O Presidente Dieter F. Uchtdorf visita cidade natal e membros da Igreja na Europa

O Presidente Dieter F. Uchtdorf é um membro da Primeira Presidência, o corpo dirigente mais elevado de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Durante a visita de duas semanas realizada à Europa em maio de 2016, reuniu-se com membros e amigos da Igreja em seis países a fim de partilhar mensagens de fé e alegria.

“A sua visita trouxe palavras de incentivo para todos e consolo aos atribulados,” comentou o Elder Patrick Kearon, Presidente da Área da Europa da Igreja.  Eles recordar-se-ão para sempre do seu encontro com o Presidente Dieter F. Uchtdorf.  Ele orientou todos em direção a Jesus Cristo, nosso amigo e Salvador”.

A visita do Presidente Uchtdorf envolveu duas reuniões históricas na República Checa.  A primeira decorreu a 15 de maio, data em que se celebra o Domingo de Pentecostes em vários países da Europa. Neste dia reverenciado por Cristãos, o Presidente Uchtdorf supervisionou a criação da estaca (semelhante a uma diocese) de Praga na República Checa, a primeira estaca no país. Centenas de fiéis congregaram-se numa reunião especial e apoiaram Martin Pilka como presidente de estaca, e Michal Hanzal e Roman Čadeni como conselheiros.

Na quinta feira, dia 19 de maio, o Presidente Uchtdorf regressou a Ostrava, a nordeste da República Checa, a cidade onde nasceu, que na altura era território alemão, durante o tumulto da Segunda Guerra Mundial.

Numa entrevista em fevereiro, o Presidente Uchtdorf recontou memórias de infância de quando perdeu a sua casa, por duas vezes, e incentivou os Mórmons a demonstrarem compaixão pelos refugiados em êxodo pela Europa.

No decorrer da viagem pela Europa, juntou-se aos jovens e a outros voluntários em Bruxelas na preparação de kits de higiene para os refugiados.  Também visitou as instalações para refugiados na cidade Checa de Havířov para saber mais sobre o destino dos refugiados ali assistidos.

O Presidente Uchtdorf congregou-se com milhares de fiéis durante as reuniões especiais e conferências realizadas na Bélgica, França, Suíça, Inglaterra e Irlanda do Norte. Ele incentivou os missionários em Bruxelas, dirigiu sessões de formação para os líderes locais em Zurique e deu conselhos aos diretores de relações públicas em Manchester.

O Presidente Uchtdorf foi chamado como segundo conselheiro na Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias a 3 de fevereiro de 2008.

Os membros da Primeira Presidência são testemunhas especiais de Jesus Cristo, chamadas para ensinar e testificar Dele por todo o mundo. Eles viajam com frequência, discursando e inspirando inúmeras congregações de membros e de outras denominações religiosas, reunindo-se também com os líderes locais.