Programa da Igreja apoia o processo de recuperação do abuso sexual

“Sinto que sou aceite e amada.” “Agora tenho esperança.” “Sentia-me deprimida e sem vontade de fazer nada, mas agora já quero coisas para mim própria.” “Estou a chorar, mas são lágrimas de alegria.” “Estou a semana toda à espera disto.” “Estas lições estão a destilar na minha alma e sinto-me muito mais leve emocionalmente.” Estas são declarações das participantes do programa “Recuperar do Abuso Sexual”, uma abordagem em grupo implementada pel’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Europa desde 2021.

Em junho de 2021, os escritórios dos Serviços Familiares da Área da Europa iniciaram o programa “Recuperar do Abuso Sexual” pela primeira vez, fora dos EUA, depois de terem tomado conhecimento de um caso específico de uma situação de abuso na Europa e do grande impacto que este teve sobre essa mulher e a sua família.

HealingfromAbuse01
Guia do líder de grupo do programa "Recuperar do Abuso Sexual".2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

O programa “Recuperar do Abuso Sexual” foi desenvolvido e implementado presencialmente pelos Serviços Familiares nos Estados Unidos. Foi então decidido iniciar o processo de transpor este programa e de o adaptar às necessidades dos membros da Igreja na Europa.

O grupo fechado, e com reuniões online, foi oferecido às irmãs de língua inglesa de toda a Europa. Os primeiros grupos foram geridos por June Ferreira, uma conselheira e psicoterapeuta sediada no Reino Unido, e pela irmã Lizbeth Rencher, uma missionária sénior e licenciada em psicologia.

As doze lições combinam abordagens educativas, espirituais e terapêuticas que visam a recuperação. O foco central deste programa é o Salvador Jesus Cristo e o poder de cura da Sua expiação.

O conhecimento da existência deste grupo atingiu toda a Europa e o interesse é elevado. Os grupos são agora realizados em espanhol, francês e inglês. No próximo trimestre os grupos serão oferecidos em finlandês, português, alemão e italiano. Quando as mulheres da Igreja tomam conhecimento deste programa, costumam comentar que já aguardavam e ansiavam por uma abordagem baseada no evangelho para ajudar no seu processo de recuperação.

“Aprendi que basta apenas um passo em frente para sair da escuridão em que vivemos”, disse uma participante. “Tenho as ferramentas para mudar, na minha vida, as coisas que me irão proteger”, concluiu outra. Depois de terminar o programa, uma outra concluiu: “A Expiação do Salvador é real e Ele foi enviado para nos salvar e curar pessoalmente, Ele é mais poderoso do que nossa dor, podemos confiar que a Expiação vai mesmo funcionar connosco.”