Comunicados de Imprensa

Como foi realizado o concerto 'Testemunhas do Natal — Símbolos de Cristo' de 2022

De uma apresentação para um grupo pequeno a uma transmissão histórica

Inicialmente, o concerto Testemunhas do Natal do ano passado, produzido pel’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Europa, estava para ser um simples concerto para se assistir presencialmente num centro de estaca local em Itália. Na realidade, nem sequer se chamava Testemunhas do Natal — era apenas a oferta generosa da violinista Jenny Oaks Baker, nomeada para um Grammy, para realizar um concerto de Natal acompanhada da sua família em Roma, perante umas poucas centenas de santos locais. Por mais divertido e inspirador que isto tivesse sido, parecia que o Senhor tinha planos maiores em mente.

À luz da fadiga prolongada do Corona vírus, o recém-chamado Presidente da Área, Elder Massimo De Feo, achou que o programa da Jenny podia ser o presente perfeito para todos da Área da Europa. Em nada mais nada menos do que um milagre, o que começou por ser um pequeno serão, transformou-se numa transmissão histórica que foi vista não só por toda a Europa, como pelo mundo inteiro. Filmado no Centro de Visitantes do Templo de Roma e na célebre Igreja de Nossa Senhora em Copenhaga, Dinamarca, o concerto Testemunhas do Natal contou com a participação de Jenny Oaks Baker and Family of Four, Alex Sharpe, ex-Celtic Woman, o aclamado ator Santo dos Últimos Dias dinamarquês, Tomas Kofod, e os comentários finais do Elder De Feo e do Presidente Dallin H. Oaks, da Primeira Presidência. Considerando o início humilde da produção e o facto da COVID-19 ter ameaçado interromper a produção do início ao fim, foi um sucesso milagroso.

Para o escritor, diretor e produtor, Brian Cordray, no entanto, este sucesso, inevitavelmente, levou a outras questões: O que é que a Igreja na Europa poderia fazer no próximo ano para melhorar ainda mais esta experiência? Quem é que iria recrutar para integrar o novo elenco? Que canções seriam interpretadas? Onde iriam atuar? Quem seria o narrador? Como é que poderiam tornar o guião interessante? E, por fim, como é que ele poderia convidar o mesmo espírito do concerto anterior e, ao mesmo tempo, partir da fasquia que foi estabelecida?

Todas estas questões, e muitas mais, deveriam ser resolvidas desde janeiro deste ano. Ao seguir a orientação do Senhor e ao prosseguir com fé, um passo de cada vez, a equipa de produção começou do zero e criou uma obra-prima de Natal.

Recrutar os artistas

Desde o início, uma coisa ficou bastante clara — o concerto deveria parecer, manifestamente, europeu. Embora as circunstâncias em torno do evento do ano passado tornassem impressionante a apresentação de todos os tipos de talento a nível mundial, este ano, com mais tempo de preparação, a equipa queria recrutar um elenco 100% europeu — e acabou por consegui-lo.

Usando a comprovada abordagem de Hollywood da “Vitamina C”, ou seja, trabalhar através de “contactos de contactos”, a equipa da área ligou-se a uma rede de artistas profissionais Santos dos Últimos Dias de toda a Europa. Os telefonemas surpresa e os emails não solicitados acabariam por levar a apresentações breves e a descrições informais de projetos. Para deleite dos produtores, conseguiram, prontamente, recrutar músicos de diferentes nacionalidades e géneros que, por amor ao Salvador, doaram do seu tempo e talento gratuitamente.

Jack e Marta Tyndale-Biscoe (Reino Unido e Espanha) – O pianista Jack Tyndale-Biscoe estudou música em três continentes e já realizou longas digressões pela Europa. Atualmente integra a Talent Unlimited UK e a DEBUT Classical Artist. Marta é uma pianista e pedagoga catalã. Ambos lecionaram como professores adjuntos de música e idiomas na Universidade de Brigham Young – Idaho antes de se mudarem para Londres.

