O serviço voluntário é a base do trabalho humanitário, do bem-estar e da autossuficiência em que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se envolve no mundo inteiro. Os 80 000 missionários da Igreja estão entre estes voluntários dedicados.
Estes missionários servem por todo o mundo nas 450 missões da Igreja, onde desempenham um papel fundamental nos esforços de serviço comunitário, na limpeza em casos de catástrofes e em projetos relacionados com as operações de bem-estar e autossuficiência da Igreja.
A força deste esforço coletivo tem sido demonstrada nos últimos meses. Em maio de 2025, em Pasadena, Califórnia, a Igreja organizou um centro de recuperação de catástrofes causadas por incêndios florestais durante seis dias na sua sede da Estaca Pasadena. Esta colaboração com a Cruz Vermelha Americana, a Rede de Emergência de Los Angeles (ENLA) e a rede de fornecedores da ENLA apoiou aproximadamente 2 500 famílias afetadas pelos incêndios florestais de 2025 no sul da Califórnia.
Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
Os jovens missionários estavam lá para ajudar, ao oferecer a esperança que muitas vítimas do incêndio precisavam. Através das suas ações altruístas, eles estavam a cultivar o bem duradouro.
Kevin Cox, CEO e fundador da Hope Crisis Response Network, uma das organizações presentes, constatou: “Acho que nunca conheci um missionário que tenha usado a palavra ‘não’. É do tipo: ‘Vamos dar a volta a isto. Vamos ver como podemos fazer isto. A Igreja precisa de ter muito orgulho nos seus missionários. Quando enviamos estes jovens para o estrangeiro, eles estão a aprender muitas lições de vida, mas também estão a lançar uma grande semente e é disso que precisamos no nosso país”.
Os missionários também estiveram presentes na trágica sequência dos furacões Helene e Milton, que atingiram o sudeste dos Estados Unidos no fim de setembro e início de outubro de 2024. No rescaldo das tempestades, 21 284 voluntários da Igreja mobilizaram-se durante seis semanas para ajudar em cinco estados. Com os seus já conhecidos coletes amarelos, eles serviram aos vizinhos na Carolina do Norte e do Sul, Flórida, Geórgia e Tennessee.
“Foi preocupante ver a devastação de propriedades, mas mais ainda das famílias e indivíduos”, disse o Elder Ahmad Corbitt, da Presidência da Área Sudeste da América do Norte da Igreja. “A consagração de tempo dos nossos milhares de membros e missionários de tempo integral, juntamente com a comida, água e muitos outros produtos fornecidos pela Igreja, ajudou os nossos amigos e vizinhos em toda a região sul. Fez tudo parte de viver os dois grandes mandamentos do Salvador (amar a Deus e amar ao próximo) e foi inspirador. Pessoalmente, vi esperança e lágrimas de alegria nos rostos dos beneficiários agradecidos”.
- Steven-Stay-CW---Elder-Amhad-Corbitt-clears-debis-on-a-work-crew-in-Asheville-North-Carolina.jpg
- Don-Ashley-CW---RUI-2---Work-Crew-in-St-Petersburg-Florida-4.jpg
- Steven-Stay-CW---Church-volunteers-in-Ashvelle-North-Carolina-work-together-to-move-large-debris.jpg
Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
O serviço missionário eleva as comunidades de outras formas importantes. Em 2022, por exemplo, os missionários juntaram-se a outros voluntários num projeto importante com a National Association for the Advancement of Colored People (NAACP) em São Francisco. Juntos, instalaram um sistema de irrigação na Quinta Comunitária Florence Fang, que fornece alimentos frescos a uma comunidade diversificada e necessitada que passa por escassez alimentar.
“Este é um dia maravilhoso”, disse o Elder Patrick Kearon, à época membro da Presidência dos Setenta. “Estamos aqui com todos os tipos de origens, etnias e culturas, todos a trabalhar juntos para tornar este jardim extraordinário um lugar melhor. Hoje, o verdadeiro benefício é trabalharmos juntos. Quando a sociedade em geral está tão dividida, isto está a juntar todo o tipo de pessoas e estamos encantados por fazer parte disto”.

