19 jovens de 8 comunidades religiosas reuniram-se, de 17 a 20 de julho, na aldeia histórica de Castelo Novo, no Concelho do Fundão, para o Encontro de Jovens Inter-religioso (MEET IR) 2018, promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM).
Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
Bruno Pereira, Catarina Ferreira e Sandra Pereira representando A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias associaram-se a outros jovens da fé católica, anglicana, protestante (igreja evangélica e igreja adventista do sétimo dia), islâmica, Bahá'í e Hindu participando no encontro que teve como objetivos principais:
- Reconhecer e valorizar as diferenças entre os jovens e as suas religiões;
- Realçar a coexistência de diferentes aspetos, opiniões e comportamentos;
- Identificar os pontos de união;
- Descobrir o contributo para a construção de uma sociedade melhor.
Durante quatro dias, os jovens apresentaram a sua religião, através da partilha de conhecimento e experiências e de debates sobre o papel de cada jovem na erradicação da discriminação e preconceito religiosos.
Na conclusão desta experiência multicultural e inter-religiosa foi redigida uma carta por todos os participantes, defendendo a liberdade religiosa e a necessidade de respeito e tolerância inter-religiosos. A carta será posteriormente apresentada a diversos membros do governo português.
No âmbito do encontro foi também realizado um projeto de serviço, na qual os jovens do MEET IR ajudaram a cidade do Fundão na criação de várias bonecas para crianças refugiadas. Mesmo com crenças diferentes, todos os jovens uniram-se na mesma causa: o serviço ao próximo.