8df31263f2415157afea2c41f8b9c5ff2fd5d84ctemplos.jpg
Comunicados de Imprensa

Em breve alguns templos começarão a fase 3 de reabertura. O que isso significa? 

A Fase 3 e os protocolos de segurança que os acompanham - em vigor para um futuro previsível - é um retorno ao trabalho do templo a favor de pessoas falecidas

Nota: O Templo de Lisboa Portugal está atualmente na Fase 1 de funcionamento.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias começou a reabrir os seus templos em maio de 2020 usando uma abordagem cuidadosa e cautelosa em quatro fases para adaptar-se à pandemia COVID-19.

Quase todos os 168 templos em funcionamento reabriram na Fase 1 (selamento de marido e mulher ou casamentos por marcação). A maioria dos templos passou para a Fase 2 (aberto tanto para selamentos quanto para todas as outras ordenanças vivas).

Hoje, a Primeira Presidência anunciou que quatro templos estão a preparar-se para entrar cuidadosamente na Fase 3 de reabertura a partir de 21 de dezembro de 2020.

  • Templo Nuku’alofa Tonga
  • Templo Apia Samoa
  • Templo de Brisbane Austrália
  • Templo de Taipei Taiwan

A Fase 3 inclui tudo o que é permitido nas Fases 1 e 2, com a adição das ordenanças do templo em favor de pessoas falecidas.

Esses quatro templos estão em áreas onde a incidência da COVID-19 é baixa e a Igreja pode cumprir as diretrizes locais de saúde pública para reunião e adoração.

Ser o guardião do nosso irmão durante a pandemia: a necessidade de protocolos de segurança maiores

O retorno à realização de ordenanças sagradas e essenciais pelos ancestrais - especialmente durante uma pandemia que afeta os mais vulneráveis entre nós - é um lembrete da preocupação comum que devemos ter uns pelos outros.

“Ao anteciparmos a realização de mais ordenanças por procuração nos templos, fazemos pelos outros o que eles não podem fazer por si mesmos. Sem essas bênçãos, essas pessoas falecidas ficam profundamente em desvantagem ”, disse o Élder Dale G. Renlund, do Quórum dos Doze Apóstolos. “O Salvador ensinou que o segundo grande mandamento, depois de amar a Deus, era 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo.' No que se refere a esta pandemia, especialmente nos templos, isso significa distanciamento social, usar máscara e evitar reunir-se em grandes grupos . Essas etapas demonstram o nosso amor pelos outros e fornecem-nos uma medida de proteção. Usar uma máscara facial é um sinal de amor cristão por com nossos irmãos e irmãs ”.

O Privilégio da Adoração no Templo

Os templos, os espaços mais sagrados da Igreja, são onde os membros cumprem a responsabilidade fundamental da fé de ajudar a reunir pessoas a Deus - tanto aqueles que estão vivos quanto aqueles que já faleceram.

“A essência da obra do Senhor é mudar, transformar e purificar corações por meio dos convênios do evangelho e das ordenanças do sacerdócio”, disse o Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos. “À medida que nos empenhamos ansiosamente nessa obra sagrada, estamos a obedecer aos mandamentos de amar e servir a Deus e ao próximo. E esse serviço abnegado ajuda-nos a verdadeiramente ‘Ouvi-lo!’ e achegar-nos ao Salvador. ”

Devido à importância dos templos para os membros da Igreja, o Élder Bednar disse: “O retorno aos templos é algo pelo qual oramos e aguardamos com grande expectativa. Regozijamo-nos com a oportunidade de servir e adorar novamente em templos sagrados, mesmo que nossa experiência seja diferente devido às circunstâncias restritivas e sacrifícios adicionais que somos solicitados a fazer”.

O apóstolo, citando o profeta da Igreja e Presidente Thomas S. Monson (1927–2018), disse que o sacrifício faz parte do trabalho do templo desde que a Igreja começou a construir a sua primeira Casa do Senhor em Kirtland, Ohio, em 1833.

