O programa “A Fé do Homens” no qual participa A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é agora apresentado com o recurso a linguagem gestual portuguesa permitindo assim acesso a um maior número de interessados. O programa é emitido habitualmente às 15h30, na RTP2, de segunda a sexta-feira (ver calendário dos programas da Igreja).
Segundo a Igreja, é responsabilidade de todos os membros da Igreja seguir o exemplo de Jesus em amar o próximo, e isso inclui aqueles com necessidades especiais. Por isso a Igreja está a trabalhar para facilitar às pessoas com necessidades especiais o acesso a seus edifícios e propriedades, e procura maneiras mais criativas de proporcionar formação religiosa para as pessoas com deficiência física, mental e emocional num esforço para reduzir as barreiras impostas pela falta de entendimento e aceitação daqueles que têm deficiências.
O apelo da Igreja aos líderes, professores, vizinhos, amigos e às famílias é para que:
• Ajudem a aumentar a conscientização e compreensão sobre as deficiências.
• Aceitem as pessoas com necessidades especiais como filhos de Deus e ajudem-nas a sentirem-se respeitadas, amadas e compreendidas.
• Proporcionem oportunidades para que os membros com necessidades especiais aprendam sobre o Salvador e moldem sua vida com a Dele.
• Auxiliem as pessoas com necessidades especiais a participar de maneira bem-sucedida na Igreja e a apreciar seus dons incomuns.
• Proporcionem oportunidades significativas para que os membros com necessidades especiais sirvam, ensinem e liderem outras pessoas.
_______________________________________________________________________________
Os programas ‘A Fé dos Homens’, ‘Caminhos’ e ‘70x7’ são a concretização do artigo 25 da Lei de Liberdade Religiosa, onde se garante “um tempo de emissão” às “igreja e demais comunidades religiosas inscritas”. No dia 11 de julho de 2003 foi assinado um acordo entre a RTP e a Comissão do Tempo de Emissão das Confissões Religiosas onde se descrevem as condições de presença, produção e emissão do programa ‘A Fé dos Homens’, ‘Caminhos’ e ‘70x7’, que atualizou o primeiro acordo assinado no dia 15 de maio de 1997.