Os seguidores de Cristo são chamados a buscar esperança no Salvador e a trazer luz ao mundo. Este tornou-se no tema geral da conferência geral mundial d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, realizada nos dias 2 e 3 de outubro de 2021. Membros da Igreja na Europa participaram dos trabalhos da conferência.
Quando o nosso alicerce espiritual é solidamente edificado sobre o Salvador “não precisamos temer”, disse o Presidente Russell M. Nelson durante a sessão de domingo de manhã. O cirurgião, já reformado, serve como presidente d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias desde janeiro de 2018. As conferências gerais são realizadas duas vezes por ano.
O Elder Erich W. Kopischke é membro de um grupo de três líderes da liderança da Igreja na Europa, designado de Presidência da Área. O seu discurso na conferência foi pré-gravado na Alemanha. Ele falou acerca das dificuldades da sua família no âmbito das doenças mentais e foi uma fonte de incentivo para aqueles que enfrentam experiências semelhantes.
“Para todos aqueles que são pessoalmente afetados por doenças mentais, agarrem-se aos vossos convénios, mesmo que não sintam o amor de Deus neste momento. Façam tudo o que estiver ao vosso alcance e depois ‘[aguardem]… para ver a salvação de Deus, e a revelação [do] Seu braço’”, disse ele.
“Os nossos esforços individuais não requerem, necessariamente, dinheiro ou deslocações a localidades remotas; eles requerem a orientação do Espírito Santo e um coração disposto”, disse a Irmã Sharon Eubank.
A primeira conselheira da presidência geral da Sociedade de Socorro partilhou dois exemplos de como a Igreja proveu auxílio aos necessitados na Alemanha. Em Ahrweiler, missionários voluntários retiraram lama com pás e ajudaram nas limpezas após inundações severas. Os membros de uma das congregações da Igreja em Ramstein, reuniram-se para costurar roupas tradicionais muçulmanas para as mulheres afegãs. Os véus das refugiadas tinham-se rasgado no frenesim do aeroporto de Cabul.
Pela primeira vez em dois anos, a conferência geral voltou a realizar-se no auditório do Centro de Conferências na Cidade do Lago Salgado, no estado de Utah, nos Estados Unidos, embora este estivesse praticamente vazio. Oradores, líderes e os seus familiares foram convidados a comparecer pessoalmente. As sessões da conferência foram disponibilizadas a nível mundial pela televisão, rádio e transmissões em direto.
Ocupando o seu lugar tradicional no anfiteatro, o Coro do Tabernacle Choir at Temple Square estava reduzido a metade, de modo a permitir que os seus membros se sentassem distantes uns dos outros, à semelhança dos demais participantes. Sonja Poulter dirigiu o coro combinado de estudantes da Universidade de Brigham Young, que ofereceu a música durante a sessão de sábado à noite. Natural da Alemanha, ela é um membro adjunto do corpo docente da Choral Conducting and Ensembles Division (Divisão de Regência de Coros e Conjuntos) da universidade.
No encerramento da conferência, o Presidente Russell M. Nelson anunciou os planos de construção de 13 novos templos pelo mundo fora.
Seis Setentas Autoridades Gerais foram desobrigados e foi-lhes concedido o estatuto de autoridades eméritas: Elder J. Devn Cornish, Elder Timothy J. Dyches, Elder David F. Evans, Elder Robert C. Gay, Elder James B. Martino e Elder Terence M. Vinson. O Presidente Henry B. Eyring também reconheceu a designação de dois novos Setentas de Área e a desobrigação de outros dois.