1-BookPT.jpg
Notícia

Histórias de Corajosos Conversos Europeus Incluídas no Volume 2 do Livro “Santos”

Novo Volume da História da Igreja Já Disponível

O segundo volume do livro Santos: A História da Igreja de Jesus Cristo nos Últimos Dias encontra-se agora disponível para download gratuito na secção História da Igreja da aplicação da Biblioteca do Evangelho. O livro Santos é diferente das histórias oficiais da Igreja apresentadas anteriormente. Cada volume começa com pesquisas meticulosas e fontes originais, que são entrelaçadas por historiadores e escritores que utilizam técnicas de narrativa populares.

O Volume 1 vendeu meio milhão de cópias impressas e apresenta um milhão de visualizações digitais desde o seu lançamento, em 2018. O relato narrativo conta a história da restauração da Igreja de Jesus Cristo, começando em 1815, com a infância de Joseph Smith. O Volume 1 termina em 1846, com os membros da igreja primitiva a serem forçados a deixar a sua comunidade e o templo em Nauvoo, Illinois.

O volume 2, Nenhuma Mão Ímpia, 1846-1893, retoma a história onde o Volume 1 ficou. Milhares de membros seguiram Brigham Young rumo ao oeste até Utah, entre os quais se encontravam conversos de países europeus.

Este volume inclui a história de Anna Widtsoe, uma destemida conversa norueguesa que foi batizada num gélido fiorde, em 1881. Ela e os seus dois filhos sacrificaram uma vida confortável para se juntarem aos Santos.

“Se não conseguimos deixar tudo e até dar a nossa vida, se for exigido, então não somos discípulos”, escreveu ela. A Anna atravessou o Atlântico e tornou-se um membro proeminente da sua comunidade. O seu filho, John A. Widtsoe, tornou-se depois membro do Quórum dos Doze Apóstolos.

Um outro converso europeu destacado no Volume 2 é Karl Maeser. Ele foi batizado em 1856 e proferiu uma eloquente oração quando saiu das águas.

“Pai, se aquilo que acabei de fazer é agradável aos Vossos olhos, concedei-me um testemunho, e tudo o que exigirdes das minhas mãos eu assim farei, mesmo que signifique dar a minha vida por esta causa”, disse ele. De volta a casa, depois do seu batismo, Karl (que só falava alemão) conseguiu milagrosamente ter uma conversa com o Presidente da Missão da Europa, Franklin D. Richards — que só falava inglês. Karl citou esta experiência como a resposta à sua oração. Anos depois, Karl imigrou com sucesso para Utah e ajudou a estabelecer o que mais tarde seria a Universidade Brigham Young.

O Volume 2 inclui várias histórias inspiradoras do sacrifício de conversos, de todas as partes do mundo. Também explora importantes, e por vezes controversos, eventos que incluem provações e milagres ocorridos ao longo da trilha dos pioneiros, a colonização de Utah, relacionamentos complicados com o governo dos Estados Unidos e com as tribos indígenas americanas, a prática do casamento plural, a revelação para acabar com essa prática e muito mais. Os leitores do livro Santos podem seguir as notas de rodapé para ler os documentos originais por detrás das histórias e obter conclusões informadas acerca desses eventos.

Os volumes finais do livro Santos serão publicados ao longo dos próximos anos. O Volume 3 focará o crescimento global da Igreja e terminará com a dedicação do templo de Berna, na Suíça, em 1955. O Volume 4 levará os leitores até um passado recente, relatando os contínuos desafios que envolvem o aumento do número de membros e a construção de templos pelo mundo fora. Os volumes destinam-se a dar, com alguma precisão, vida à história da igreja e a inspirar os membros a continuar um legado de fé.

O Elder Quentin L. Cook, do Quórum dos Doze Apóstolos, preside o Departamento de História da Igreja. Ele comoveu-se e foi levado quatro vezes às lágrimas enquanto lia as primeiras 100 páginas do livro.

“Espero que o resultado final [da leitura do livro Santos] seja uma profunda apreciação pelos nossos antepassados e pelos sacrifícios e dificuldades que eles tiveram de passar”, disse ele. Ele acrescentou que espera que essa gratidão capacite os Santos com “força e poder para superar os problemas que enfrentamos hoje”.

O Volume 2 está disponível em cebuano, chinês, inglês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português, russo, samoano, espanhol, tagalo e tonganês.  As edições impressas nestes idiomas ficarão disponíveis, dentro de alguns meses, em store.churchofjesuschrist.org