Comunicados de Imprensa

Voluntariado: Pequenos Atos Fazem a Diferença

O ano de 2020 pareceu ter tudo a ver com aquilo que não se podia fazer. Paradoxalmente, no ano passado houve um aumento do número de esforços voluntários e de tempo doado. Os indivíduos concentraram-se naquilo que podiam fazer e trabalharam para ajudar outros de forma inovadora. O voluntariado é uma excelente forma de conhecer pessoas novas, fazer amigos para a vida e de nos interligarmos com a própria comunidade.

Telefones
Telefones
Telefones2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Rachael Maughan, é uma estudante de mestrado da Universidade de Surrey, em Inglaterra, e é voluntária na Rural Refugee Network (RRN - Rede de Refugiados Rurais). A RRN é uma organização com sede no Reino Unido, que oferece uma maneira para que voluntários locais se interligarem aos refugiados e de os ajudarem a integrar-se nas suas comunidades. A Rachael interage telefonando regularmente aos seus amigos refugiados para que estes possam praticar o idioma Inglês.  Mais do que isto, ela apoia-os na procura de oportunidades de formação académica e de emprego, nas suas novas comunidades. 

Rachael Maughan
Rachael Maughan
Rachael Maughan, estudante da Universidade de Surrey, em Inglaterra2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

A Rachael acha que esta ligação funciona nos dois sentidos.  Ela refere que as conversas regulares que mantém com os seus refugiados “lhes proporcionam mais um amigo, do que apenas um outro trabalhador humanitário que está lá para ajudá-los”.  A Rachael afirma que também sai beneficiada: “Não sinto que tenha feito muito, mas o que obtive foram novos amigos. . . e isto tem sido como uma tábua de salvação para mim também”. 

O objetivo da Rural Refugee Network é “ajudar os refugiados a familiarizarem-se com as nossas comunidades”.  A RRN garante a disponibilidade de recursos e apoios para os refugiados que vivem fora das grandes áreas urbanas.  Este objetivo, especialmente durante a COVID, é alcançado em parte por voluntários, que muitas vezes fazem apenas chamadas telefónicas.   

A Rachael sentiu a frustração de não poder estar perto das pessoas e de só poder estar com elas online devido à COVID.  A sua esperança é de que, ao nos concentrarmos no serviço, consigamos ter um sentimento de ligação que nos ajudará até que a situação melhore.  Uma maneira simples de sentir e partilhar esta interligação é fazer, simplesmente um telefonema. 

O desejo de ajudar e servir a comunidade é bastante natural para os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.  Muitos tiveram que encontrar novas maneiras de prestar serviço durante a pandemia.  A vastidão de formas de prestar serviço tem muitas vezes sido verdadeiramente simples e pequena, como é o caso de fazer uma chamada telefónica.  Focarmo-nos no que podemos fazer e fazê-lo em segurança, pode trazer resultados que mudam a vida de outras pessoas bem como a nossa. 

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.