Vesna e Igor Gruppman (Sérvia e Ucrânia) – Os violinistas premiados com um Grammy, Igor e Vesna Gruppman, conheceram-se no Conservatório de Moscovo e, desde então, têm tido carreiras musicais incrivelmente bem-sucedidas a nível da atuação, regência e ensino. Atualmente, trabalham em Roterdão, Holanda, onde Igor é primeiro violinista na Orquestra Filarmónica de Roterdão e Vesna professora de Viola no Conservatório de Roterdão.

Constanze e Wolfgang Gebauer (Áustria e Alemanha) – Ambos cantores de ópera talentosos, Wolfgang e Constanze Gebauer conheceram-se num palco e, desde então, nunca mais o deixaram, atuando juntos em óperas, musicais e concertos por toda a Europa

Naura (Espanha) – Naura estudou música em duas instituições espanholas e atuou em inúmeros concertos como soprano solista, acompanhada, entre outros, pela Orquestra Sinfónica de Navarra, bem como pela Banda Pamplonesa

Ruth Lorenzo (Espanha) – amplamente conhecida por ter alcançado o 5º lugar no programa Factor X do Reino Unido, Ruth teve uma carreira a solo extraordinária com 3 álbuns de sucesso, 4 digressões por Espanha e, notavelmente, uma das melhores colocações no concurso do Eurofestival da Canção

Alex Sharpe (Irlanda) – Alex é mais conhecida como integrante do grupo Celtic Woman, nomeado para um Grammy, e esteve em destaque em vários musicais e apresentações a solo, a nível mundial

Salome Moana (Suíça) - Tendo recebido os diplomas de bacharelato e mestrado pela Academia de Música de Basileia, Suíça, Salome é uma artista de jazz-pop improvisado em ascensão que lançou o seu álbum de estreia em 2020 e tem um segundo lançamento previsto para a Primavera de 2023

Louis e Per Herrey (Suécia) - Louis e Per Herrey são dois dos três membros da boyband “The Herreys”, que venceu o Concurso Eurovisão da Canção em 1984, desencadeando uma carreira que consistiu em 10 álbuns de estúdio e um imenso sucesso em digressão

 

Seleção do repertório

Enquanto o programa do ano passado apresentava, principalmente, lindas peças instrumentais, este ano, a ênfase foi colocada na execução de peças tanto instrumentais quanto vocais. Com este propósito, a equipa de produção recrutou a ajuda de Jenny Oaks Baker, a principal intérprete do concerto do ano passado que, em parceria com o premiado compositor Kurt Bestor, criou novos arranjos de apreciadas canções Natalícias europeias, que iriam refletir os temas únicos do concerto.

    • Abertura: Orquestra
    • Tu Scendi Dalle Stelle: Naura
    • Nu Tändas Tusen Juleljus: Herreys
    • O Tannenbaum: Gebauers
    • Holly & Ivy: Salome
    • Erguei-vos Cantando: Tyndale-Biscoes
    • Carol of the Bells: Gruppmans
    • Mundo Feliz: Ruth
    • In the Bleak Midwinter: Alex
    • Final: O Holy Night com Todos

Ao pedir aos artistas que identificassem a sua parte favorita do concerto, mais do que um mencionou o arranjo original de Bestor para o clássico de Natal O Holy Night. Sobre isto, o aclamado pianista Jack Tyndale-Biscoe referiu que: “É nossa a esperança que aqueles que nos ouvem, especialmente neste último número, tanto os que são da nossa fé como os nossos muitos outros amigos por aí, possam ser transportados a sentir, quem sabe, mais reverência por aquela noite sagrada na história da humanidade, a sentir mais luz a entrar nas suas almas e corações ao pensarem no presente de um Salvador e, em última instância, a sentirem mais amor ao refletirem sobre o ponto crucial da época do Natal; gratidão e doação”.

Encontrar um lugar

Por vezes, o caminho certo só se materializa depois de um passo inicial rumo ao desconhecido. E foi o que se passou com o concerto deste ano. A ideia era procurar um local que ligasse os espetadores, de forma única, à época de Jesus através das ruínas do outrora poderoso Império Romano, mas muitos dos locais italianos mais conhecidos, infelizmente, têm custos proibitivos. À medida que o elenco ia sendo recrutado, Cordray foi apresentado a Ruth Lorenzo, uma das estrelas mais extraordinárias de Espanha, que o apresentou ao local, nomeado Património da Humanidade pela UNESCO, em Mérida, Espanha, que contém ruínas de uma de uma capital provinciana romana estabelecida apenas 25 anos antes do nascimento de Cristo. Depois de várias conversas, no passado mês de outubro, a administração acabou por autorizar as filmagens, tendo como pano de fundo a arquitetura romana.

