Ulisses-Soares-Portugal.jpg
Notícia

Partilhar Alegria em Portugal: A Missão Sentida do Elder Soares

O Elder Soares partilha a luz e o amor de Cristo no país onde viveu durante três anos

“Que grande bênção é para mim estar aqui em Portugal — um país que amo tanto, cheio de pessoas maravilhosas, pessoas de fé e pessoas que têm Cristo no coração.”

O Elder Ulisses Soares, do Quórum dos Doze Apóstolos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e a sua esposa, Rosana, concluíram um ministério de 12 dias na Europa Ocidental com uma visita a Portugal.

Projeto de Serviço CASA

O Elder Soares e o Elder Scott D. Whiting, Presidente da Área Europa Norte, viajaram para Setúbal, para o Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA), um banco alimentar, onde os voluntários da Igreja de Jesus Cristo se têm voluntariado há muitos anos para fornecer refeições quentes a indivíduos sem-abrigo.

Eles participaram ao cortar batatas e salsichas, bem como a preparar outros alimentos para serem cozinhados. O Elder Soares disse que estava muito grato pelos “membros que se voluntariaram para lá ir todas as semanas para doar o seu tempo e o seu amor para ajudar outras pessoas e alimentá-las com aquela comida deliciosa”.

“[A nossa Igreja] disponibiliza 40 membros por semana para lá irem voluntariamente […] e prepararem mais de 1.600 refeições por mês para os sem-abrigo. Este projeto é maravilhoso, não é?”, disse o Elder Whiting.

Susana Marques, coordenadora do CASA, expressou também gratidão ao Elder Soares porque houve uma altura em que o CASA estava em risco de encerrar, mas a Igreja fez um donativo financeiro para evitar que isso acontecesse. 

“Temos a certeza de que sem a ajuda da Igreja, este trabalho seria muito mais difícil de manter”, disse ela.

Para Susana Marques, não são apenas os donativos financeiros ou de equipamento que são úteis, mas também os voluntários que vêm semanalmente ajudar a preparar uma refeição para os necessitados.

“Se não fossem estes [voluntários], este trabalho não aconteceria. São organizações como a vossa que nos apoiam, que nos ajudam a continuar a ajudar os necessitados. Tem sido uma ajuda tremenda e vital para o nosso trabalho”, disse Susana Marques.

Rute Sousa, uma líder local da Sociedade de Socorro da Igreja, tem ajudado com este projeto de serviço desde o início.

“Estávamos nas ruas e vimos muitos sem-abrigo que precisavam de uma refeição quente e reconfortante. Sentimos que podíamos ajudar a levar-lhes a luz de Cristo através do conforto da comida e de um pouco de amor. É uma forma de participarmos na nossa comunidade”, afirmou Rute Sousa.

Rute Sousa referiu que nem sempre é fácil doar o seu tempo, uma vez que muitos membros chegam depois do trabalho e ficam de noite até tarde a servir a comida. No entanto, ela acredita que a visita do Elder Soares os incentivou a continuar, apesar dos desafios.

“Ter um servo do Senhor aqui connosco deu-nos o ânimo e a força […] de que por vezes precisamos quando nos sentimos cansados”, disse Rute Sousa.

Colaborar com os Católicos

Enquanto estavam em Lisboa, o Elder Soares e o Elder Whiting encontraram-se com a Cáritas Portuguesa, o braço humanitário da Igreja Católica (e uma das principais organizações humanitárias em Portugal). 

O Elder Soares tem experiência anterior com a Cáritas. A Igreja tem colaborado com a Cáritas Internacional nas Caraíbas, uma área da Igreja que o Elder Soares supervisiona. Para ele, trabalhar com uma organização como a Cáritas faz parte da missão cristã.

“Vimos pessoas que estão dispostas a ajudar os outros e a abençoar a vida dos necessitados”, disse o Elder Soares. “Viemos com o desejo de apoiar todas as boas iniciativas que eles têm e descobrimos que estão a fazer muito bem para o bem-estar das pessoas em Portugal”.

