Comunicados de Imprensa

Os membros da Igreja na Europa dão assistência e ajuda humanitária aos refugiados

Todos os países da Área da Europa estão a participar em esforços de ajuda humanitária desde o primeiro dia da crise.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias da Área Europa, está a participar ativamente nos esforços de ajuda humanitária em resposta à crise de refugiados causada pelo atual conflito armado no continente. Conforme mencionado numa declaração oficial anterior, logo nas primeiras horas, a Igreja envolveu-se, prontamente, e tem estado a prover auxílio diretamente através dos seus membros e de outras organizações de ajuda humanitária.

Ukraine crisis 01
Ukraine crisis 01
Um camião é carregado com itens de ajuda humanitária recolhidos pel'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Frankfurt, Alemanha. Os suprimentos foram entregues a refugiados nas regiões da Hungria e na Roménia.2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Os membros da Igreja são ensinados, regularmente, a ser autossuficientes e a estar preparados para responder a situações de crise. Eles também são ensinados a seguir o exemplo de Jesus Cristo. Ele convidou todos a dedicar do seu tempo para ajudar os pobres e necessitados. O Elder Massimo De Feo, o líder eclesiástico da Igreja na Europa, confirma que quando ajudamos os outros, podemos sentir mais força e propósito. “À medida que as pessoas se concentram em servir o próximo, estão ao serviço do Senhor e ficam a conhecer melhor o Salvador. Ao dar a outros, sentimos uma renovação e um fortalecimento individual”.

Um outro aspeto que contribuiu para esta resposta rápida é o facto de alguns dos membros da Igreja na Europa terem uma ‘herança de refugiados’. Ajudar aqueles que se encontram numa situação semelhante é algo que lhes diz muito. Desde o primeiro dia, congregações da Igreja, por toda a Europa, começaram a organizar-se em comités de emergência e começaram a prover a tão necessária ajuda. Homens e mulheres líderes da Igreja na Europa – conhecidos como Setentas de Área e Consultoras de Organização de Área, respetivamente – começaram a coordenar os esforços locais para assegurar que a ajuda que seria fornecida era adaptada às necessidades reais no terreno. A Presidência da Área da Europa dirige o trabalho de coordenação a nível da Área em geral, e os líderes locais coordenam e aconselham no âmbito dos seus respetivos países. É previsível que este trabalho de coordenação da ajuda humanitária se prolongue por muito tempo.

Julia Wondra, da Áustria, e cuja designação como Consultora de Organização de Área a leva a ministrar em vários países da Europa, comentou, relativamente aos membros da Igreja e a outros que estão dispostos a ajudar: “O amor e o desejo de ajudar são uma coisa impressionante de se ver. Os corações das pessoas são atraídos entre si. Crianças e famílias do Reino Unido procuram enviar mensagens edificantes de esperança, através das redes sociais, para as famílias que estão a passar por momentos difíceis. As irmãs da Sociedade de Socorro (a organização de mulheres da Igreja) da Polónia e da Roménia estão, continuamente atarefadas, a levar cobertores, fraldas, medicamentos e outros itens aos necessitados. Elas são verdadeiramente uma sociedade de socorro”, conclui.

Um exemplo simples da ajuda imediata que foi prestada pela Igreja, com os meios existentes, teve lugar na cidade de Berlim, logo no início da atual crise. Jovens missionários de tempo integral da Igreja que estavam a servir naquela área, foram designados para as estações de comboio de toda a cidade e, segurando cartazes enormes com a indicação dos idiomas por eles falados, começaram a ajudar aqueles que chegavam da área de conflito a orientar-se, a encontrar o transporte seguinte, a tomar conhecimento do tipo de ajuda disponível, entre outras coisas.

