O falecido presidente Thomas S. Monson está ligado a Portugal em dois momentos significativos: a dedicação de Portugal à pregação do evangelho em 1975 e ao anúncio da construção de um templo em 2010.
Dedicação de Portugal em 1975
A dedicação de Portugal para a pregação do Evangelho realizou-se no dia 22 de abril de 1975, ao ar livre, num local entre o Linhó e Malveira da Serra, nos contrafortes da Serra de Sintra. O local fica a poucos quilómetros do Cabo da Roca, extremidade mais ocidental da Europa. O Presidente Monson, do Conselho dos Doze Apóstolos presidiu a cerimónia.

Na sua oração dedicatória, o Elder Monson disse: “Reconhecemos, Pai, que desta terra saíram navegadores e marinheiros num passado distante, e que o povo português possui um espírito aventuroso, pois confiaram em Ti, ao procurarem terras desconhecidas. Permite que eles confiem em Ti ao buscarem agora as verdades que os conduzirão à vida eterna.”

Após a oração dedicatória, o Presidente Monson enfatizou a importância daquele momento dizendo, “Nenhum de nós que está aqui esta manhã esquecerá este acontecimento. À medida que o tempo passa, as memórias poderão apagar-se, mas as recordações deste dia glorioso permanecerão vivas para sempre. Este é um marco histórico da Igreja em Portugal, e eu simplesmente peço ao nosso Pai Celestial para cuidar de cada um de nós. Que, assim como dedicámos esta terra, possamos voltar a dedicar nossas vidas. Que possamos melhor servir o Senhor e guardar os seus mandamentos."

A oração oferecida pelo Presidente Monson está a ser plenamente cumprida pelo crescimento da Igreja em Portugal.

Atualmente existem mais de quarenta e três mil membros em Portugal, organizados em setenta e duas congregações por todo o país, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Anúncio da construção do Templo em Portugal em 2010
Durante a Conferência Geral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em outubro de 2010, o Presidente Thomas S. Monson, anunciou a construção de um templo em Portugal
O templo será o primeiro templo a ser construído em Portugal e o 13º na área da Europa. Prevê-se que o templo entre em funcionamento algures em 2019, a data efectiva será anunciada oportunamente.

Os templos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias diferem das capelas e locais de reunião, onde regularmente se reúnem a cada domingo os mais de 13 milhões membros da Igreja em todo o mundo.