“Trabalhamos com os problemas das pessoas, ao tentar encontrar soluções e caminhos que não são como receitas de cozinha. O problema de cada pessoa é único e diferente dos outros todos”, disse Rita Valadas, Presidente da Cáritas Portuguesa.

E continuou: “Quando encontramos [organizações] que querem vir melhorar a vida de outras pessoas, isso é bom”.

As duas organizações já agendaram uma reunião onde os líderes locais irão começar a debater oportunidades de trabalhar em conjunto para abençoar os filhos de Deus na região.

O Elder Soares e o Elder Whiting continuaram a reforçar relacionamentos ao visitar o Patriarca Católico de Lisboa, o Bispo Rui Valério, bem como o Prof. Dr. Padre Peter Stilwell, Diretor do Departamento das Relações Ecuménicas e do Diálogo Inter-Religioso da Igreja Católica em Portugal.

Para o Padre Stilwell, é importante criar um diálogo entre as duas religiões e não deixar que as diferenças doutrinárias impeçam o trabalho conjunto em objetivos comuns.

“À medida que nos vamos conhecendo, descobrimos que podemos ser amigos […] e há muitas coisas que podemos fazer juntos, como ajudar os indigentes e os desamparados”, disse o Padre Stilwell.

A respeito da Cáritas e da Igreja Católica, o Elder Soares disse: “Encontrámos pessoas com um verdadeiro desejo de abençoar os outros através do seu serviço, da sua fé e do seu amor pelo Salvador Jesus Cristo”.

Entrevista com a Comunicação Social

O Elder Soares gravou uma entrevista para o programa “Caminhos” da Rádio e Televisão de Portugal, que é visto regularmente por mais de 200.000 pessoas. Ele e o Elder Whiting, bem como um líder local da Igreja de Jesus Cristo, foram entrevistados sobre uma variedade de assuntos, tais como o crescimento da Igreja em Portugal, a autossuficiência, os projetos humanitários no país, crises de fé e muito mais.

O Elder Soares partilhou também uma mensagem especial para o país.

“A nossa mensagem é uma mensagem de amor”, disse ele. “Amamos Deus — esse é o primeiro e maior mandamento das escrituras — mas também amamos o nosso próximo como a nós mesmos. Estamos a esforçar-nos por fortalecer este princípio nos corações daqueles que participam na nossa fé”. 

“A nossa mensagem durante esta visita é exatamente essa: convidar todos a sentir o amor de Deus e a agir em Seu nome, partilhando amor e carinho com os necessitados”, continuou o Apóstolo. “Em diferentes momentos da vida, todos nós passamos por desafios e precisamos da ajuda uns dos outros. O amor de Deus aplica-se a todas as circunstâncias e momentos da nossa vida. Essa é a nossa maior mensagem”.

Ministrar aos Membros e Reunir-se com Amigos

O Elder Soares passou tempo a ensinar e a ministrar aos membros, jovens adultos e missionários da Igreja por todo o país. Durante os seus comentários finais aos membros na área do Porto, ele incentivou os membros a colocarem a sua confiança em Jesus Cristo.

“Ele é a nossa âncora durante as tempestades da vida. Nunca nos esqueçamos das promessas que recebemos quando escolhemos seguir os Seus ensinamentos — promessas de paz, proteção e orientação.”

Acrescentou ainda: “Jesus Cristo tem tudo a ver com esforço. É isso que Ele valoriza — não a perfeição, mas a dedicação e o trabalho árduo”.

O Elder e a Irmã Soares serviram como líderes da Missão Porto Portugal da Igreja há mais de duas décadas. Durante esta visita a Portugal, eles puderam passar algum tempo com muitas das pessoas que passaram a amar durante esse tempo e muitas das quais o Elder Soares credita como pessoas que o ajudaram a tornar-se quem ele é hoje. Ele também tem raízes familiares no país. Estas ligações ao país fizeram com que sentisse que o seu ministério no país fosse mais como um regresso a casa.
 

Veja aqui o video oficial da visita (em Inglês)

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.