A Esperança de Martina

Numa linda e brilhante manhã de setembro de 2021, Martina* acordou com a esperança que, por um momento, a escola pudesse ser um caminho para o futuro e não mais um obstáculo. O ano anterior foi desencorajador. Os seus pais trabalharam arduamente o dia inteiro nas lixeiras de Belgrado, em busca de sustento. A Martina não dominava bem o idioma sérvio e as suas roupas estavam desajustadas, gastas e transportavam o cheiro do seu bairro. Desta forma, ela era frequentemente lembrada pelos outros estudantes e pelos seus próprios sentidos, que não se enquadrava. Os seus pais não sabiam o suficiente sobre como preencher os formulários ou até ajudar com os trabalhos de casa. E, por vezes, o seu estômago vazio era uma distração enquanto lia.

Martinas Hope 01
Uma das instalações de acolhimento do CYI2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Mas então, ela pensou que este ano poderia ser diferente. Os voluntários do Center for Youth Integration ("CYI" - Centro de Integração de Jovens) ajudaram-na a preencher os formulários. O CYI criou dois locais de encontro em Belgrado, na Sérvia, para crianças de etnia cigana que queiram participar com a devida permissão dos pais. Neste local, havia roupas novas para usar no primeiro dia e um local para lavá-las. Ajudaram-na depois das aulas com os trabalhos de casa; e até a deixaram escolher uma mochila nova para manter os trabalhos da escola em ordem! Talvez haja uma hipótese, pensou ela ao entrar na turma de cabeça erguida.

Este outono, 180 crianças de etnia cigana inscreveram-se na escola na esperança de evitar a vida na rua, assistidas por 30 estudantes voluntários da Universidade de Belgrado, pelo Center for Youth Integration ("CYI") e pela Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias ("LDS Charities"). A LDS Charities é o braço humanitário d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O seu objectivo é aliviar o sofrimento, fomentar a autossuficiência e proporcionar oportunidades de serviço. Lazar Milosevic, Coordenador do Projecto CYI, diz que os pais "não têm capacidade para (…) preencher a papelada necessária para a inscrição, [porque] trabalham o dia inteiro, sobretudo na recolha de lixo. Portanto, falta-lhes tempo, os seus filhos não têm sapatos nem roupa, ou têm má higiene".

Martinas Hope 02
Voluntários a ensinar crianças de etnia cigana de forma personalizada2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

"A LDS Charities conseguiu estabelecer uma parceria com o CYI para ajudar a providenciar um lugar para as crianças de etnia cigana", explica Raelene Bills, uma voluntária a tempo inteiro da Igreja, a"LDS Charities ajuda a financiar o programa para crianças de famílias desfavorecidas". As crianças vêm de 27 acampamentos clandestinos de etnia cigana em Belgrado e recebem refeições, um duche, roupa nova e ajuda com os trabalhos de casa. "Graças às actividades do [CYI], a comunidade cigana recebe crianças que estão prontas para cumprir as obrigações escolares regularmente e com sucesso", comenta Svetlana Ilić, assistente pedagógica na escola primária Jovan Cvijić de Belgrado. "Estas crianças têm assim um caminho seguro para o ensino escolar e não há perigo de abandonarem o sistema de ensino regular".

"As crianças que vivem em extrema pobreza, na sua maioria de etnia cigana, têm problemas de socialização que provêm das condições de vida e, na sua maioria, do desconhecimento da língua sérvia. Levar crianças a actividades extracurriculares e misturá-las com outras crianças é construir a sua autoestima e proporcionar-lhes confiança. Estamos muito felizes e orgulhosos do nosso trabalho", diz o Coordenador do Projecto CYI Lazar Milosevic "… mas há muitas barreiras e problemas com os serviços públicos para estas pessoas. Estamos em constante batalha" com regulamentos que apresentam desafios difíceis ou desnecessários para estas famílias. "Fornecendo-lhes o apoio nos primeiros anos (…) ajuda-os a (…) não desistir anos mais tarde".

Martinas Hope 03
Placa da Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias (LDS Charities) na parede do seu café2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

"Considero os nossos workshops uma oportunidade de chamar a atenção para as crianças que tendem a ficar para trás nas salas de aula", acrescenta Dijana Injac, estudante de mestrado em língua e literatura sérvia, uma das três vencedoras do Prémio Nacional de Voluntariado como voluntária do CYI. "Muitos deles enfrentam grandes dificuldades na infância, pelo que são obrigados a crescer rapidamente". Milosevic acrescenta: "Estas crianças encontram amor, carinho e amizades connosco".

Martinas Hope 04
Duas raparigas de etnia cigana escolhem novas roupas e sapatos para a escola num centro de encontro.2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

"Ao tornar-me educador no Center for Youth Integration (Centro de Integração de Jovens), o meu trabalho envolve estudantes do quinto ano, que são mais velhos e, portanto, enfrentam desafios maiores quando se trata de educação", continua Dijana. "E nós ajudamo-los a adaptar-se aos novos professores e disciplinas. No final dos workshops, organizamos sempre algum tempo para um pequeno lanche (...), jogos divertidos e conversas agradáveis". "O CYI tem um café onde deram emprego a pessoas de etnia cigana mais velhas", acrescenta Ralene Bills. "A LDS Charities também financia material escolar e de higiene, material de escritório, transporte e actividades ao ar livre".

*O nome foi alterado, para reflectir a realidade diária de muitos destes estudantes, cujas identidades estão protegidas.