clark, colega e mentor de Harvard, que se tinha tornado presidente da BYU – Idaho, convidou o Elder Gilbert e a sua esposa, Christine, a considerarem trazer os seus dons para Rexburg, Idaho. O convite do Presidente Clark incluía um desafio para “nos ajudar a repensar a educação da Igreja numa escala global”.

Os Gilbert saíram da Harvard Business School em 2006 e foram para a BYU – Idaho.

A experiência profissional do novo apóstolo baseava-se em ser mentor de estudantes, na adaptação ao mundo em constante mudança da tecnologia da comunicação e na construção e liderança de grandes organizações. Após três anos a ajudar os alunos da BYU – Idaho, desempenhou funções como CEO da Deseret Digital Media (2009), presidente da Deseret News (2010), presidente da BYU – Idaho (2015) e presidente inaugural da oferta online global conhecida como BYU – Pathway Worldwide (2017) — cargo que ocupou até ser chamado para o serviço de tempo integral na Igreja.

O seu serviço como Comissário do Sistema Educativo da Igreja envolveu a supervisão da BYU, BYU – Idaho, BYU – Havai, Ensign College, BYU – Pathway Worldwide e dos Seminários e Institutos de Religião.

A experiência que teve com jovens Santos dos Últimos Dias do centro da cidade durante o tempo que passou em Boston revelou-se fundamental, pois ajudou a levar oportunidades educativas a públicos mais abrangentes como primeiro presidente da BYU – Pathway Worldwide, uma iniciativa educativa inovadora e baseada na espiritualidade patrocinada pela Igreja.

Embora aqueles jovens de Boston fossem novos na Igreja e nos seus ensinamentos e expetativas, ele disse que aprendeu que o segredo para ajudá-los a crescer era concentrar-se no potencial deles.

“O seu crescimento no evangelho foi gradual, mas constante”, explicou o Elder Gilbert na conferência geral. “Hoje em dia, eles já serviram como missionários, já se licenciaram na faculdade, já se casaram no templo e têm uma vida pessoal e profissional notável”.

Há vários anos, ao falar sobre o sucesso do BYU – Pathway com um educador de renome nacional, o Elder Gilbert explicou que os frutos do programa são o seu foco no potencial divino de cada aluno. Desde o seu início em 2009, o BYU – Pathway já serviu mais de 288 000 estudantes em mais de 180 países.

Ao longo da sua liderança educativa, o Elder Gilbert enfatizou a importância de ajudar cada aluno a crescer em Cristo. Ele ensinou que “nesta Igreja, acreditamos no potencial divino de todos os filhos de Deus e na nossa capacidade de nos tornarmos algo mais em Cristo”. Afirmou que, embora as pessoas comecem a vida em circunstâncias diferentes, “no tempo do Senhor, não importa o ponto de partida, mas sim, a direção que tomamos”, um princípio que moldou o seu trabalho com estudantes de todo o mundo.

“Um dos milagres desta, que é a Igreja do Senhor, é que cada um de nós pode ser algo mais em Cristo”, disse o Elder Gilbert. “Não conheço nenhuma outra organização que dê aos seus membros mais oportunidades de servir, retribuir, arrepender-se e serem pessoas melhores. Independentemente de começarmos em circunstâncias abundantes ou difíceis, mantenhamos a nossa visão e os nossos declives a apontar para o Céu. Ao fazê-lo, Cristo elevar-nos-á a um lugar mais alto”.

Além da sua liderança profissional e educativa, o Elder Gilbert serviu em vários chamados da Igreja, incluindo o de missionário de tempo integral na Missão Japão Kobe, presidente do quórum de elderes, conselheiro na presidência de estaca, bispo e Setenta de Área.

Ele e Christine casaram-se no Templo de Salt Lake em 1994. O casal tem oito filhos.