Sobre este cenário, a solista Alex Sharpe disse: “O cenário do anfiteatro romano de Mérida, em Espanha, é de tirar o fôlego e transportou-me, instantaneamente, para o passado. Estar naquele palco e cantar sob as estrelas, ajudou-me a imaginar Maria e José, num ambiente igualmente humilde, a trazer o Salvador até ao mundo e a expectativa de esperança que estaria no ar”.

Narrar a história de Natal

O concerto do ano passado foi maravilhosamente narrado pelo ator dinamarquês Tomas Kofod, que anteriormente tinha interpretado o papel sagrado de Jesus Cristo na produção da Igreja “Os Testamentos”. Em busca de uma voz feminina para este ano, a equipa de produção conseguiu recrutar, nada mais, nada menos, do que a talentosa Savannah Stevenson, do Reino Unido, que muitos membros da Igreja reconhecem como a atriz que interpretou o papel de Maria, a mãe de Cristo, nos vídeos da Bíblia d’A Igreja de Jesus Cristo. Stevenson, disse Cordray, “trouxe calor e profissionalismo ao papel de narradora”.

Ao recrutar os talentos de Stevenson, a equipa de produção da área começou a procurar locais no Reino Unido onde a equipa pudesse filmar a narração. Enquanto procuravam pelo local perfeito da era vitoriana, os membros locais da Igreja sugeriram o Museu de Charles Dickens em Londres. Para o guião de Cordray, isto acabou por ser decisivo, pois viu nisto a oportunidade de se inspirar na clássica história de Dickens do Cântico de Natal na sua escrita. Ao fim de contas, de acordo com Cordray: “é muito claro que a jornada de Scrooge é uma jornada espiritual, onde ele aprende a tornar-se mais semelhante a Cristo. E não é isto que todos queremos?”

A equipa de produção também teve a ideia, logo no início, de considerar o modo como diversas características Natalícias, que muitas vezes são consideradas bastante seculares (como por exemplo: árvores de Natal, bengalas de rebuçado, sinos, meias, coroas de azevinho, etc.), na realidade, nos ligam a Cristo. Esta ideia foi levada até ao fim, daí o aparecimento de muitos destes símbolos no programa e a mudança do nome “Testemunhas do Natal – Símbolos de Cristo”.

Viver o espírito Natalício através da música

Para os produtores, recuperar o doce espírito que acompanhou o primeiro concerto das Testemunhas do Natal, felizmente, não seria difícil — desde que o concerto se focasse na verdadeira razão de ser desta época festiva: Jesus Cristo. “[Deus] trouxe uma centelha divina ao espetáculo”, observou a cantora de ópera Constanze Gebauer, “para que todos”, independentemente da sua origem, nacionalidade ou afiliação religiosa, “sentissem isso”.

No Novo Testamento, Mateus escreve: “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. (Mateus 18:20) Para o concerto Testemunhas do Natal – Símbolos de Cristo, dezenas de Santos, literalmente, reuniram-se em Seu nome – desde a equipa de produção até ao elenco, passando pelos muitos tradutores que disponibilizaram o concerto em 31 idiomas diferentes. Como todos irão atestar a uma só voz, Jesus Cristo, verdadeiramente, esteve “no meio deles” durante esta produção única.

Como Assistir

O concerto será filmado em inglês e apresentado em 31 idiomas. Estará disponível nos canais oficiais da igreja, que incluem: ilumineomundo.org, na página de cada país, no canal do YouTube e no Facebook, de domingo, dia 11 de dezembro de 2022, às 17h, hora de Portugal, até meados de janeiro de 2023.

Paralelamente à programação, haverá atividades para as crianças e para as suas famílias, que se encontram em ilumineomundo.org.

Em breve, estarão disponíveis outros materiais, inclusive um calendário de serviço de Natal, posteres, cartões de mão em mão e vídeos promocionais, em ilumineomundo.org

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.