NAACP-Florence-Fang-Community-Farm-Service-Project
Voluntários ligam linhas de rega gota a gota na Quinta Comunitária Florence Fang em São Francisco no sábado, dia 22 de outubro de 2022, como parte de um projeto humanitário para instalar um sistema de irrigação muito necessário. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a National Association for the Advancement of Colored People (NAACP) patrocinaram o evento. O esforço garantirá que aqueles que enfrentam nessa área a insegurança alimentar tenham produtos frescos para comer.2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Exemplos semelhantes de serviço missionário podem ser encontrados em todo o mundo. Por exemplo, no início deste ano nas Filipinas, os missionários participaram numa missão médica organizada por uma congregação em Barangay Mintal, na cidade de Davao. O evento proporcionou aos membros da comunidade serviços gratuitos de saúde física e mental.
“Esta missão médica é um exemplo brilhante do que significa cuidar uns dos outros”, disse Yolanda Villaflor, membro da Associação de Idosos Garden Villas.

davaomedicalmission01.png
A Estaca Davao Oeste d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realiza uma missão médica em Mintal, Cidade de Davao, no sábado, dia 26 de abril de 2025.2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Em abril, os missionários da Costa Rica participaram num dia de serviço. Em colaboração com a Works of the Holy Spirit Association, os membros da Igreja e os missionários limparam um parque infantil e a paróquia católica de San José.
Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
Na Papua Nova Guiné, os missionários foram essenciais para o esforço de alívio das inundações na Ilha de Parama, em outubro de 2024. Quando um bote e as jangadas que o acompanhavam chegaram à ilha com alimentos, água, filtros de água e lonas, as águas eram demasiado rasas para que as embarcações pudessem levar os mantimentos à aldeia. O mais perto que conseguiram chegar foi a um quilómetro da costa.
Durante toda a tarde de 29 de outubro, os aldeões e os missionários andaram os dois quilómetros do percurso através de poças de água da marés para transportar os mantimentos para terra e para as mãos vazias de famílias agradecidas.

Law112024_08
Um morador da Ilha Parama recebe o seu kit de purificação de água, que a Igreja forneceu às vítimas das cheias em outubro de 2024.2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Em julho de 2024, os missionários ajudaram no trabalho de limpeza em Saas-Grund, Suíça após tempestades devastadoras.
“Ver como o nosso trabalho melhora a vida das pessoas aqui foi muito comovente”, disse o Elder Tobias Kroes. “Em vez das nossas tarefas quotidianas, conseguimos realizar algo realmente significativo ao unirmos forças”.
“Nunca imaginei como seria gratificante carregar pedras durante o dia todo”, disse o Elder Leon Radtke.

Die-fleissigen-Missionare-arbeiten-viele-Stunden
Grupo de missionários da Missão Alpina d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias remove pedras e detritos após tempestades devastadoras em Saas-Grund, Suíça, entre 11 e 13 de julho de 2024. (Foto de Judy Stüssi)Em Roma, os missionários e os Santos dos Últimos Dias locais passam um dia por semana a preparar e a servir refeições quentes aos sem-abrigo na cantina social da Parrochia del Santissimo Redentore. Na altura do Natal, preparam sacos de prendas com doces e outros artigos.

RomeCharityKitchen-04
Missionários d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias preparam-se para distribuir sacos com prendas de Natal na Parrochia del Santissimo Redentore em Roma, Itália, em dezembro de 2023.2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Todo o serviço em que os missionários se envolvem está enraizado no desejo de seguir os dois grandes mandamentos de Jesus Cristo: amar a Deus e amar o próximo.
“O Salvador ama todos os filhos de Deus, independentemente da sua situação socioeconómica, raça, religião, língua, orientação política, nacionalidade ou qualquer outro grupo. Nós também o devemos fazer!” disse o Elder Dieter F. Uchtdorf. “A maior recompensa de Deus vai para aqueles que servem sem esperar recompensa. Vai para aqueles que servem sem alarde; aqueles que procuram silenciosamente formas de ajudar os outros; aqueles que ministram aos outros simplesmente porque amam a Deus e aos filhos de Deus”.