SALA DE IMPRENSA Blog

Igreja Prepara Narrativa Histórica dos Primeiros Santos

Coleção de quatro volumes será publicada em Português

O primeiro volume de um novo conjunto de livros sobre os principais acontecimentos da história mórmon estará disponível ao público neste verão. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias vai publicar uma coleção de quatro volumes intitulada “Santos: A História da Igreja de Jesus Cristo nos Últimos Dias”.

“Esta nova história é uma narrativa histórica”, disse o Élder Steven E. Snow, Setenta - Autoridade Geral e historiador da Igreja. "Ela abrange o período antes da Primeira Visão até aos dias de hoje, e está escrita numa forma literária para que a maioria dos membros da Igreja a ache muito interessante, e muito fácil de ler."

Os três primeiros capítulos do primeiro volume já foram publicados nas revistas da Igreja “Ensign” e “Liahona” e no site da História da Igreja. Os oito primeiros capítulos serão apresentados dessa forma e estarão disponíveis em 47 idiomas. O livro completo estará disponível em 14 idiomas ainda este ano. Os leitores também encontrarão o seu conteúdo na seção História da Igreja do aplicativo para dispositivos móveis “Biblioteca do Evangelho”.

Os livros apresentam histórias verídicas de homens e mulheres que dedicaram suas vidas ao estabelecimento da Igreja em todo o mundo. Historiadores da Igreja pesquisaram e escreveram cada volume, e os líderes da Igreja fizeram a revisão dos manuscritos.

“A história da Igreja ajuda-nos a entender as vidas daqueles antes de nós, os desafios e as dificuldades que enfrentaram e como os superaram”, explicou o Élder Snow. “As suas histórias são cheias de fé e devoção, coragem, tristeza e alegria e muitos desafios, particularmente nos primeiros dias da Igreja, mas também visíveis nos dias de hoje, à medida que a Igreja se estabelece em muitas partes do mundo.”

Os líderes da Igreja dizem que a obra foi escrita em resposta ao mandamento do Senhor de “continuamente fazer o registro e escrever a história da igreja” (D & C 47: 3). O projeto representará a terceira vez que a Igreja publica uma história do seu passado em vários volumes. Joseph Smith começou a primeira dessas histórias da Igreja na década de 1830, e que foi publicada a partir de 1842. O historiador da Igreja B. H. Roberts publicou a segunda história em múltiplos volumes em 1930.

O primeiro volume de “Santos”, com o subtítulo “O Padrão da Verdade”, conta a história da Restauração, começando com a infância de Joseph Smith, e conclui com os membros da Igreja a receberem as ordenanças no Templo de Nauvoo em 1846. O segundo volume, “Nenhuma Mão Impura”, aborda os desafios dos Santos ao reunirem-se no oeste dos Estados Unidos, terminando com a dedicação do Templo de Salt Lake em 1893. O terceiro volume, “Intrépida, Nobre e Independente”, foca o crescimento global da Igreja e conclui com a dedicação do templo em Berna, na Suíça, em 1955. O quarto volume, “Soará em Todos os Ouvidos”, leva os leitores ao passado recente, numa época em que templos estão a ser construídos em todo o mundo.

“As pessoas sacrificam-se para unirem-se à Igreja, mudar as suas vidas e tornarem-se membros ativos”, acrescentou o Élder Snow. “E essas histórias são importantes para ajudar-nos hoje a lembrar que também podemos superar as coisas difíceis. Isso dá-me a esperança de que o Senhor possa trabalhar através de pessoas imperfeitas, como eu”.

Os líderes da Igreja acreditam que os novos volumes atrairão jovens e adultos. Os detalhes e diálogos incluídos nos livros são apoiados por fontes históricas. Os leitores encontrarão notas no final de cada capítulo com referências a registros da Igreja e recursos adicionais, incluindo ensaios e vídeos adicionais, disponíveis no site www.saints.lds.org.

Pesquisar o Blog

Acerca do Blog: Este blog é gerido e escrito pela equipa de Relações Públicas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As informações aqui apresentadas são fiáveis e precisas mas não devem necessariamente ser vistas como declarações oficiais da Igreja. O objetivo deste blogue é de fornecer aos jornalistas, bloggers e ao público contexto e informações adicionais referentes a temas públicos que envolvam a Igreja no país e no mundo. Para aceder a comunicados de imprensa ou a declarações da Igreja, visite www.saladeimprensamormon.pt.