“Aqueles que entendem as bênçãos eternas que vêm do templo sabem que nenhum sacrifício é muito grande, nenhum preço é muito alto, nenhuma luta é muito difícil para receber essas bênçãos”, disse o Presidente Monson em 2011. “Nunca há quilômetros de mais para viajar, obstáculos de mais para superar ou desconforto de mais para suportar. ”

Á medida que alguns templos começam a Fase 3 de reabertura durante a pandemia COVID-19, o Élder Bednar lembra aos membros da Igreja em todos os lugares, que a adoração dentro dos templos “é um privilégio sagrado, não um direito, ou simplesmente parte de nossa rotina estabelecida. Não vamos ao templo para esconder ou escaparmos dos males do mundo. Em vez disso, vamos ao templo para receber o poder da divindade por meio das ordenanças do sacerdócio que nos permitem enfrentar e vencer o mundo do mal ”.

O que esperar na fase 3

A Fase 3 terá um número menor de frequentadores e oficiantes do templo, um horário limitado de funcionamento e a frequência apenas com agendamento prévio.

Para preparar-se para uma visita a um templo na Fase 3, os membros da Igreja devem entender as seguintes informações:

  • Agendamento online: Aqueles que vivem dentro dos limites do distrito de um templo na Fase 3 podem agendar reservas de ordenanças online na página de informações do templo em temples.ChurchofJesusChrist.org. (Cada um dos quatro templos listados acima tem um link direto para a sua página oficial da Igreja.) Esta nova opção online está disponível apenas para os templos da Fase 3. Os membros da Igreja devem fazer um agendamento online antes de chegar ao templo. A prioridade na programação será dada àqueles que precisam de realizar as ordenanças vivas. “Estamos ansiosos para que os frequentadores comecem a usar uma nova ferramenta online para fazer os agendamentos para as ordenanças”, disse o Élder Gary E. Stevenson, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Se você achar que precisa de ajuda para fazer o seu agendamento, converse com seu irmão ou irmã ministrador, um amigo, um membro da família ou um líder eclesiástico local. Ele ou ela ficará feliz em ajudá-lo. Algumas áreas não terão a ferramenta online disponível imediatamente. No entanto, as marcações ainda podem ser feitas por e-mail ou por telefone para o templo ”.
  • Rastreio de sintomas: ser-lhe-á perguntado três vezes sobre possíveis sintomas da COVID-19. Essas triagens ocorrerão quando você fazer o agendamento, num e-mail antes de ir ao templo e quando chegar ao templo.
  • Máscaras faciais: a menos que participe nos batismos, você deve usar uma máscara facial durante a visita ao templo.
  • Outras precauções de segurança: A limpeza e higienização regulares do templo ocorrerão ao longo de cada dia. As estações desinfetantes para as mãos podem ser encontradas em muitos locais.
  • Roupas do templo: Se possível, os frequentadores devem trazer as suas próprias roupas brancas e cerimoniais.
  • Batistério: Os grupos não podem ter mais de 16 pessoas. Os frequentadores são incentivados a trazer os seus próprios oficiantes para o batistério.
  • Investidura: O número de lugares nas sessões de investidura será limitado a 30% da capacidade da sala. Os lugares sentados estarão fisicamente distantes e os membros da mesma família ficarão sentados juntos.
  • Selamento: Um pequeno número de frequentadores será permitido nos selamentos. As testemunhas estarão fisicamente distantes do selador.
  • Cartões de nome de família: os templos não imprimirão cartões de nome de família para os frequentadores. Isso deve ser feito pelo membro antes de entrar no templo. Após a realização de uma ordenança, o templo registará essa informações no FamilySearch. Os cartões de nome de família não serão devolvidos aos frequentadores.
  • Hospedagem e refeitório: esses serviços provavelmente permanecerão encerrados. Os frequentadores são convidados a confirmar com o templo no seu distrito para obter mais informações.

“O templo é a casa do Senhor, onde as ordenanças sagradas são realizadas e a adoração sagrada e significativa ocorre”, diz o Élder Stevenson. “Ao aderir fielmente com o coração feliz e alegre a [esses ajustes], você será abençoado, edificado e fortalecido.”
 

Veja os videos pré-gravados em preparação para este anúncio

Élder Dale G. Renlund: "Guardadores de Nossos Irmãos”

                                            

Élder David A. Bednar: "Retornar ao Templo”

                                              

Élder Gary E. Stevenson: "Sua Experiência Sagrada no Templo”

                                      

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.