Encontro de Jovens Inter-religioso (MEET IR) 2020 com participação da Igreja

A atividade patrocinada pelo Alto Comissariado para as Migrações decorreu virtualmente no dia 10 de outubro

No passado sábado dia 10 de outubro de 2020 realizou-se uma vez mais o Encontro de Jovens Inter-religioso (MEET IR) 2020, promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações, entidade governamental que promove do diálogo inter-religioso. Esta iniciativa envolveu jovens entre os 18 aos 25 anos das diversas religiões representadas no GT-DIR (grupo de trabalho do diálogo inter-religioso) do qual fazem parte 14 religiões, em que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está representada.

Os objetivos do MEET-IR são reconhecer a diferença e o pluralismo e refletir conjuntamente sobre o contributo de todos (os jovens em particular) para uma sociedade melhor. Pretende-se que as atividades da reunião sejam de partilha e reflexão, mas também lúdicas para fomentar o espírito de diálogo. Nestas atividades são abordados vários temas como: valorizar a diversidade religiosa na sociedade portuguesa e torná-la visível; valorizar a identidade do outro sem colocar em causa a nossa;  histórias/tradições das diferentes comunidades religiosas; cultura e festa – celebração, alimentação; preocupação com os mais frágeis e com o ambiente.

Mariana Coelho, membro da Igreja, explicou a sua experiência: “O objetivo (do MEET IR) nunca foi o de discutir religião, mas sim o de percebermos qual o impacto que, juntos, poderíamos ter na sociedade e nas nossas comunidades. O MEET-IR mudou a minha visão sobre a importância de lutar pela liberdade religiosa, porque existem muitos mitos sobre as várias religiões que merecem ser desvendados e, barreiras devido à sensibilidade de cada um quando se fala do tema religião que só podem ser retiradas através do respeito mútuo. Ao nos reunirmos virtualmente, refletimos sobre o que seria possível realizar a partir de agora, mesmo em condições de pandemia, para estarmos unidos neste propósito."

"Posso ver a importância de trabalharmos juntos, sermos cidadãos ativos, amarmos o próximo e respeitarmos cada um, para o nosso desenvolvimento pessoal no processo de nos aproximarmos mais de Cristo. Cada um é um filho de Deus e cada um pode fazer o bem e ajudar alguém, independentemente da sua origem ou crenças, e sou grata por isso. Tenho um Pai Celestial amoroso e sinto-me abençoada por ter este conhecimento e por ter oportunidades de servir, quer a Ele, quer a Seus filhos.”

Conheça os "Os frutos da minha participação no MEET-IR.