PT18b1fdd48df1c0869de7889635b92cec8d7f4279.jpeg

Arte nos hall de entrada das capelas reflete uma profunda reverência por Jesus Cristo

Indicadas cinco diretrizes a seguir para uma melhor experiência focada no Salvador para quem entra numa capela.

Quando os líderes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias terminarem a suspensão temporária dos cultos semanais, os membros da Igreja em todo o mundo irão desfrutar novamente da centralidade da capela na experiência do dia do Senhor.

Numa carta recente, a Primeira Presidência pede aos líderes locais da Igreja que garantam que a sensação estética nos hall de entrada dos espaços de adoração semanais da fé reflita uma reverência ainda mais profunda pelo Senhor Jesus Cristo. Esse esforço apoia a chamada de atenção do Presidente Russell M. Nelson nos últimos 18 meses para enfatizar que “Jesus Cristo está no centro de Sua Igreja” (carta da Primeira Presidência, 5 de março de 2019).

A carta de hoje diz que líderes locais e supervisores de manutenção das instalações da Igreja devem trabalhar juntos para avaliar a colocação e a exibição de arte focada em Cristo nos halls e nas principais entradas de cada uma das capelas em todo o mundo. Os líderes podem continuar a escolher de entre uma seleção de arte que apresenta o Salvador do mundo. A maioria dessas pinturas pode ser baixada no carrossel de fotos abaixo.

Um documento que acompanha a carta inclui as cinco diretrizes a seguir para uma melhor experiência focada no Salvador para quem entra numa capela.

1. Colocar no hall e nas entradas das capelas as obras de arte já existentes que representam o próprio Salvador ou o Salvador ministrando a outras pessoas. Examinar as obras de arte existentes para garantir que estejam devidamente emolduradas, expostas e em boas condições.
  2. Transferir as demais obras de arte para outro local da capela ou removê-las.
  3. Escolher as obras de arte que substituirão as obras atualmente em exposição, se necessário, dentre a seleção aprovada para hall de entrada e seguir os tamanhos e padrões de qualidade aprovados.
  4. Examinar as entradas e o hall de entrada como parte de uma inspeção anual para avaliar a mobília, as obras de arte e os acabamentos existentes. Substituir e atualizar conforme necessário para manter um sentimento de reverência pelo Salvador.
  5. Remover dos hall de entrada distrações como displays, quadros de avisos, mesas, cavaletes

Nos templos da Igreja, todo o mobiliário contribui para uma atmosfera de paz, adoração e reverência a Jesus Cristo. O mesmo princípio aplica-se às capelas da Igreja. É nas capelas que os santos dos últimos dias participam do sacramento da Ceia do Senhor - pão e água que simbolizam o corpo e o sangue de Jesus. Esta é “a ordenança mais universalmente recebida na Igreja” e “a hora mais sagrada da semana”, disse o Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, no ano passado. Tudo o que rodeia essa ordenança, incluindo as obras de arte que as pessoas veem ao entrar na capela, deve contribuir para o que o apóstolo chamou de "um reconhecimento cada vez mais sagrado do majestoso dom expiatório de Cristo a toda a humanidade".