A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está a lançar um aplicativo interativo para dispositivos móveis que utiliza a realidade aumentada para envolver os membros — particularmente crianças e jovens — no estudo das escrituras de forma inovadora, e também para aplicarem nas suas vidas aquilo que aprenderam.
O aplicativo Árvore da Vida RA — desenvolvido com o conteúdo dos Vídeos do Livro de Mórmon — está focado na visão da árvore da vida de 1 Néfi 8, no Livro de Mórmon. A visão foi selecionada como um tópico do aplicativo “porque é rica em metáforas e atrai uma variedade de pessoas”, disse Bryan Lefler, escritor de animação e diretor no Departamento de Serviços de Publicação da Igreja.
Além disso, “muitos dos recursos em 3D, vídeos e fotos que precisávamos foram captados durante a produção dos Vídeos do Livro de Mórmon, criados pela Igreja”, disse Michael Murdock, da Murdock Motion, parceira da Igreja no projeto. “Isto tornou o sonho de Leí ideal para a criação do conteúdo e da experiência com o aplicativo interativo”.
Usar o aplicativo
A experiência do Livro de Mórmon com a realidade aumentada da árvore da vida permite que você olhe ao seu redor e explore os diferentes aspetos da visão simbólica de Leí.
Depois de selecionar uma área de visualização, como sua mesa ou o chão, ao abrir o aplicativo em seu dispositivo móvel, a experiência é iniciada combinando o ambiente ao seu redor com a interpretação do artista de como deve ter sido a visão. Os efeitos sonoros de água corrente, vozes, riso e música acrescentam ainda mais realidade à experiência.
O aplicativo permite que você “ande pelo local” e aprenda mais sobre as personagens e objetos que você vê, tais como Lamã e Lemuel, o caminho, a fonte, as névoas da escuridão, a barra de ferro, o grande e espaçoso edifício e a árvore da vida. “A navegação é conduzida principalmente pelo movimento físico”, disse Murdock, “o que acrescenta um novo nível de envolvimento e uma experiência única”.
Escrituras, perguntas para ponderar e vídeos de discursos de conferência relacionados explicam a importância de cada elemento que você seleciona para estudar e ajudam a aplicá-los em sua vida hoje.
O que é a realidade aumentada?
A realidade aumentada é um método de sons, imagens e textos sobrepostos do mundo que vemos. De acordo com Lefler, a tecnologia é uma ferramenta relevante de aprendizado para os jovens de hoje. “Eles sentem-se confortáveis dentro dela”, disse, “e a realidade aumentada usa quase todos os sentidos no processo de aprendizado”.
Justin Lether, do programa de Seminários e Institutos de Religião da Igreja, disse que “organizações ao redor do mundo estão testando a realidade aumentada e virtual a cada momento. Nosso interesse é descobrir como podemos usar essa tecnologia emergente para abençoar as pessoas ao redor do mundo com as verdades do evangelho de Jesus Cristo”.
Aplicações futuras
“Com este aplicativo, estamos a tentar aprender como a realidade aumentada pode envolver os jovens no estudo do evangelho”, disse Lether. “Será que este ambiente de aprendizado auto-direcionado aprofunda a compreensão e fortalece a fé nas verdades ensinadas nas escrituras?
Temos esperança de que poderemos aprender com isto e descobriremos como a tecnologia pode ser usada para motivar os jovens no estudo das escrituras”.
Lefler disse que, em testes iniciais de protótipo, as crianças passavam de 12 a 60 minutos e adolescentes, de 10 a 12 minutos, explorando o aplicativo e os ensinos do evangelho associados a ele. “Independente da idade e entendimento, todos descobriram algo novo que aumentou o seu entendimento da visão de Leí”.
“O futuro da realidade aumentada e da educação é brilhante e emocionante”, acrescentou Murdock, “e estamos animados para ver como o mundo responde a esta nova experiência”.
Baixe o aplicativo
O aplicativo está agora disponível para ser baixado em inglês, espanhol e português para dispositivos da Apple e Android, na App Store para iOS, ou Play Store para Android. Pode-se também encontrar descrições e links em ChurchofJesusChrist.org/pages/mobileapps. Você notará que apenas os modelos mais recentes de dispositivos móveis têm a capacidade de processar completamente a experiência.
Para mudar o idioma ou enviar feedback, clique nos três pontos no canto direito da tela do aplicativo. “Realmente queremos ouvir daqueles que o usaram”, disse Lefler. “É somente através da experiência do usuário que poderemos entender como melhorar”.
Assista a uma demonstração do aplicativo em https://vimeo.com/383131751.