Ukraine crisis 02
Ukraine crisis 02
Missionários d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias prestam apoio e orientação aos refugiados que chegam a Berlim, Alemanha.2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Poucos dias depois, dois camiões carregados de suprimentos, preparados pela Igreja, partiram de Frankfurt am Main, na Alemanha, e seguiram para a Hungria e para Roménia. Entre os itens enviados encontram-se mil sacos-cama, quinhentos berços (camas portáteis) e dez tendas, que serão distribuídos pelos refugiados que chegaram àqueles países. A distribuição está a ser coordenada pela Instituição Latter-day Saint Charities. Os artigos serão distribuídos através de várias organizações não governamentais que já se encontram no terreno, nomeadamente a Ordem de Malta e a Cruz Vermelha da Hungria e o Serviço Jesuíta aos Refugiados da Roménia.

Ukraine crisis 03
Ukraine crisis 03
Missionários d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias prestam apoio e orientação aos refugiados que chegam de comboio a Berlim, Alemanha.2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Christian Ottiker, que lidera os esforços de Bem-Estar e Autossuficiência na Europa, explica que “A Instituição Latter-day Saint Charities está, ativamente, envolvida em esforços de ajuda humanitária com parceiros e organizações não governamentais de maior destaque na Ucrânia, Moldávia, Polónia, Eslováquia, Roménia e Hungria, com vista a ajudá-los nos seus esforços de prover ajuda humanitária célere àqueles que estão a sofrer”. Ele garante que a Igreja está profundamente empenhada em ajudar os necessitados e a Instituição Latter-day Saint Charities está ativamente envolvida nesse esforço. “Os membros de todas as partes do mundo são convidados, como igreja ou comunidade local, a envolver-se, de forma independente, em atividades que considerem poder ajudar neste esforço”, conclui.

Por toda a Alemanha, membros da Igreja de várias estacas (semelhantes a uma diocese) organizaram cerca de 1.200 camas que estão prontas para aqueles que foram deslocados pelo conflito, independentemente de serem, ou não, membros da Igreja. Estas camas gratuitas encontram-se nas casas dos membros da Igreja e irão permanecer disponíveis para estadias de curta ou longa duração.

Ukraine crisis 04
Ukraine crisis 04
Suprimentos para os refugiados são preparados para ser carregados num camião com destino à Hungria e à Roménia. A Instituição Latter-day Saint Charities, o braço humanitário d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias compra e armazena alguns dos itens e coordena a entrega dos mesmos com outras organizações humanitárias que prestam ajuda no terreno.2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Na Polónia, cerca de duzentos membros de cinco ramos da Igreja (congregações menores) organizaram-se entre si e, com a colaboração de não membros e vizinhos, em conjunto, conseguiram oferecer 140 camas para pessoas necessitadas. Oitenta e seis delas encontram-se na cidade de Cracóvia. Uma das ocupantes dessas camas é uma mulher que não é membro da Igreja e que está grávida de 8 meses. O seu marido, que é membro da Igreja, ainda está no seu país de origem.

Prevê-se que a Polónia seja o país da Europa a receber o maior afluxo de refugiados. David Chandler, Presidente da Missão da Igreja de Polónia Varsóvia disse que “talvez mais do que qualquer outra nação no mundo, o povo da Polónia consegue compreender a tragédia que está a decorrer. O seu espírito inconquistável e devoção inabalável em ajudar outros em tempos de conflito e de provação tem-los preparado e colocado em posição de poder ajudar os seus irmãos e irmãs ucranianos que procuram refúgio na Polónia. Com uma empatia inigualável, eles responderam ao chamado de prover auxílio emocional, físico e espiritual aos que procuram refúgio. Os seus esforços conjuntos fomentaram um profundo sentimento de união que é tão palpável quanto inspirador, à medida que seguem o exemplo do Salvador que ‘andou fazendo o bem… porque Deus era com ele’ (Atos 10:38)”.

Muitas congregações da Igreja na Áustria, na Alemanha e na Suíça estão a preparar-se para apoiar diretamente as congregações da Igreja na Polónia que se encontram mais próximas da fronteira leste, para que possam estar melhor preparadas para o aumento esperado do número de refugiados que estão para chegar a estas regiões.

