Comunicados de Imprensa

Sessões cinematográficas da Natividade ajudam a levar o espírito de Natal a três cidades europeias

IMG_8784.jpg
IMG_8784.jpg
© 2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Em dezembro, amigos, vizinhos e líderes comunitários de três cidades europeias juntaram-se a membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para sessões cinematográficas especiais de “O Cristo Menino: Uma história da Natividade”.

Estas experiências cinematográficas reuniram membros da comunidade para uma celebração de Natal única, focada no nascimento e na vida de Jesus Cristo.

O Cristo Menino é um filme de 18 minutos realizado por John Foss e oferece uma representação impressionantemente autêntica da Natividade. Apresentado inteiramente em aramaico sem legendas, conta com uma narrativa visual poderosa e detalhes bíblicos meticulosos para transmitir a narrativa sagrada.

Estas sessões de cinema especiais ocorreram dentro dos edifícios de reuniões d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Edimburgo, Manchester e Lisboa, onde os convidados assistiram ao filme em grandes ecrãs de cinema especialmente feitos para esse fim, com som surround imersivo. Antes e depois das sessões, cada cidade anfitriã organizou o seu próprio programa cultural festivo, com apresentações de coros, música ao vivo, canções natalícias e leituras da Bíblia.

Uma sensação de paz e uma oração atendida

Para Iago de Lima Souza Silva, um amigo da Igreja que participou na sessão em Lisboa, a experiência de ver o filme pela primeira vez deixou uma profunda impressão espiritual. “O que senti foi paz e o espírito do Cristo Menino […] que trouxe a todos nós, aqui na Terra, a salvação e a oportunidade de nascer de novo no Seu Espírito […] senti muita gratidão, felicidade e uma grande paz”, afirmou ele.

O Iago partilhou que a paz que sentiu durante a sessão de cinema lhe recordou uma experiência pessoal que teve alguns meses antes. “Nas minhas orações, houve uma altura em que tive tribulações na minha vida, sentia-me perdido […] e questionava se Jesus realmente existia”, recordou. “Abri o meu coração e pedi-Lhe que me desse um sinal, uma resposta. Certo dia, estava a ler a Bíblia à procura de uma resposta e fui para um lugar onde pudesse estar sozinho enquanto lia. Entretanto, passou uma pessoa que nunca tinha visto na vida, a vender doces. Comprei-lhe alguns para a ajudar e ela perguntou-me o que eu estava a [ler] […] essa pessoa falou-me de Deus durante cerca de meia hora [e] falou precisamente sobre algo que tinha pedido em oração. Era alguém que nunca tinha conhecido e que nunca mais voltei a ver. Senti que foi uma resposta de Deus. […] Depois da pessoa ter ido embora, senti uma grande paz, semelhante à paz que senti hoje ao ver o filme”.

Antes das sessões de cinema, os horários e as informações sobre O Cristo Menino foram divulgados em painéis publicitários chamativos de cada cidade, bem como nas redes sociais, para ajudar na criação de entusiasmo e reunir as comunidades para esta celebração natalícia única.

_AS_6034_K.JPG
_AS_6034_K.JPG
© 2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Kevin Fletcher, que esteve presente na sessão em Manchester, afirmou:

“Gostaria de começar por referir que a qualidade do som e do filme foi impressionante; parecia que estava no cinema, mas com o Espírito presente. A música e a narração incluídas no evento foram excecionais e tocaram todos os presentes. O ambiente acolhedor e intimista de toda a experiência deveu-se à forma como o Espírito tocou cada um de nós, ao sermos relembrados do verdadeiro significado do Natal. Seria excelente que este evento acontecesse novamente no próximo Natal!”

Ao refletir sobre a sua experiência, Louise McBeath de Edimburgo comentou:

“A sessão de cinema ‘O Cristo Menino’ foi um evento verdadeiramente especial e edificante, que reuniu as pessoas para refletirem sobre o nascimento e a vida de Cristo. Criou um belo sentido de comunidade, o que permitiu que todos os presentes sentissem o calor, o amor e a esperança da mensagem do evangelho”.

Extrair força e lições aprendidas da cena da Natividade

Para Diana Duarte, uma jovem mãe de Lisboa, a sessão cinematográfica teve um significado profundamente pessoal.Tivemos o nosso bebé há pouco tempo, por isso é interessante agora ver a perspetiva da família de Cristo quando Ele nasceu”, partilhou ela.

“Agora penso muitas vezes em Maria e pergunto-me como conseguiu ultrapassar tudo aquilo? […] Este ano esforcei-me para estar mais na pele dela. […] A história de Cristo começa com uma família e com dois pais que fazem o seu melhor e se esforçam para garantir que o seu bebé nasce nas melhores condições possíveis. Para mim, essa é a principal mensagem do Natal. Tudo começa com a família, em harmonia familiar”.

Por toda a Europa, membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reuniram-se com amigos e vizinhos no domingo, dia 21 de dezembro, para uma reunião de adoração especial de Natal.

Após o evento em Lisboa, Pedro Duarte, fez um convite sincero:

“Convidei todos a participarem na reunião sacramental de Natal, no dia 21 de dezembro. É uma reunião muito especial, onde falamos sobre Ele, cantamos hinos acerca d’Ele e é também um momento para recomeçar, para voltar a tentar ter Cristo como o foco na nossa vida. Estão todos convidados. Crianças, bebés, membros da Igreja, não membros, famílias, vizinhos, amigos — todos estão convidados para adorar Jesus Cristo”.

O Cristo Menino: Uma história da Natividade pode ser visto online em: