Noticias de Última Hora

Congregações do Algarve Ajudam Bombeiros de Monchique

Mobilização imediata depois do apelo das autoridades civis.

No dia 9 de Agosto os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias do distrito do Algarve (o equivalente a uma diocese) mobilizaram-se para apoiar os bombeiros e a comunidade de Monchique fustigada pelos recentes incêndios, reagindo a um apelo das autoridades civis para fornecer líquidos, toalhas, artigos alimentares e de primeiros socorros.

A mobilização foi imediata, e em vinte e quatro horas a liderança das congregações locais recolheram os artigos visitando as famílias, e depois fazendo a entrega aos bombeiros voluntários da cidade. Neste esforço participaram também os missionários de tempo integral da Igreja.

A atividade de solidariedade decorreu no âmbito do programa da Igreja “Mãos Que Ajudam” e incluiu também a identificação de outras atividades que vão ser organizadas para auxiliar as famílias afetadas pelos recentes incêndios.

Ao fim de sete dias de combate, a Proteção Civil confirmou esta manhã que o incêndio se encontra dominado e em fase de resolução. De acordo com os dados mais recentes, no incêndio que começou em Perna da Negra (Monchique) tinham ardido 26.957 hectares, mais de metade dos 41 mil que a área destruída na mesma região em 2003, nos concelhos de Monchique, Portimão, Aljezur e Lagos.

Estão confirmados 41 feridos, 22 dos quais são bombeiros. Tanto quanto foi possível apurar não existem membros da Igreja afetados pelos incêndios.

O programa mórmon "Mãos Que Ajudam" reúne os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e seus vizinhos para realizar serviços comunitários. Esses voluntários vestidos com seus coletes amarelos com o logotipo do programa ajudam pessoas cuja vida foi afetada por desastres naturais e outras emergências. Os voluntários do Mãos Que Ajudam também fazem parcerias com organizações governamentais e organizações sem fins lucrativos e melhoram a comunidade onde vivem.