Peter Huber, da Ala de Pratteln (uma congregação maior) da Estaca de Berna Suíça, é membro do Conselho de Resposta a Emergências que foi organizado na Área da Europa. Este conselho, composto por diferentes comités locais, ajuda a coordenar os esforços de ajuda da Igreja na Área. Os membros da Igreja de vários países participam voluntariamente nestes comités. Huber é um desses voluntários. Ele reflete sobre a ajuda que os membros da Igreja de cada região e congregação podem prover. “A Igreja não pode nem tem de resolver todos os problemas que enfrentamos. Mas, ainda há muitas lacunas onde os membros locais podem prover uma ajuda rápida. Deste modo, é fundamental envolvermo-nos e coordenarmos os nossos esforços com as instituições de caridade locais, ajudarmos os nossos vizinhos a recolher artigos e suprimentos que possam ser enviados posteriormente, e depois disso, devemos identificar outras formas de prover auxílio.”

Ukraine crisis 05
Ukraine crisis 05
Membros e líderes d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, de vários países da Área da Europa reúnem-se, com a ajuda das novas tecnologias, numa reunião diária do Comité de Resposta a Emergências.2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Em Praga, a capital da República Checa, funcionários e alunos da Cumorah Academy, uma fundação sem fins lucrativos que foi designada como um Centro de Apoio Comunitário da Igreja, também decidiram acolher vários refugiados e dar-lhes um lugar temporário onde viver. Até agora, cerca de quinze lugares já foram utilizados e espera-se que outros vinte sejam ocupados nos próximos quatro dias. A Academy também está a disponibilizar recursos financeiros – provenientes dos seus patrocinadores – para muitos outros refugiados que estão a chegar ao país. Como a maioria dos professores são profissionais nas suas próprias áreas de especialização, eles estão a doar do seu tempo e conhecimentos para estabelecer a ponte entre refugiados e outras organizações internacionais que possam prover-lhes uma solução a longo prazo para as suas necessidades. Eles também estão a oferecer apoio a nível da saúde mental, organizando voluntários que residem nos EUA e que planeiam vir à Europa para ajudar nesta crise de refugiados.

Em virtude do programa missionário da Igreja, muitos ex-missionários que serviram nos países da Europa de Leste estão, mais uma vez, a contactar os seus colegas missionários e juntos estão a encontrar formas de realocar refugiados na Alemanha e noutros países da Europa. Como são fluentes nos idiomas falados nos países mais afetados, esta aptidão torna-se bastante útil no processo de identificação das necessidades e emergências mais urgentes.

Na Ucrânia, os membros da presidência da Estaca de Kiev estão a apoiar os membros da Igreja que residem nos limites da estaca. A comunicação entre líderes e membros está muito bem organizada na região. Os que estão na presidência da estaca passam o dia a circular na estrada para entregar os suprimentos necessários a indivíduos e famílias. Como em muitas outras iniciativas, a cooperação dos membros da Igreja para além-fronteiras dentro da Europa está a fazer a diferença. Neste caso específico, o apoio à Estaca de Kiev provém diretamente da Estaca de Viena de Áustria. A recolha e a organização de bens e suprimentos, está a ser coordenada pelos membros desta estaca, e os itens estão a ser enviados para os líderes da Igreja em Kiev onde serão amplamente distribuídos pelos membros locais.

Como a situação continua a evoluir de hora a hora, os membros da Igreja na Europa são convidados a doar e a colaborar com as organizações no âmbito dos seus próprios países e a evitar, tanto quanto possível, ir diretamente para as áreas mais próximas do conflito. Os membros da Igreja na Europa também estão convidados a orar e a jejuar durante um dia inteiro, no domingo, dia 6 de março de 2022. Os demais membros, a nível mundial, que desejam ajudar, estão convidados a fazê-lo através das suas respetivas congregações ou a doar para o Fundo de Ajuda Humanitária da Igreja, que será usado para lidar com esta e outras crises.

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.