Templo_Dinamarca.jpg
Tópico

Templos

Os templos não são lugares comuns de adoração aos domingos para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. São edifícios bem diferentes das milhares de capelas ou outros edifícios comuns no mundo inteiro que são usados para as reuniões de domingo.

Qualquer pessoa, independentemente da sua religião, pode entrar numa capela da Igreja e frequentar as suas reuniões. No entanto, devido à natureza sagrada dos templos como “Casas do Senhor”, apenas membros fiéis da Igreja têm permissão para entrar nos templos. O membro deve observar os princípios básicos da fé e declarar o facto aos seus líderes locais uma vez a cada dois anos, para assim poder entrar no templo.

A santidade do templo em épocas antigas pode ser constatada tanto no Velho como no Novo Testamento. No Velho Testamento, Moisés fez com que os filhos de Israel carregassem o Tabernáculo (que era na prática um templo grande mas portátil) ao peregrinarem pelo deserto. O rei Salomão construiu e dedicou um grande templo que foi destruído pelos babilónios em 586 a.C. Ele foi reconstruído e mais tarde ampliado consideravelmente, mas foi destruído de novo em 70 d.C., desta vez pelos romanos. O grande Muro Ocidental ainda pode ser visto hoje em Jerusalém e mesmo após milenios, permanece como um local sagrado para os judeus. O Novo Testamento traz um relato de Jesus Cristo limpando os templos devido à santidade destes ter sido violada por pessoas que estavam a usar os seus pátios como um vulgar mercado de cidade.

Os templos dos santos dos últimos dias são considerados casas de Deus, um lugar de santidade e paz, separado das preocupações do mundo. Os templos são  um local onde os membros da Igreja fazem promessas solenes e assumem compromissos com Deus. São também o local onde os mais sublimes sacramentos de fé ocorrem — o casamento e o “selamento” das famílias para toda eternidade.

Os templos são o único local onde são realizadas cerimónias como o batismo e o casamento eterno em favor de pessoas falecidas — uma prática que os santos dos últimos dias acreditam que foi seguida na época do Novo Testamento, mas que mais tarde viria a se perder.

Os templos fazem com que os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se voltem para Jesus Cristo e tenham uma perspectiva de sua vida futura com Ele, com o Pai Celestial e com os membros de sua família sob a condição de fidelidade aos ensinamentos de Cristo.

Numa revelação moderna, Joseph Smith recebeu orientação para construir um templo em Kirtland, Ohio (dedicado em 1836). Mais tarde, foi instruído a construir um templo em Nauvoo, Illinois (1846). Os templos eram tão importantes para os primeiros membros da Igreja que, poucos dias após chegar ao Vale do Lago Salgado, Brigham Young escolheu o local do templo, indicando dessa forma o centro do que viria a ser a cidade de Salt Lake, no estado do Utah.

Número de Templos

A 1 dej ulho de 2019, existiam 209 templos no mundo:

• 158 em funcionamento
  • 8 em renovação
  • 15 em construção (entre os quais o de Lisboa, Portugal)
  • 30 anunciados

Para ver a lista completa de templos, clique aqui.

Na maioria dos templos há uma estátua dourada de um homem usando vestes compridas com uma trombeta nos lábios. A estátua representa o anjo Moróni, um antigo profeta e um dos personagens principais do Livro de Mórmon. A estátua simboliza a pregação do evangelho de Jesus Cristo ao mundo.